Microsoft é acusada de copiar interface do Windows 8

#Notícia Publicado por Daniel_darkness, em .

O novo sistema operacional da Microsoft mal pisou no mercado e já foi atingido pela nova moda do mundo tecnológico, os processos de violação de propriedade intelectual. O Windows 8 está sendo acusado de ferir a propriedade registrada de uma empresa chamada SurfCast (http://www.surfcast.com/index.php).

SurfCast é uma empresa de tecnologia localizada em Portland, no Maine, terra natal do escritor de terror Stephen King (http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_King). Terror, aliás, é o que alguns executivos da Microsoft devem estar sentindo, já que a empresa do nordeste dos Estado Unidos afirma que o conceito das "Live Tiles", os "azulejos", a grande revolução da Microsoft, fora inventado por eles no começo dos anos 90.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ndWlhZG9wYy5jb20uYnIvbm90aWNpYXMvMjcxMzIvd2luZG93cy04LWluaWNpYXItb2JyaWdhdG9yaW8uaHRtbC9hdHRhY2htZW50L3dpbmRvd3NfOF9zdGFydF9zY3JlZW4=

"Live Tiles" no Windows 8

De fato, a SurfCast detêm a patente US6.724.403, registrada em 2004, com depósito iniciado em 2000, que mostra um conceito semelhante ao da Microsoft. A empresa desenvolvedora do Windows somente registrou seu conceito de "azulejos" em 2011, com a patente US7.933.632, onde foi citado a própria patente da SurfCast no registro, mostrando que a Microsoft sabia da ideia já criada.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ndWlhZG9wYy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTEvd29uZG93czhfdGlsZXNYLTYwMHg0MTEucG5n

Patente da SurfCast

Nos registros de propriedade intelectual é possível observar ladrilhos animados, com conteúdo sendo mostrado na tela. Apesar disso as diferenças também são visíveis.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ndWlhZG9wYy5jb20uYnIvP2F0dGFjaG1lbnRfaWQ9Mjg5MTg=

Patente da Microsoft

"Estamos confiantes de que vai ser provado ao Tribunal que essas alegações são infundadas e que a Microsoft criou uma experiência única", falou representante da empresa de Redmond em entrevista.

Caso as empresas não cheguem a um acordo, um litígio na Justiça pode resultar em um desgastante processo com resultados imprevisíveis, sendo possível até a proibição da venda do Windows 8.

Mas por enquanto ninguém precisa ficar preocupado. Em uma análise de situações passadas, a Microsoft tem um histórico de resolução de conflitos excelente, conseguindo encerrar problemas sem necessidade do judiciário.

Com informações de Wired (http://www.wired.com/gadgetlab/2012/10/microsoft-live-tile-lawsuit/)

Daniel
Daniel #Daniel_darkness

Sonhar, batalhar, viver, perder, mas nunca desistir!

, Guarujá-SP
Publicações em Destaque