E se houver um Killer Instinct em desenvolvimento para o X360?

#Notícia Publicado por Junior.., em .

Um robô, alienígenas, ninjas e até um lobisomem. Se atualmente os jogos de luta trazem personagens bem estranhos, boa parte da culpa está neste jogo aqui. Contando com os personagens descritos anteriormente e outros mais "peculiares" ainda, a franquia Killer Instinct é celebrada até hoje entre os fãs saudosistas da era 16-bit. Sua estréia foi realizada nos Arcades, mas depois o jogo foi portado para o Super Nintendo, e hoje a empresa responsável pelo jogo, a Rare, é comandada pela Microsoft. Embalados pelo sucesso do novo Mortal Kombat, franquia rival desde sempre, por que não sonharmos com uma nova versão da série, desta vez para o Xbox 360?

IMAGEaHR0cDovL2NlcmViby5jb20uYnIvd29yZHByZXNzL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzA5L2tpX2xvZ28uanBn

Sonhando Acordado

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maWdodGVyc2dlbmVyYXRpb24uY29tL2NoYXJhY3RlcnMvZnVsZ29yZTExLmpwZw==

A série tem sido alvo de tantos rumores que podemos até chamar de "novela Killer Instinct". Explicando melhor: desde a época em que a Microsoft comprou a Rare, em 2002, o desenvolvimento de um terceiro episódio da franquia vem sendo especulado. Porém, somente em 2008 tivemos um pronunciamento de alguém da equipe sobre o assunto. Nesse episódio, um ex-funcionário disse que havia interesse da produtora em produzir essa continuação, porém, segundo ele, a Microsoft não tinha interesse em produzir o jogo, segundo ele. Nessa mesma declaração, ele disse que não via um horizonte de lançamento para o título. Depois disso o assunto morreu por um tempo, mas voltou à tona na semana passada, quando a Microsoft renovou o registro e a licença da marca Killer Instinct.

Tecnicamente, esse registro pode não significar nada, apenas uma garantia de que nenhuma outra empresa vá se apropriar da marca, mas não custa sonhar um pouco. Mesmo produzindo jogos voltados para uso com o Kinect, nada impede que a Rare desenvolva uma continuação para a saga. Analisando o exemplo da franquia Mortal Kombat, apesar de a Midway ter declarado falência, a Warner Bros[.] comprou os direitos da saga e desenvolveu um novo episódio, que foi um dos jogos [games] mais aclamados dessa geração. O caso de Killer Instinct não é tão drástico, afinal a publisher não foi desmembrada, apenas vendida. Logo, ainda há esperança para que os calorosos debates sobre qual franquia é a melhor voltem, para destruir amizades.

Remake ou Exclusivo?

Passando do estágio especulativo, sobre se há ou não chances de o jogo aparecer na praça, vamos ao ponto que realmente interessa aos gamers. Se há alguma coisa que poderia ser feita, o que seria melhor, ou pelo menos mais razoável. Um port com gráficos melhorados, ou uma continuação direta para a história?

Apesar de eu não descartar um remake, pessoalmente eu acredito que seria muito mais provável o desenvolvimento de um Killer Instinct III, do que somente um port. Afinal, já faz bastante tempo que o X360 está no mercado, então não faz muito sentindo lançar um remake somente agora, seria como desperdiçar uma boa carta da mão. E apesar de a história ser sempre o fator mais negligenciado em jogos de luta, ainda temos diversas questões em aberto desde o último lançamento da série, KI Gold, para Nintendo 64.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lc3RoaXJzdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTAvMDEva2lsbGVyLWluc3RpbmN0LWNvcmVsMS5qcGc=

Fatality ou Ultimate?

A época de "ouro" da franquia foi durante um período na década de 90 que muitos jogadores também costumam classificar como "tempos áureos" dos jogos de luta. Seja nos Arcades, SNES, Playstation ou até Dreamcast, o final da década foi o período em que mais tivemos jogos de luta de alta qualidade. E ao contrário de muitos muitas outras séries do gênero, que foram se arrastando na década seguinte com maus lançamentos e títulos que beiravam o fiasco, a franquia parou em seu auge. A melhor fórmula para a jogabilidade, acredito eu, é seguir o exemplo dos jogos de luta que mais fazem sucesso atualmente, Street Fighter e Mortal Kombat.

Depois de muitos lançamentos "infelizes", as produtoras parecem ter aprendido que a velha jogabilidade 2D ainda é a mais adequada para o ao gênero. Apesar de usar uma ideia antiga, não é necessário utilizar mecânicas ultrapassadas, pois ninguém quer voltar a ter a decepção de jogar um título como Street Fighter: The Movie. Movimentação lateral e modelagem 3D, se tivermos um lançamento pintando por aí, pode ter certeza de que essa será a fórmula do jogo.

Killer Instinct é uma franquia ímpar dentre os jogos de luta. Apesar de possuir poucos títulos lançados até hoje, desde a sua estréia a série já tinha o reconhecimento e a admiração de milhares de fãs. Tais qualidades só foram adquiridas por conta da competência da produtora, que sempre entregou jogos muito bem-feitos, independente da plataforma. Microsoft e Rare, por favor, nós fãs queremos um jogo novo. E rápido!

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maWdodGVyc2dlbmVyYXRpb24uY29tL25wNS9nbS9raS14dHJhLmpwZw==

Junior..
Junior..

'Nós vamos ao encontro do mais forte'

, Colatina- ES