Company Of Heroes 2 - O Sucessor De Uma Série De Sucesso

#Prévia Publicado por Jonathan_Oliveira, em .

IMAGEaHR0cDovL2dhbWluZ3JpbmcuY29tL25ld3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDYvY29oMi1sb2dvXzEtMi5qcGc=

O ano de 2006 marcou significativamente a vida dos gamers sedentos por uma boa dose de estratégia. Não estamos falando de bons jogos como "The Battle For Middle Earth II" ou mesmo "Faces of War", ambos de 2006, mas sim de um excelente, premiado e aclamado, chamado "Company of Heroes". Jogo este que trouxe uma magnificência até então não vista no gênero, jogando agressivamente o gamer no front Ocidental da Segunda Guerra Mundial com uma grande dose de beleza visual mesclada com o horror da batalha. Não é a toa que Company of Heroes logo conquistou o apreço de muitas pessoas e por um tempo tão longo: O game possuía uma jogabilidade excelente; trazia animações no mesmo patamar; cenários críveis e com batalhas e objetivos intensos; Inteligência Artificial avançada e imprevisível; ambientes totalmente destrutíveis e gráficos lindos a ponto de rivalizarem com muitos FPS da época. Em torno de uma abundância de jogos com tal tema - Segunda Guerra Mundial - CoH conseguiu chegar rapidamente ao topo da lista, e o curioso é que até hoje, seis anos depois, ainda não saiu de lá.

Estando em um cenário ultra competitivo e contando com o apoio de duas expansões (Opposing Fronts e Tales of Valor), CoH de certa forma ficou por anos batendo outros bons jogos de Estratégia em Tempo Real, e incrivelmente não perdeu o grosso de sua força. Tal sucesso não poderia acabar por aí, e seis anos após o lançamento do primeiro game, a empresa acaba por anunciar o segundo jogo da série: COMPANY OF HEROES 2. O grande sucesso da pequena empresa Canadense agora ganha um concorrente a altura, mas será que dessa vez o game sai do topo da lista perdendo lugar para seu próprio sucessor? Muito provável, pois os novos elementos são muitos, e o curioso é que todos agradam e só tendem a deixar o jogo mais rico em todos quesitos.

Nós do Battlecentral vamos trazer por meio desse texto uma série de novidades sobre o novo jogo, as diferenças em relação ao anterior e as expectativas da equipe com relação a esse grande lançamento. Boa leitura, e prepare-se para entrar no campo de batalha, soldado!

1) Introdução sobre o Company of Heroes 2

Se Company of Heroes nos conduzia aos combates do conhecido front ocidental (batalhas espalhadas pela França ocupada e Holanda), Company of Heroes 2 traz o holofote ao front Oriental Europeu, ou seja, a luta do Exército Vermelho contra a Alemanha Nazista em sua fulminante, agressiva e violenta ofensiva: A feroz Operação Barbarossa. CoH 2 terá como principal objetivo mostrar a frenética luta dos Soviéticos contra a forte e rápida Blitzkrieg alemã até a derrocada Nazista, e, para isso, pretende nos mostrar vários elementos de toda defesa vermelha até a reorganização, contra-ataque e vitória em cima das tropas alemãs rumo a Berlim. Com a finalidade de nos levar aos conflitos mais sangrentos de toda Segunda Guerra Mundial, CoH 2 traz os conceitos de "terra arrasada", o rigoroso inverno Russo e diferentes meios de combate entre a neve e climas totalmente diversos, ou seja, além de se diferenciar em vários conceitos ao seu antecessor, o jogo continua sendo uma excelente aula de história.

A Relic Entertainment vem aí com tudo trazendo o horror das batalhas entre Soviéticos e Alemães com toda precisão e cuidado, buscando manter o que a fez obter o sucesso no primeiro jogo e aprimorar alguns elementos a fim de deixar o game melhor, mais competitivo e poderoso.

