Combustível a partir do ar: empresa afirma fazer o que parece ser impossível

#Notícia Publicado por Jefferson456852, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5tZWlvbm9ydGUuY29tL2ltYWdlbnMvMjAxMi8xMC8yMC9OT1QtZW1wcmVzYS1icml0YW5pY2EtZmF6LWNvbWJ1c3RpdmVsLWEtcGFydGlyLWRlLWFyLWUtYWd1YTEzNTA3NDI3MjUuanBn

Se você considera milho um material "estranho" para ser usado na produção de combustível, o que acha de… "ar"? Isso mesmo: representantes da companhia inglesa Air Fuel Synthesis afirmam que serem capazes de produzir combustível a partir de ar – usando um processo que pode reduzir os níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

E como é o "processo milagroso"? Primeiramente, eles misturam hidróxido de sódio (NaOH, conhecido como soda cáustica) com dióxido de carbono, produzindo carbonato de sódio (Na2CO3). Por meio de eletrólise, os cientistas obtêm então uma forma mais pura de dióxido de carbono, que é misturado com hidrogênio para produzir metanol (um tipo de álcool). Finalmente, o material vai para um reator e se transforma em gasolina.

Contudo, ainda é um pouco cedo para se falar em "enfrentar a crise energética" com esse processo: em três meses, uma "pequena refinaria" mantida pela companhia produziu apenas cinco litros de combustível. A empresa afirma que tem planos de construir uma estrutura maior nos próximos dez anos, que seria capaz de produzir (teoricamente) uma tonelada de gasolina por dia.

"Parece bom demais para ser verdade, mas é real", aponta Tim Fox, da Instituição de Engenheiros Mecânicos em Londres. "É uma pequena planta piloto capturando ar e extraindo CO2 com base em princípios conhecidos. Ela usa componentes bem conhecidos e estabelecidos, mas o que é excitante é que foram capazes de juntar tudo e mostrar que o processo funciona".

O custo para se produzir "gasolina aérea" ainda é elevado, e a Air Fuel Synthesis não revelou os possíveis preços do material.

Jefferson
Jefferson #Jefferson456852
, LONDRINA
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,