Começa hoje a Latinoware 2012

#Notícia Publicado por Phoenix_Draco, em .

Mais de 4 mil participantes são esperados para a nona edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware). O evento começa hoje, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com mais de 200 atividades, como palestras, mesas redondas, minicursos e outras ações relacionadas às tecnologias livres.

A abertura oficial do evento está marcada para as 14h – no Cineteatro dos Barrageiros – porém as palestras serão realizadas já a partir das 10h. Por volta das 11h, o espaço de exposição será aberto ao público, onde os representantes de projetos, grupos de usuários e comunidades do software livre poderão divulgar os produtos, serviços e trabalhos desenvolvidos.

Muito se engana aqueles que pensam que o evento tem conteúdo puramente técnico. Várias atividades devem despertar o interesse do público ainda leigo na área, como a apresentação do computador Raspberry Pi, que é comercializado a partir de apenas US$ 25 nos Estados Unidos.

A partir das 12h, Claudimir Zavalik e Ankesh Sharma, diretores de uma empresa gaúcha de TI, vão contar um pouco sobre o projeto, criado na Universidade de Cambridge como uma plataforma de hardware de baixo custo para aplicações educacionais. O computador chama a atenção por ter placa única e não ter um disco rígido. "O armazenamento de dados e do sistema operacional realizados através de cartões SD", conta. Durante o evento, alguns exemplares do computador serão sorteados entre os participantes da conferência.

Ainda na quarta-feira, a partir das 11h, a privacidade e segurança para as crianças e adolescentes nas redes sociais será tema da palestra de Gracielle Torres, fundadora do projeto 'Proteja seu filho na Internet'. Além de apresentar um panorama sobre o assunto, ela vai mostrar os perigos escondidos nas redes e dar dicas de como prevenir o surgimento de problemas como tráfico de drogas e pedofilia.

"Sabemos que não é possível manter nossos filhos à margem da tecnologia, nem tampouco excluídos das redes sociais. O meu propósito é mostrar que é possível a sua utilização com responsabilidade e segurança, aproveitando o melhor do seu poder de sociabilização", disse.

Ônibus Hacker "desembarca" na Latinoware

Como um verdadeiro laboratório sobre quatro rodas, o "Ônibus Hacker" pela primeira vez irá desembarcar na Latinoware. Criado em 2011, o projeto tem como intuito viajar pelas cidades brasileiras que estejam desenvolvendo ações relacionadas à apropriação tecnológica, questionamento e exercício de direitos.

Para o primeiro dia de evento, o veículo será palco de oficinas e atividades culturais. Na área externa, tendas e cadeiras serão montadas para receber os vistantes que buscam novas tecnologias e processos de conhecimento livres. Um dos destaques será a oficina "DIY: Rádio Livre – montagem da infraestrutura de uma rádio: da configuração da antena ao transmissor", com Pedro Belasco.

Presença feminina

As áreas de tecnologia, até pouco tempo restringida ao universo masculino, contam cada vez mais com a presença das mulheres. Uma prova dessa expansão é a Latinoware 2012, que vai oferecer um espaço exclusivo para elas discutirem assuntos tecnológicos e a causa feminina no setor.

A partir das 11h, uma mesa redonda irá contar com a presença de dois grupos formados exclusivamente por mulheres: as Nerds de Batom e as Mulheres na Tecnologia (MNT), que, inclusive, já conta com 241 integrantes oficiais e outras tantas participantes em suas listas de discussões e redes sociais.

Latinoware 2012

A Latinoware é promovida pela Itaipu Binacional e pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, com o apoio da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Dataprev, do Google, da empresa Dextra e da Caixa Econômica Federal. Mais informações sobre o evento, podem ser obtidas no site http://www.latinoware.org.

Luiz
Luiz #Phoenix_Draco

Phoenix_Dr@co?

, Goiânia, Goias, Brasil
Publicações em Destaque