2) Novidades

O jogo traz diversas novidades, e em todos tópicos desse texto você vai acha-las. Vamos começar explanando certos elementos mais básicos do novo game, e, para maior entendimento dessas informações, a princípio vamos dar mais ênfase a três quesitos principais: Clima, Terreno e Som.

a) Clima

A Relic está aproveitando todo o poder da natureza a favor do jogo. Desta vez podemos ver que o FOGO e a NEVE são talvez os aspectos mais importantes do jogo, fazendo o jogador tomar o máximo de cuidado com esses fatores e também usando-os a seu favor. O fogo desmancha edificações; destrói mecanismos essenciais a certos blindados; queima e afeta suas tripulações e tropas; e ainda assim salva muitas vidas em meio a um clima congelante. Por exemplo: Será preciso criar fogueiras com os Engenheiros em determinados locais para suas tropas não morrerem congeladas durante uma temperatura de 40 graus abaixo de zero.

A neve por sua vez irá se acumular nos veículos, dificultar a movimentação destes, e até deixa-los imóveis em certos locais. Lagos congelados irão se formar, mas isso vamos esclarecer melhor no na parte 'Terreno'. Se a neve pode ser um grande incômodo para os blindados, pode ser uma forma fundamental de sobrevivência para a infantaria, tornando-se um cover natural. Sendo assim, esses dois elementos foram inseridos no jogo com seus prós e contras, e melhor será o jogador que saber usar esses dois fatores a seu favor, e não contra si mesmo.

b) Terreno

Agora vamos entrar na parte do Terreno, que junto ao clima traz as principais novidades do jogo. Para começar vamos explicar um pouco do 'True Sight' do CoH 2. Em Company of Heroes cada unidade tinha um determinado campo de visão e, tendo um bloqueio em sua frente ou não, você enxergaria tudo dentro daquele determinado espaço, ou seja, o muro ou o prédio não era nenhum problema. Em CoH 2 as coisas mudaram um pouco, já que um ambiente montanhoso e todo murado ou pode lhe trazer benefícios ou grandes problemas. O fato é que se há algo bloqueando a linha de visão de um determinado grupo de soldados, como um muro ou até fumaça por exemplo, você não irá enxergar o que há de fato atrás desse bloqueio. A névoa de guerra entra com um papel tático muito mais refinado, pois agora o cuidado e a curiosidade vão vir em dobro. O que será que há atrás daquele prédio? Um Blindado? um morteiro? ou não há nada? Inimigos podem estar totalmente escondidos dentro de edificações, atrás de muros, enterrados na neve... As opções são muitas. Agora vamos voltar lá na parte no qual falamos do lago congelado. Seria um bom local para seus blindados atravessarem com mais velocidade até o objetivo não é? Talvez não. Imagine que problemão seus tão preciosos Panzers afundando no lago em razão de seu peso e/ou artimanhas do inimigo. Notar que os blindados inimigos estão vindo pelo lago congelado e mandar sua artilharia destruir a camada de gelo resultaria no esfacelamento do plano adversário. Concluindo estas duas partes (Clima e Terreno), fica evidente que o nível de interação entre jogador e ambiente em Company of Heroes 2 é importantíssimo e admirável. É bem provável que o jogador que dominar estes fatores vai estar a meio caminho andado para a vitoria.

c) Som

O Som do Company of Heroes 2 foi totalmente regravado. Desta vez a equipe usou os equipamentos reais, gravando ao vivo o som de todas as armas, o vento nos galhos das árvores, o som de um projétil de artilharia cortando o ar, o áudio de veículos foi melhorado, o som da destruição acentuado.. O efeito sonoro de profundidade foi adicionado em todo mapa, sendo que o som ou ruído do motor de um blindado ou de explosões e tiros pode ser diferente em determinados locais do mapa. Tudo está mais crível, desde a vazão de tiros de uma MG 42 até o eco que esta faz durante a calmaria.

