Google libera lista de assuntos mais pesquisados em 2012

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Final de ano sempre é a mesma coisa: a música da Simone tocando, as pessoas imbuídas de um espírito bondoso e compreensivo e... as retrospectivas. Todo mundo gosta de lembrar os principais acontecimentos do ano.

Há poucos anos, os únicos meios que tínhamos para relembrar os fatos mais importantes dos últimos doze meses eram as matérias feitas pelos jornais e grandes emissoras de televisão.

Hoje existem outras formas de medir a popularidade dos assuntos e, assim, definir o que foi mais importante no ano que está findando. Que tal usar as pesquisas do Google para isso?

Em 2012, mais de 1,2 trilhão de pesquisas foram feitas em mais de 146 idiomas! Ou seja, um excelente termômetro para medir os assuntos de maior interesse e/ou mais importantes. No mundo todo, o assunto mais pesquisado foi sobre a cantora Whitney Houston, que faleceu em fevereiro.

Em segundo lugar temos a música Gangnam Style, do sul-coreano PSY. E em terceiro, a "tragédia" com o Furacão Sandy, nos EUA. No campo da tecnologia, o primeiro item que aparece com o maior número de pesquisas é o iPad 3, seguido do jogo Diablo 3.

IMAGEaHR0cDovL2d1aWFkb3BjLmNkbmZhY2lsLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8xMi9XaGl0bmV5X0hvdXN0b24tNjAweDMzNy5qcGVn

Mas em se tratando apenas de eletrônicos, excluindo os jogos, o iPad 3 tem em sua cola o Samsung Galaxy S3, seguido do iPad Mini, em terceiro lugar. A Microsoft entra na lista apenas em oitavo lugar, com o Microsoft Surface.

Curiosamente, o iPhone não está entre os 10 itens mais pesquisados na categoria "Eletrônicos". O iPhone 5 aparece apenas em terceiro lugar na categoria "Imagens", atrás apenas da Selena Gomez e One Direction.

Quanto aos filmes que estrearam em 2012, os três primeiros são:

  1. The Hunger Games (Jogos Vorazes) Skyfall (007 - Skyfall) Prometheus
The Avengers (Os Vingadores) aparece em 4º lugar.

IMAGEaHR0cDovL2d1aWFkb3BjLmNkbmZhY2lsLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8xMi9pUGFkLTMtNjAweDM5OC5qcGc=

Agora a maior surpresa, pelo menos na minha opinião, foi na categoria "Programas de TV". Nas pesquisas mundiais, temos QUATRO programas brasileiros entre os 10 mais pesquisados.

São eles:

  1. BBB12 Avenida Brasil Cheias de Charme Carrossel
Isso mostra como o povo brasileiro é despreocupado e feliz, já que temos excelentes políticos, hospitais, segurança e educação pública de qualidade, dentre outras maravilhas.

IMAGEaHR0cDovL2d1aWFkb3BjLmNkbmZhY2lsLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8xMi9ub3ZlbGEtYXZlbmlkYS1icmFzaWwtNjAweDMzNy5qcGc=

O curioso é que nas pesquisas gerais, os grandes acontecimentos, de fato, não entraram no Top 10.

Por exemplo: as eleições americanas, as eleições inéditas em países como Egito, as rebeliões na Líbia e Síria, a chegada da sonda Curiosity à Marte, as leis SOPA e PIPA, dentre outros assuntos que implicam em coisas sérias.

Enfim, podemos apenas concluir que o ser humano como um todo dá muito mais atenção às coisas triviais, como "músicas do verão" e programas de TV do que às realmente importantes.

O site Zeitgeist 2012, elaborado pelo próprio Google, dá uma visão panorâmica dos assuntos mais pesquisados não apenas em todo o mundo, mas em cada país de forma individual.

Isso é muito interessante pois nos permite conhecer um pouco da cultura e interesse de cada povo. E descobrir, também, alguns absurdos. Por exemplo, Michel Teló é o terceiro artista mais pesquisado na Polônia!

E no Quênia eles ainda pesquisam bastante sobre "o que é tecnologia" e "o que é iPod". Ou seja... não é bem um país feito de nerds. Se você descobrir outros dados interessantes/curiosos sobre o que as pessoas mais pesquisaram em 2012.

A Google também fez um vídeo bem bacana reunindo os principais fatos acontecidos nos últimos 346 dias na Terra. Veja:

eFlfTVVCOGFkRVE=

O que o Brasil mais procurou no Google em 2012?

Eleições e ENEM - além das novelas da Globo e o BBB. Primeiro, o termo mais pesquisado do ano foi "Face".

Ou seja: este apelido para Facebook já se tornou oficialmente consagrado.

Outro termo na lista é "Ask": não o concorrente do Google (Ask.com), mas o site de perguntas e respostas Ask.fm. Fecham a lista Zerg Rush, busca que transforma a página do Google em uma versão de Starcraft 2; e Transformice, um jogo multiplayer onde você ajuda um ratinho a pegar queijo e levá-lo de volta para a toca.

Só que as seções mais interessantes com certeza são "Como..." e "O que é...?". Eis algumas das coisas que os brasileiros não sabiam fazer em 2012:

  1. Como hackear Facebook (hilário, procure isso também!)
  2. Como excluir Facebook
  3. Como votar
  4. Como votar nulo
  5. Como Justificar Voto
  6. Como Transferir Creditos
  7. Como Jogar RPG (pois não é fácil)

A seção "O que é", por sua vez, mostra que só queremos saber tudo o que começa com a letra E:

  1. O Que É Ecossistema / Ecologia / Endometriose / Escorbuto (aulas de biologia, certamente)
  2. O Que É Estado / Equidade (aulas de geografia, certamente)
  3. O Que É Energia (física!)
  4. O Que É Editorial (o que é essa opinião no meio das notícias?!)

Ainda temos a seção de Pesquisas de Imagens, mostrando que "memes", "imagens engraçadas" e "Imagens para Facebook" foram alguns dos termos mais buscados em 2012.

Fonte complementar: gizmodo

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro