Rápido aquecimento da Antártida pode acelerar elevação do mar

#Notícia Publicado por LBFlbf1, em .

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy12VFB2MnNLcWc1Yy9UakJzUTlMOFZySS9BQUFBQUFBQUVCTS9yMEU1Q3JpTFloSS9zMTYwMC81Mzg1NF9QYXBlbC1kZS1QYXJlZGUtRm9jYXMtSWxoYS1QZXRlcm1hbi1QZW5pbnN1bGEtZGEtQW50YXJ0aWRhXzE2MDB4MTIwMC5qcGc=

A Antártida Ocidental está se aquecendo quase duas vezes mais rápido do que se acreditava anteriormente, um fato que aumenta os temores de um degelo que elevaria o nível do mar de São Francisco, nos Estados Unidos, a Xangai, na China, de acordo com um estudo divulgado neste domingo.

As temperaturas médias anuais na estação de pesquisa de Byrd, na Antártida Ocidental, subiram 2,4 graus Celsius desde os anos 1950, uma das altas mais velozes no planeta e três vezes a média mundial de mudanças climáticas, apontou a pesquisa.

O grande e inesperado impulso no aquecimento provoca um maior temor de que a camada de gelo possa ser vulnerável ao descongelamento. A Antártida Ocidental tem gelo suficiente para elevar o nível dos oceanos em pelo menos 3,3 m se toda ela se derreter, num processo que poderia levar séculos.

"A parte ocidental da camada de gelo está experimentando quase duas vezes o aquecimento que se imaginava que iria ocorrer", afirmou a Universidade Estadual de Ohio em uma nota sobre o estudo liderado pelo professor de Geografia David Bromwich.

O aquecimento "levanta novas preocupações sobre a futura contribuição da Antártida para o aumento do nível do mar", diz o comunicado. Temperaturas mais altas do verão provocam o risco de derretimento da superfície de gelo e neve, embora a maior parte da Antártida fique congelada ao longo de todo o ano.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jdXJpb3NpZGFkZXMxMC5jb20vaW1nL3Rlcm51cmEvQjk0MzEuanBn

Países de baixa altitude, como Bangladesh e Tuvalu são especialmente vulneráveis à elevação do nível do mar, como são as cidades costeiras, de Londres a Buenos Aires. O nível do mar subiu cerca de 20 cm no século passado.

O painel de especialistas em clima das Nações Unidas estima que o nível do mar vá aumentar entre 18 e 59 cm neste século, e que a elevação poderá ser ainda maior se o degelo da Groenlândia e da Antártida se acelerar em decorrência do aquecimento global causado pelas atividades humanas.

LBFlbf1
LBFlbf1