Anatel vai dar desconto por banda larga lenta

#Notícia Publicado por cristhianjesus, em .

A partir de agora, a regra é clara: as prestadoras de internet de planos de banda larga que não oferecerem, pelo menos, 20% da velocidade contratada poderão ter que ressarcir seus usuários. Os consumidores que se sentirem lesados terão como pedir descontos na fatura, desde que comprovem a ineficiência do serviço.

Para isso, porém, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alerta para a importância de se fazer a medição usando a ferramenta gratuita da Entidade Aferidora da Qualidade da Banda Larga (veja o quadro ao lado). Se a velocidade da conexão ficar abaixo da meta, será considerada uma degradação do serviço. Em todo o mês, as prestadoras devem oferecer, em média, 60% do plano contratado.

Segundo a Anatel, a regra só vale para as operadoras com mais de 50 mil clientes, como Oi, Net, Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel e Sercomtel. Ontem, a agência começou a medir a internet de banda larga 3G em 137 pontos no Estado do Rio.

Cancelamento

Se o consumidor perceber que seu problema com a operadora não está sendo resolvido, poderá apresentar seu histórico e pedir o cancelamento do contrato sem pagar multa.

Comparação

Observar a velocidade da internet pode ajudar o consumidor a comparar serviços entre várias empresas, e optar por aquela que atende a seu interesse pelo menor preço.

IMAGEaHR0cDovL2V4dHJhLmdsb2JvLmNvbS9pbmNvbWluZy8yMDEyLzExLzAxL2luZm9hbmF0ZWxiYW5kYWxhcmdhLmpwZy9CSU5BUlkvaW5mb2FuYXRlbGJhbmRhbGFyZ2EuanBn

cristhianjesus
cristhianjesus
, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
Publicações em Destaque