Saiba quem inventou a tecla ESC e qual o seu futuro

#Notícia Publicado por Mponto, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3B6d05KLmpwZ2c=

De acordo com um especialista em como os humanos interagem com os computadores, Jack Dennerlein, da Harvard School, a tecla de escape ajudou a impulsionar a revolução do computador nos anos 1970 e 80. Ela diz para o computador: "Pare o que você está fazendo. Eu preciso tomar o controle". Em outras palavras, a tecla ESC lembra ao computador que tem um ser humano no controle.

Mas afinal, quem a inventou?

Um artigo no The New York times revelou que a tecla foi criada em 1960, quando um programador da IBM chamado Bob Bemer (1920-2004) estava tentando resolver um problema de Torre de Babel: computadores de fabricantes diferentes se comunicavam por uma variedade de códigos.

Bemer inventou a tecla ESC como um meio para os programadores mudarem de um código para outro. Mais tarde, quando os códigos computacionais foram padronizados, a tecla ESC tornou-se uma espécie de botão de interrupção no PC.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2xBSG5RLmpwZw==

Mas por que o nome ESCAPE?

Bemer optou por este nome devido sua preocupação com os problemas computacionais. Já na década de 1970, ele começou a alertar sobre o bug do ano 2000. E nada melhor que uma tecla chamada escapar para interromper situações que fugiriam do nosso controle.

Qual o futuro do ESC?

Para os gamers de PC, a tecla ESC ainda é uma grande amiga. Não há jogo que não a utilize, seja para abrir ou fechar um menu, voltar alguma opção ou simplesmente pausar o jogo.

Mas para o mundo computacional em geral, ela está sendo abandonada. A estabilidade dos sistemas, somada à smartphones, touchscreens e comunicação por vozes, faz uma grande parceira cair no esquecimento.

Ainda não temos certeza, mas com o avanço da tecnologia de vozes e movimento, como o Kinect, até mesmo o teclado poderá ser cada vez menos utilizado. Segundo Joseph Kaye, cientista do Yahoo! Research, em 10 ou 15 anos a ideia de um teclado vai parecer estranha.

Mponto
Mponto
, Brasil
Publicações em Destaque