3) "Diferenças anunciadas de gameplay em comparação com COH 1"

Company of Heroes 2 irá manter a essência do original isso já está mais do que claro nas infos e press releases que temos visto nos últimos dias, porém a maneira como ele irá ser jogado vai ser diferente. Fizemos uma lista do que nos chamou mais atenção até agora:

Snipers

Snipers eram uma unidade fundamental no COH 1, a habilidade da andar camuflado em qualquer terreno, matar com 1 tiro quase qualquer infantaria e voltar a se camuflar em qualquer lugar relativamente rápido os tornavam impagáveis, não só em combate, mas também servindo de spotter pra artilharia, as unidades eficientes em neutraliza-los ficavam inviáveis conforme o jogo progredia, então era comum vermos o jogo se tornar uma batalha de sniper e counter-sniper nos estágios avançados. Pois bem, isso vai mudar.

Snipers no COH 2 pelo que temos visto até agora irão ser unidades completamente diferentes do original, primeiramente, não poderão mais se camuflar em qualquer lugar, somente essa mudança já fará com que não seja mais possível utilizar snipers muito agressivamente como infantaria de linha de frente, fazendo com que sirvam muito mais o seu papel de suporte a infantaria e não vice-versa como acontecia muito no original. Outra mudança considerável é o fato de que os Soviéticos na verdade terão um sniper-team de 2 membros(mulheres segundo algumas fontes!), enquanto a Wehrmacht terá o tradicional sniper solitário do COH 1. Felizmente, pelo que se ve na screenshot abaixo, apenas 1 dos membros do squad tem um sniper-rifle, enquanto o outro carrega um rifle comum, ou seja, não terão o dobro de poder de fogo do sniper alemão, porém a questão de como ficará a guerra do "sniper e counter-sniper" ainda deixa dúvidas, visto que um time de 2 membros tem muito mais potencial de sobrevivência do que um sniper solitário.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jb21wYW55b2ZoZXJvZXMuY29tL3NpdGVzL2RlZmF1bHQvZmlsZXMvaW1hZ2VjYWNoZS9zY3JlZW5zaG90X3RoZW1lX2ltYWdlcy90aHFfbWVkaWFfc2NyZWVuc2hvdHMvY29tcGFueW9maGVyb2VzMmNvbGR0ZWNoc2liZXJpYW5zbmlwZXJzLmpwZw==

Legenda: Sniper team soviético movendo-se na neve, observem que apenas 1 tem um rifle scoped.

Veículos

Já está mais do que confirmado, teremos batalhas épicas de veículos no COH 2, porém algumas mudanças irão mudar completamente a maneira como lidamos com eles. A primeira mudança e a mais radical de todas é o fato de os tanques e veículos agora serem capturáveis pelo inimigo, agora os mesmos não irão invariavelmente explodir em mil pedaços quando tomarem dano letal, existirá a chance de que a tripulação do mesmo abandone o tanque em desespero em meio a chamas, o que os deixará vulnerável a captura, capturar um tanque inimigo porém, não será trabalho fácil, é necessário utilizar um squad para tanto, e reparar o veículo com engenheiros, visto que o ato de capturar um tanque não recupera a vida do mesmo, ou seja, do que adianta capturar um tanque com 5% de life só para ver o inimigo finaliza-lo logo em seguida? Seria apenas um desperdício de um bom squad e tempo precioso. Essa novidade também fara com que os jogadores sejam muito mais cuidadosos com os tanques, no COH 1 era comum um rush suicida de 6 M10s americanos para destruir aquele King-Tiger maldito, porém no COH 2 o mesmo tipo de ataque poderia resultar com o inimigo ainda tendo seu KT, com o apoio de mais alguns M10s recém adquiridos graças ao inimigo suicida!

Outra mudança que afetará os tanques será a interação dos mesmos com o terreno, perdendo e ganhando velocidade e manobrabilidade de acordo, o que já acontecia no COH 1, porém aqui será levado a novos extremos, por exemplo, será possível para artilharia destruir lagos congelados, o que fará com que não seja uma boa idéia tentar atravessar o mesmo com tanques, imagine o desespero de ver aquele Panther recém saído de fábrica mergulhar no fundo do lago? Talvez seja uma idéia melhor envia-lo através de um terreno difícil, antes um tanque lento do que um tanque morto. Falando nisso, vai aqui uma lista dos tanques e veículos confirmados até agora:

URSS: T70 light tank, T34 Medium Tank, KV1 Heavy Tank, Katuysha, Half track.

