Grand Theft Auto V - Análise ao segundo trailer

#Artigo Publicado por mcnhm, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy52ZzI0Ny5jb20vY3VycmVudC8vMjAxMi8xMS9HVEEtNS0xLmpwZw==

Rockstar dá-nos a conhecer o jogo que tem a potencialidade para definir esta geração?

A Rockstar acabou de revelar o prometido e aguardado segundo trailer de Grand Theft Auto V, e como já seria de esperar, existem muitos pormenores incutidos que requerem um olhar atento, ou caso contrário, passariam despercebidos. É para esse efeito que aqui estamos.

A primeira coisa que salta à vista é o aspecto fabuloso que o jogo apresenta, e sabendo que é um jogo em mundo aberto e que segundo declarações anteriores da Rockstar tem as dimensões do mapa de Grand Theft Auto IV e Red Dead Redemption em conjunto, é impossível não entrar em delírio com o que a companhia conseguiu alcançar.

Em comparação com estes dois títulos anteriores, tudo está muito melhor. A iluminação e as sombras estão mais realistas e o mundo transpira vida e credibilidade, já para não falar que nas animações corporais e faciais das personagens houve um salto enorme. Também não poderíamos deixar de mencionar os carros, que também dão o aspeto de que a Rockstar lhes dedicou mais tempo.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTIvYXJ0aWNsZXMvL2EvMS81LzIvOC8xLzIvNC9ldXJvZ2FtZXItbWdzdGdqLmpwZw==

A cidade de Los Santos não é novidade em Grand Theft Auto, sendo uma das cidades presentes em Grand Theft Auto: San Andreas, mas pelo que vimos neste trailer, faz todo o sentido regressar a esta cidade fictícia inspirada em Los Angeles. Com um novo motor de jogo em mãos, a Rockstar pôde alcançar algo que não conseguiu na geração passada com a PlayStation 2. A evolução é tanta, que a cidade Los Santos de Grand Theft Auto V pouco ou nada tem a ver com a cidade que foi vista em San Andreas.

O trailer deixa antever que o jogo estará repleto de ação e de momentos de cortar a respiração. A perseguição na auto-estrada, em que vemos uma personagem a agarrar-se à vela de um barco que estava a ser transportado, é dos um exemplo. Mas há mais, vemos também dois comboios a chocarem frente-a-frente e uma personagem a saltar no último segundo, um assalto a um banco, em que vemos a porte de um grande cofre a explodir, e algum nunca antes visto numa missão de Grand Theft Auto, descer pelo topo do prédio e entrar pela janela no andar desejado.

Vnp1ZTc0eTdBODQ=

"Grand Theft Auto V dá as boas vindas aquele lado mais irrealista e estupidamente divertido que faltou em Grand Theft Auto IV."

Embora os aviões a jacto não sejam propriamente novidade, já vistos nas imagens que a Rockstar tem disponibilizado nos últimos dias, neste segundo trailer vemos um deles a explodir com helicópteros nos céus de Los Santos. É um indicador que Grand Theft Auto V dá as boas vindas aquele lado mais irrealista e estupidamente divertido que faltou em Grand Theft Auto IV. Outro indicador desta faceta que estava adormecida é a cena em que um avião larga um carro do ar, e desse carro, salta uma personagem com um para-quedas.

Há uma pequena amostra das corridas com as dirt-bikes, mas as corridas em si não são aquilo que nos interessa. A parte interessante destes segundos do trailer é o ambiente que envolve as corridas. É perfeitamente visível que as corridas têm lugar fora da cidade, naquilo que parece ser um monte ou uma montanha, sendo um indicador que haverá bem mais para explorar no mundo de Grand Theft Auto V que a cidade de Los Santos, e reforça a dimensão gigante que este deverá ter.

O trailer mostra ainda uma cena de combate corpo-a-corpo. São apenas uns breves segundos e não há muito para dizer, mas na cena em questão, vemos Trevor a esborrachar a cabeça de um individuo num balcão naquilo que parece ser um rixa de bar. A Rockstar disse anteriormente que o combate corpo-a-corpo seria melhor neste jogo, contudo, não deu detalhes. Tendo por base esta cena, podemos especular que será possível usar o ambiente em nosso redor quando for altura de andar à porrada, mas para já não há certezas. É certo também que muita da ação mostrada são cut-scenes e não gameplay propriamente dito.

Uma das cenas revela a altura em que Franklin encontra-se com Michael, que parece desapontado com a sua vida, sentado num banco. Facilmente conseguimos verificar que estes três personagens encontram-se quase por coincidência. As suas vidas levam um rumo que muda quando se cruzam. Trevor é certamente o maníaco da zona, pois vemos que é o único a ter atos de completa demência. Por outro lado, algo deverá se passar entre Michael e Franklin, pois é apresentado como "o filho que sempre quis ter".

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTIvYXJ0aWNsZXMvL2EvMS81LzIvOC8xLzcvMy9ldXJvZ2FtZXItYmgwaHgxLmpwZw==

Pela primeira vez pudemos ver a dinâmica dos três protagonistas com quem vamos jogar. Ao começo houve um grande cepticismo em relação a esta escolha da Rockstar, afinal de contas, os anteriores Grand Theft Auto sempre se concentraram num único protagonista. A dinâmica que vemos no trailer é bastante positiva. As três personagens aparentam vir de panos de fundo diferentes e será curioso ver como a sua relação se desenvolve com o decorrer do jogo. Agora tudo depende do equilíbrio que a Rockstar conseguir encontrar entre as três.

No geral, o trailer tem um sentimento cinematográfico enorme, algo a que a Rockstar já nos habitou e que parece ter como origem o próprio jogo. Para além de cinematográfico, Grand Theft Auto V tem já um grande carisma que o distingue de qualquer outro jogo. Para quem gosta de Grand Theft Auto, é difícil esconder o entusiasmo que este trailer despertou. A pior parte da revelação deste trailer é que teremos que esperar até à primavera de 2013 para lhe deitar as mãos, o que será sem dúvida uma tarefa difícil se a Rockstar continuar a surpreender desta forma.

MCNHM
MCNHM #mcnhm
Publicações em Destaque