Computadores podem ter processador com 'impressão digital'

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5mYXpoZC5jb20vYmxvZy93cC1jb250ZW50L3BsdWdpbnMvcnNzLXBvc3Rlci9jYWNoZS84N2Q1Ml9vLXByb2pldG8tcHVmZmluLWRlc2Vudm9sdmUtbWVjYW5pc21vcy1kZS1zZWd1cmFuY2EtYmFzZWFkb3MtZW0tdHJhY29zLWZpc2ljb3MtdW5pY29zLWRlLWdwdXMtZm90by1yZXByb2R1Y2FvLXNvbmcteWFuYm8uanBn

O projeto Puffin, que estuda técnicas de produção de componentes para computadores, criou um software capaz de detectar diferenças físicas únicas entre as unidades de processamento gráfico, as GPUs. O objetivo é empregar o programa em uma nova forma de autenticação e proteção dos usuários contra hackers.

A tecnologia funcionaria como uma espécie de detector de "impressões digitais" para computadores. Por trás disso, está a noção de que o processo de produção de GPUs deixaria marcas únicas, capazes de serem detectadas por programas.

Por ser executável por softwares, a tecnologia poderia ser adicionada a plataformas exclusivas para jogos, como os consoles das novas gerações. O projeto ainda pode evoluir ao ponto de permitir o registro de múltiplas "identidades". Isto significa que uma conta poderia ser acessada somente através dos computadores com suas GPUs registradas, aumentando a segurança em serviços de games online.

O próximo passo do estudo é buscar tais características únicas em componentes de eletrônicos diversos, como notebooks, tablets e smartphones. Sua conclusão está prevista para 2015.

O resultado final do projeto Puffin não deve funcionar como uma solução única para os problemas de invasões de contas. No entanto, vai ser mais um elemento a se somar às alternativas já disponíveis.

Anônimo
Anônimo