Wehrmatch: Panzer 4, Stug III, Luchs light tank, Halftrack, Armored Car, Panther, Ostwind, Brumbar, Elephant , Panzer Werfer.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jb21wYW55b2ZoZXJvZXMuY29tL3NpdGVzL2RlZmF1bHQvZmlsZXMvaW1hZ2VjYWNoZS9zY3JlZW5zaG90X3RoZW1lX2ltYWdlcy90aHFfbWVkaWFfc2NyZWVuc2hvdHMvY29tcGFueW9maGVyb2VzMm9ubGluZWdlcm1hbmFkdmFuY2UuanBn

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jb21wYW55b2ZoZXJvZXMuY29tL3NpdGVzL2RlZmF1bHQvZmlsZXMvaW1hZ2VjYWNoZS9zY3JlZW5zaG90X3RoZW1lX2ltYWdlcy90aHFfbWVkaWFfc2NyZWVuc2hvdHMvY29tcGFueW9maGVyb2VzMmNvbGR0ZWNoa2F0eXVzaGFiYXJyYWdlLmpwZw==

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jb21wYW55b2ZoZXJvZXMuY29tL3NpdGVzL2RlZmF1bHQvZmlsZXMvaW1hZ2VjYWNoZS9zY3JlZW5zaG90X3RoZW1lX2ltYWdlcy90aHFfbWVkaWFfc2NyZWVuc2hvdHMvY29tcGFueW9maGVyb2VzMm9ubGluZXJ1c3NpYW50YW5rcy5qcGc=

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jb21wYW55b2ZoZXJvZXMuY29tL3NpdGVzL2RlZmF1bHQvZmlsZXMvaW1hZ2VjYWNoZS9zY3JlZW5zaG90X3RoZW1lX2ltYWdlcy90aHFfbWVkaWFfc2NyZWVuc2hvdHMvY29tcGFueW9maGVyb2VzMnNjcmVlbnNob3RiYXJyYWdlLmpwZw==

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jb21wYW55b2ZoZXJvZXMuY29tL3NpdGVzL2RlZmF1bHQvZmlsZXMvaW1hZ2VjYWNoZS9zY3JlZW5zaG90X3RoZW1lX2ltYWdlcy90aHFfbWVkaWFfc2NyZWVuc2hvdHMvY29tcGFueW9maGVyb2VzMmNvbGR0ZWNoZnJhZ2lsZWljZS5qcGc=

Heavy Weapon teams

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jb21wYW55b2ZoZXJvZXMuY29tL3NpdGVzL2RlZmF1bHQvZmlsZXMvaW1hZ2VjYWNoZS9zY3JlZW5zaG90X3RoZW1lX2ltYWdlcy90aHFfbWVkaWFfc2NyZWVuc2hvdHMvY29tcGFueW9maGVyb2VzMmNvbGR0ZWNobW9ydGFyZGVlcHNub3cuanBn

Os squads de morteiros e mgs continuarão a ter papel fundamental, porém vale a pena mencionar que existirão novidades. Agora será possível reforçar a equipe das heavy weapons sem recua-la para o HQ, apenas adicionando membros de outros squad nela, fácil não? Outra mudança é o fato de as MGs terem o cone de fogo reduzido, ou seja, adeus MG42 atirando a 160 graus. Falando em MG42, aqui vai o novo som dela: click aqui

Ganho de veterancy

Mais boas notícias, agora as unidades de ambos os exércitos irão ganhar veterancy exclusivamente por combate, e com uma novidade, os squads ganharão veterancy também por dano tomado, e não só por inimigos mortos, o que beneficia ainda mais a boa preservação de unidades. O que significa "dano tomado" ainda não está claro, pode ser tanto dano puro e simples, ou então o mais provável, perder membros dará um pouco de xp pro squad.

Resource points

Aqui teremos uma mudança gigantesca, os pontos não irão mais ser pré-definidos quanto aos recursos, por exemplo, o fuel do lado da base em Angoville não dará +16 de fuel. Agora todos os pontos se comportarão como strategic points, porém será possível construir ammo e fuel depots neles, que dai sim criarão um income desses recursos para quem os possuir, assim como acontece no COH 1.

