Novo estudo polêmico: jogos violentos, a longo prazo, podem desencadear comportamentos agressivos

#Notícia Publicado por JoaoManoel15, em .

"É o mesmo que fumar cigarros. Fumar um só pode não causar câncer, mas se fazer isso durante semanas ou meses..."

IMAGEaHR0cDovL2kxM2IuM2RqdWVnb3MuY29tL2p1ZWdvcy81OTIwL19ub3RpY2lhczIwMTBfL2ZvdG9zL25vdGljaWFzL19ub3RpY2lhczIwMTBfLTIxNjE4OTMuanBn

O professor Brad Bushman, da Universidade de Ohio, tornou público um estudo pego pelo DailyMail britânico, em que assegura que jogar jogos violentos pode desencadear comportamentos também violentos.

"Os jogos podem ser comparados com cigarros. Fumar um não te causará câncer, mas fazer isso durante semanas ou meses aumenta o risco", declarou Bushman em seu informe. "Do mesmo modo, a repetida exposição a jogos violentos pode ter um efeito acumulativo da agressividade".

Mas em que se fundamenta isso?

Um total de 70 universitários franceses participaram de um estudo de três dias sobre os efeitos do brilho dos jogos na percepção visual, e jogaram títulos violentos e não-violentos durante 20 minutos ao dia. Depois de cada sessão, os estudantes tinham que continuar o princípio de uma história que eles quisessem, e que se pedia que listassem 20 coisas que o personagem principal faria ou diria segundo a história se desenvolvia. A ideia era medir suas expectativas de hostilidade. O resultado foi que, dentro de uma reação de competição cronometrada que se utiliza normalmente para medir agressividade, cada participante recebia um som chato ao ser derrotado por um oponente não visível dentro da competição. Som este que decidia o ganhador, fixando seu castigo em densidade de duração.

Aqueles que não haviam utilizado jogos violentos incrementavam suas experiências de hostilidade nas histórias, e também a respeito do competidor no concurso. "Depois de jogar títulos violentos, descobrimos que a gente esperava que o resto se comportaria agressivamente. A expectativa faz que estes acabem resultando mais defensivos e mais predispostos a responder com agressividade entre eles, segundo vimos em este e outros estudos que conduzimos. Creio que este incremento na agressividade poderia acumular-se durante mais de 3 dias. Mas também poderia reduzir-se."

João
João #JoaoManoel15
, São Paulo, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.