Confronto: Mass Effect no PlayStation 3

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2FyYXZhbi5maWxlcy53b3JkcHJlc3MuY29tLzIwMTIvMDMvbWFzcy1lZmZlY3QtMy13YWxscGFwZXItMjM2My5qcGc=

Xbox 360 Tamanho do disco 6.9GB

PlayStation 3 Tamanho do disco 10.7GB

Cinco anos após o lançamento original na Xbox 360, o estúdio BioWare finalmente adaptou o primeiro Mass Effect para a PS3. Disponível na PSN por si só ou como parte da coleção Mass Effect Trilogy - num pacote com todos os conteúdos adicionais relevantes, e uma atualização que permite a importação de personagens nos jogos seguintes. É um grande acontecimento para os aficionados da série, mas muito se passou desde que o jogo chegou à consola Microsoft em 2007. É um produto do seu tempo, sofrendo como sofre de severas quedas no rácio de fotogramas e pop-in de texturas, e com uma falta de refinamento técnico que seria despropositado num lançamento moderno.

Este aparecimento tardio na PS3 levanta uma grande questão; foi esta versão melhor optimizada, ou visualmente ajustada em linha com uma maior compreensão da consola pelo estúdio? Esperanças como esta são garantidas, tendo já visto o atrasado lançamento de Mass Effect 2 na PS3 a introduzir uma abordagem renovada à sua iluminação, graças ao título correr no que nos foi dito ser o anteriormente não visto motor Mass Effect 3. Um grande esforço foi feito ali; apesar da performance ter ficado ligeiramente atrás na PS3 quando alfa transparente preenchia o ecrã, o tempo extra no investimento recompensou num belo port.

Então vamos à comparação, e ver se o original foi melhorado com um nível similar de atenção. Centrando os nossos olhos analíticos primeiro na qualidade de imagem, temos uma forte galeria de comparação de Mass Effect com 80 imagens e o nosso tradicional vídeo frente a frente em baixo.

ckVaNDBtR1czMTA=

Xbox 360

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTIvYXJ0aWNsZXMvL2EvMS81LzMvNS82LzgvOS8zNjBfMDAwLnBuZw==

Playstation 3

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTIvYXJ0aWNsZXMvL2EvMS81LzMvNS82LzgvOS9QUzNfMDAwLnBuZw==

"Uma instalação obrigatória de 3.5GB na PlayStation 3 com tecnologia de streaming melhorado resolve na sua maioria os ínfames problemas de pop-in de texturas de Mass Effect."

Mass Effect: análise à performance

Passando o foco para a performance, o potencial par melhorias sobre o sofredor rácio de fotogramas na 360 e abundância de screen tearing de ecrã completo é enorme. Colocamos vídeos de cutscenes e travessias em teste para arrancar com a nossa análise, com esperanças que cinco anos de experiência a trabalhar nas duas consolas tenha ajudado com as optimizações na PS3.

Os padrões claramente mudaram ao longo dos últimos anos, e estamos contentes por dizer que não existem muitos jogos lançados num estado comparável a Mass Effect na 360. O jogo corre com v-sync adaptável que força o jogo a alternar entre 30FPS e 20FPS em cenas pré-definidas, tais como a descoberta dramática do beacon em Eden Prime. O screen tear surge em partes pequenas aqui, com o ocasional fotograma a ser cortado perto do topo. Isto é levado a um grande extremo durante diálogos com NPCs em redor da Citadela, onde o tearing pode começar a correr loucamente por todo o ecrã.

czlzYXE0d3dNYUk=

A performance de Mass Effect comparada em cutscenes lado a lado, misturadas com travessia em redor da Citadela e Normandy. Está muito melhorado na PS3, e os nossos testes correm com menos quedas para os 20FPS - e um completo remover daquele forte tearing.

Por comparação, estamos a olhar para um rácio de fotogramas mais suave na PS3 em situações semelhantes, geralmente ficando nos 30FPS enquanto a 360 pode flutuar entre númros. Também acontece que corre sem quebrar um único fotograma, seja nas cutscenes ou a correr pela Citadela repleta de personagens. Mas existem pontos fracos familiares; quedas para 15FPS são comuns durante sequências repletas de efeitos alfa transparentes, e grandes soluços para 10FPS são possíveis ao entrar no Mako. Também parece haver um problema ao iniciar diálogo com membros do esquadrão, que frequentemente causa uma forte pausa em cada plataforma.

No entanto, para fazer descer mesmo o rácio de fotogramas, precisamos seguir para fatias de jogo mais orientadas para a ação. Vemos enormes ganhos na primeira luta em Eden Prime com os inimigos Husk eletrificados, por exemplo, com a consola Sony a chegar perto dos 30FPS, enquanto a 360 atinge constantemente a linha dos 20FPS. Este déficit na performance na 360 é acompanhado por quantidades iguais de tearing, também elas ausentes na recente versão PS3. Um promissor arranque no geral.

No entanto, o tiroteio no clube noturno em Chora's Den cedo nos demonstra que existe pouco a celebrar pela performance, onde sentimos um sustentado período de jogo nos 15FPS em ambas as plataformas. Na prática, este nível inconsistente de resposta faz com que fazer pontaria aos inimigos seja mesmo matreiro, apesar da PS3 oferecer algum respeito por não quebrar tanto os fotogramas que gera. Isto vai de mal a pior durante tiroteios no Mako, que leva-nos para uns 10FPS com o surgir de trilhos de neve, explosões e fogo de artilharia. Não é uma visão bonita nas duas consolas quando efeitos alfa estão envolvidos, e é desanimador de ver tais problemas a surgir num jogo lançado no final da geração.

WmMyLWotT0lkT0k=

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,