PES 2014 não terá inclusão de novas ligas oficiais diz Jon Murphy

#Notícia Publicado por gabrielpalinski, em .

Jon Murphy, líder da KONAMI na Europa e uma espécie de filtro entre fãs europeus e os produtores japoneses costuma ser um sujeito cordato e de poucas respostas "atravessadas". Não sei se foi a água de Berlin ou algum engraçadinho citando as desproporções de vendas entre PES e FIFA nas últimas edições, mas o cara deu uma entrevista pra lá de azeda para uma revista alemã de games em que o cara solta os cachorros em cima de meio mundo. Nela ele fala de futuros DLC para 2014 e o próprio futuro da franquia Pro Evolution Soccer.

IMAGEaHR0cDovL3Byb2V2b2x1dGlvbnNvY2NlcmJyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTIvSm9uLU11cnBoeS1QRVMtMjAxMy5wbmc=

KICKER: A licença para a Bundesliga finalmente vai sair?

Jon Murphy: Vocês se apegam demais a questão das licenças. Fazemos o que podemos e não é pouco. Não temos um caminhão de dinheiro para jogar na mão de dirigentes de ligas e da própria FIFA como a EA possui. Existem acordos que não podem ser quebrados, não é o caso da Bundesliga mas o da Premier League por exemplo. Antes de 2015 é impossível a inclusão de ambas, a menos que haja uma reviravolta dos fatos e acordos.

KICKER: A Bundesliga afirma que o valor que a KONAMI quer pagar é risível perto do que a EA SPORTS paga.

Jon Murphy: Bom para vocês.

KICKER: Vocês conseguiram a licença com o Campeonato Brasileiro, um dos países mais burocráticos do mundo. Não há essa mesma vontade para com outras ligas?

Jon Murphy: Negociamos clube a clube. Pagamos a cada clube o que achamos que era o correto e justo e na versão 2014 esses valores deverão dobrar devido a excelente aceitação da Liga do Brasil por jogadores de outros países. PES é uma religião quando se fala em games de futebol no Brasil, então acho que nenhum esforço é demais para estreitarmos a relação com os clubes do Brasil. Há a Copa de 2014 logo aí, teremos uma edição de DLC especial para o evento.

KICKER: A Itália terá todos os estádios da Série A na versão PES 2014 correto?

Jon Murphy: Não. Burocracia por burocracia a italiana é muito pior que a brasileira. Teremos muito provavelmente todos os estádios da Ligue 1 em PES 2014 caso não seja possível uma DLC ainda nos primeiros meses de 2014. Novos estádios do Brasil, Argentina e México deverão aparecer em PES 2014 também.

KICKER: Você afirmou que a tendência é que os jogos em mídias físicas como o DVD desapareçam por completo em pouquíssimos anos e dêem espaço apenas ao download. Correto?

Jon Murphy: Digamos que o jogador baixará uma versão Standard do jogo por valores bem baixos, algo como 15 ou 20 euros. Então teremos uma vasta gama de opções via DLC onde ele poderá paramentar seu jogo com estádios, ligas licenciadas, equipamentos, modos de jogo, torneios com equipes clássicas como os melhores times de todos os tempos, músicas e qualquer outra coisa que agregue valor ao jogo e a experiência de jogo em si.

KICKER: É uma boa idéia, mas isso não prejudicaria ou dificultaria a experiência multiplayer?

Jon Murphy: Não. Os jogadores seriam classificados de acordo com os pacotes de expansão presentes em sua conta do jogo. Dividiríamos algo entre 4 e 8 pacotes diferentes, assim um jogador que não possua a J-League por exemplo não poderia jogar outro que detém um pacote de expansão que contenha a J-League. É só um exemplo mas explica bem o nosso intuito.

KICKER: Você vê espaço para outra produtora além da Konami e da EA Sports no mercado do futebol digital?

Jon Murphy: Sempre ouvimos boatos. Ouço boatos de que há anos a Ubisoft trabalha num projeto secreto e que chegaria para bater de frente com PES e FIFA. Pode ser, mas chegar ao nosso nível? É bom que eles estejam trabalhando nisso há pelo menos 10 anos para não passar vergonha.

KICKER: Um nível que precisa ser muito melhorado ainda correto? PES sofre com escalações desatualizadas, uniformes e com atributos para jogadores simplesmente irreais. PES 2013 parece uma luta de todos contra Cristiano Ronaldo e as vezes o Ibrahimovic… Arshavin não joga um futebol de alto nível há pelos menos três anos, enquanto excelentes jogadores das ligas brasileiras e francesa por exemplo têm um desempenho paupérrimo no jogo.

Jon Murphy: Acho que você não jogou Pro Evolution Soccer 2013 o suficiente para estar falando isso.

Gabriel
Gabriel #gabrielpalinski
, Carazinho, RS, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,