Nossa primeira reação quanto a essa mudança foi negativa, pois já é de se imaginar que favoreceria um estilo de jogo camper, fortalecendo os pontos ao redor da base e jogando na defensiva, porém temos uma boa notícia, coincidentemente ou não, os designers da Relic pensam em adotar uma solução que foi sugerida por um membro de nosso fórum, fazer com que quanto mais longe da base, mais recursos o ponto dará, o que incentivará os jogadores a construírem os depots longe da proteção da base, se comportando de maneira agressiva.

Mas vocês devem estar se perguntando? Porque resolveram mexer no sistema de recursos? Segundo a própria Relic, é para incentivar variedade nos jogos em um mesmo mapa, evitar por exemplo, que a disputa sempre fique sempre ao redor os mesmos locais.

True Sight

Talvez a maior mudança de todas, COH 2 utilizará um sistema de fog of war completamente diferente do original, agora as unidades não enxergarão mais um circulo pre-definido ao redor de sua posição, e sim uma espécie de cone projetado para frente do squad, com pouca visão para trás. Construções e obstáculos naturais também bloquearão a visão das unidades, ou seja, agora será possível montar emboscadas em áreas de floresta e ao redor de áreas urbanas. Para exemplificar melhor, aqui vão duas imagens:

Campo de visão no COH 1

IMAGEaHR0cDovL2ltZy5waG90b2J1Y2tldC5jb20vYWxidW1zLzEwMDMvbGFuY2Vsb3QvUmVsaWNDT0gyMDA3LTA5LTI2MTItMDctMjMtODkuanBn

True Sight no COH 2

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2cuZnVsbHRpbWVnZWVrLmRlL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzA4L3RydWUtc2lnaHQuanBn

A partir disso já podemos ter certeza que COH 2 será um jogo bem diferente, pois independente de quão forte uma unidade for, ela precisará de suporte inclusive para conseguir enxergar os inimigos, o que do nosso ponto de vista, é bastante positivo.

Cold Tech

COH 2 será lutado no fronte leste, como deixar o general frio e a neve de fora? Pois é, não dá, por isso o jogo possuirá um novo sistema, que fará com que as unidades literalmente morram de frio durante nevascas e outras situações meteorológicas intensas, a menos que estejam dentro de uma construção ou ao redor de uma fogueira, que pode ser construída unicamente por squads de engenheiros de ambos exércitos.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jb21wYW55b2ZoZXJvZXMuY29tL3NpdGVzL2RlZmF1bHQvZmlsZXMvaW1hZ2VjYWNoZS9zY3JlZW5zaG90X3RoZW1lX2ltYWdlcy90aHFfbWVkaWFfc2NyZWVuc2hvdHMvY29tcGFueW9maGVyb2VzMmNvbGR0ZWNobW9ydGFyZGVlcHNub3cuanBn

O que se sabe até agora, é que a feature do Cold Tech somente existirá em alguns mapas e não se tem certeza se estará presente em ranked matches. Sem dúvida é uma feature extremamente polêmica, pois é de se imaginar que esses fatores favoreçam um jogo mais parado, com os oponentes hesitando em se mover para fora de sua área de conforto. Os poucos felizardos que tiveram a felicidade de testar a versão Alpha do COH 2, se manifestaram de forma positiva sobre o Cold Tech, só nos resta torcer para que estejam certos.

Smurfing

Sumiu de vez, COH 2 utilizara apenas uma conta por login, atrelado ao Steam, ou seja, se alguém quiser muito fazer smurfs, terá que comprar mais de uma cópia do jogo, o que já dificultará em muito essa prática, digam adeus as hordas de smurfs level 1 trollando no automatch.

Anti-Cheat

Segundo a Relic, no COH 2 darão mais atenção para esse eterno problema que assombra todos os games desde a época de Doom, independente de acreditar na Relic ou não, algumas coisas já farão com que seja mais difícil de usar cheats e sair impune no COH 2.

A primeira coisa é que o jogo será atrelado ao Steam, ou seja existirá apenas uma conta por jogador, e ser banido por cheat implica em perder o acesso ao COH naquela conta, o que causa vários transtornos e inibe os transgressores.

