Escola expõe robô de quase 2 metros comandado pela internet

#Notícia Publicado por kevinkevin7, em .

A Escola Técnica Rezende-Rammel (ETRR), no Lins de Vasconcelos, Rio de Janeiro, realiza a partir desta terça-feira a 20ª Mostra Tecnológica, que vai até o dia 4 de outubro. Serão apresentados 135 projetos de alunos dos cursos técnicos de Petróleo e Gás, Gestão Empresarial, Química, Telecomunicações, Eletrônica, Mecatrônica, Eletrotécnica, Informática e Mecânica. A entrada é franca e o evento é aberto ao público.

O destaque do evento será o Droidnet, um robô de quase dois metros de altura, operado remotamente pela internet e que reproduz som e imagem do local de onde está. Esse projeto irá participar das feiras de tecnologia mais importantes do país: a Expotec Rio (realizada pela CEFET), além da Mostratec (RS) e da Febrace (SP), essas duas filiadas à Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia).

Outra novidade será a I.W.A (Intelligent Wheelchair Accessible), uma cadeira de rodas inteligente totalmente motorizada. Além de utilizar uma bateria acoplada que pode ser carregada pela luz solar ou pela tomada, o protótipo possui ainda uma cobertura que é acionada por sensores ou pelo cadeirante para protegê-lo da chuva. "A ideia é que se evite contrair gripe, resfriado e, até mesmo, uma pneumonia", ressalta o estudante João Pedro, criador e idealizador do projeto.

Segundo o aluno, a cadeira também pode ser controlada pelo movimento da cabeça: "Quando a pessoa move a cabeça para frente, ela anda também para frente. É um modo mais adequado para paraplégicos e principalmente para tetraplégicas usarem a cadeira com mais autonomia", explica o jovem inventor, que também mostrará seu experimento na Expotec Rio, entre os dias 17 e 19 de outubro.

A mostra ainda apresentará um projeto premiado nas feiras Mostratec e Intel ISEF, um mecanismo robótico chamado Multitron, que tem duas finalidades: ser uma ferramenta didática e servir para testes em indústrias.

Segundo o aluno Luís Felipe, criador do Multitron, ele pode ser usado como um "kit educacional", em que o aluno pode pôr em prática suas aulas de robótica/informática, mecânica e eletrônica. Já na indústria, seria utilizado como robô de testes. "O projeto foi todo desenvolvido com materiais reutilizados e de baixo custo", enfatiza.

Além desses projetos, a Mostra de Tecnologia da ETRR ainda vai mostrar outras curiosidades criadas por estudantes do curso médio técnico, como, por exemplo, uma luva para ensinar libras, uma prótese portátil que auxilia em exercícios fisioterápicos para braços e antebraços e uma junta especial feita de lona e espuma para proteger profissionais que trabalham em andaimes de plataformas de petróleo e gás. Os visitantes da feira vão concorrer a um tablet. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição, acessando a página da escola pelo Facebook e se cadastrar na promoção.

IMAGEaHR0cDovL3AyLnRycnNmLmNvbS5ici9pbWFnZS9mZ2V0L2NzLzEwMDAvMTMzMi8wLzE2NC8zNDgvNDY0L2ltZy50ZXJyYS5jb20uYnIvaS8yMDEyLzEwLzAyLzI1NzgzMjktNDMxNi1yZWMuanBn

IMAGEaHR0cDovL3AyLnRycnNmLmNvbS5ici9pbWFnZS9mZ2V0L2NzLzY2Ni84ODkvMC83Mi8zNDgvNDY0L2ltZy50ZXJyYS5jb20uYnIvaS8yMDEyLzEwLzAyLzI1NzgzNDktMDM1NC1yZWMuanBn

kevin
kevin #kevinkevin7
Publicações em Destaque