A segunda coisa, é que pelo fato de não existir smurfs no jogo, vai ser muito mais fácil acumular denúncias contra a mesma pessoa, muitas vezes quando encontramos cheaters no COH original, tratam-se de smurfs nível 1 que deletarão a conta depois de alguns jogos, e voltarão com outro nome para causar mais transtornos ao jogadores limpos.

4) Expectativas da nossa equipe

Company of Heroes 2 ainda tem um longo caminho até o lançamento, ou mesmo uma versão Beta, ainda existe muita especulação sobre como o jogo será comparado ao original e o que vai ser mantido ou modificado. Como bons fãs de COH, acreditamos que nossos desejos para o jogo sejam os mesmos que da maioria da comunidade, em suma, esperamos que Company of Heroes 2 seja:

- Um jogo baseado em habilidade mas também um pouco na sorte, pois isso é o que cria tantas situações inusitadas e engraçadas, qual seria a graça de ver uma peça de artilharia atirar sabendo que todo tiro vai cair em um lugar pré-determinado? Com certeza seria mais justo, mas não tão divertido quanto torcer para o tiro cair no lugar certo, essas e outras situações onde a sorte é um fator relevante que tornam COH único e diferente da maioria dos outros RTS existentes no mercado.

- Dinâmico e gameplay ofensivo sem dúvida uma parte da comunidade prefere jogar em mapas de ponte ou atravancados em geral, montando um grande exército antes de partir pro ataque, mas acreditamos sinceramente que quem joga nesse estilo perde muito da beleza e do que o jogo tem pra oferecer, torcemos para que o jogo seja uma batalha dura e cheio de ação do inicio ao fim, e não uma longa festa de artilharia com vários tanques passando e destruindo o que sobrou do perdedor no final. Torcemos também para que o jogo não seja desnecessariamente complicado, e seja fácil para qualquer tipo de jogador joga-lo.

- Habilidade ser o mais importante de tudo, não queremos que o jogo se tornei outro COH Online onde a habilidade ficava em segundo plano se seu inimigo tinha mais itens e xp, queremos que o jogo seja justo e que vença o melhor, não quem gastou mais dinheiro ou teve mais tempo para jogar e liberar itens.

- Receba suporte constante, pois o jogo muda ao longo do tempo, e a produtora deve balancear de acordo com as novas tendências e estratégias, é impossível criar um jogo perfeito sem bugs e balanceado sem que seja dado suporte continuo durante sua existência.

- Possua features que prolonguem a longevidade, mas que não interfiram no equilíbrio do jogo, não temos nada contra skins compráveis com dinheiro entre outras coisas que não tenham influência direta na força das unidades e do comandante, até desejamos que elas existam, pois incentivam os players a jogarem mais e manterem a produtora interessada em dar suporte.

- Uma comunidade Brasileira que troque idéias, nós da Battlecentral se orgulhamos em ter o fórum de COH que reúne a maior parte dos replays, estratégias e comentários produzidos por Brasileiros, milhares de pessoas já acessaram nosso fórum atrás de informações e em busca de amigos para jogar, agora que tudo será concentrado no Steam, acreditamos que essa comunidade só terá tendência a crescer, e estamos de portas abertas para novos jogadores, tanto do original quanto do novo COH 2.

5) Conclusão

Após tudo o que foi dito, nós da Battlecentral temos a total certeza de que Company of Heroes 2 está no caminho certo. O jogo possui todos quesitos para superar o antecessor, sejam em detalhes já existentes e melhorados ou em coisas totalmente novas. Esperamos que tenham gostado deste resumo, que visa explorar o novo game desde seus pontos mais básicos a suas menores particularidades acerca das ferramentas de gameplay.

Continue ligado para mais informações, soldado! pois a Battlecentral já se encontra alistada no Front Leste, e quanto a você?

Abraços e até a próxima!

Por Camargo e Chacineiro em 27/10/2012

Jonathan
Jonathan #Jonathan_Oliveira
, Brazil-Terra-Via Lactea...
Publicações em Destaque