[Review] GTX 660 Ti, "a herdeira do trono"

#Artigo Publicado por Ka_Rdrgz, em .

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Conforme prometido na ocasião do milhão, estamos abrindo mais um espaço aqui no Lock Gamer voltado e reviews de hardware, mas como tudo o que temos feito até hoje queremos apresentar algo diferente do que estamos acostumados, nada de reviews "super técnicos", vamos trazer a vocês o que realmente interessa de uma forma mais objetiva, como os produtos se saem nos jogos, por isso testamos o modelo de referência da nova GTX 660 Ti cedido pela Nvidia que tem a missão de herdar o trono de sua antecessora.

A herdeira do trono

A GTX 660 Ti vem para toma o lugar da GTX 560 Ti, uma das placas mais vendidas da geração anterior da Nvidia que apresenta um desempenho excepcional para uma placa que não está entre as tops do segmento e a um preço que a tornou uma das líderes de venda, sucesso desde as lojas de informática aos boxes da Santa Ifigênia.

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E o que tem de novo?

Claro que levar o sobrenome "Ti" por si só já é um atrativo, mas a nova GTX 660 Ti não vive apenas da reputação de sua antecessora, além de vir com um GPU clock mais elevado a GTX 660 Ti ainda possui um recurso similar ao que vemos nos processadores "Intel Core i" e no FX com o GPU Boost que basicamente aumenta a frequência da GPU conforme se exige mais desempenho, o que representa um ganho de quase 20% de desempenho, um diferencial da geração Kepler. Outro recurso interessante é o Adaptive Vsync que faz com que a função Vsync seja desativada temporariamente para evitar lentidão sendo reativada quando a exigência de desempenho é menor, estes são apenas alguns dos recursos inovadores da nova Geforce.

Especificações técnicas:

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Primeira vista

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O modelo que testamos foi fornecido diretamente pela Nvidia, totalmente preta apenas com o logo e o nome estampado, uma placa bonita e discreta, um modelo de referência que todos os demais modelos montados pelas empresas se baseiam nele. A placa se encaixou bem em nosso gabinete Thermaltake V3, a posição dos conectores de energia (na lateral) não ajudou muito na organização dos cabos lá dentro, mas não chegou a ser um grande problema.

Como testamos?

Nós preferimos deixar os benchmarks com programas específicos e comparativos de desempenho para nossos colegas, fomos direto ao que interessa, testamos a GTX 660 Ti em seu habitat natural, os games. Utilizamos o FRAPS para medir o FPS (Frames por segundo) sempre em situação real, realizamos vários testes em quanto jogávamos e as temperaturas foram medidas pelo GPU monitor, as médias conseguidas foram somadas e depois divididas pela quantidade de testes realizados.

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Com o que testamos?

Configuração utilizada:

Placa mãe ECS Black 890 GXM-A

Processador AMD FX 8150

Memória - 8 GB DDR3

HD Segate 500 GB 7200 RPM

Fonte Seventeam 550 PAM (550W)

Monitor LG 21,5" (1920x1080, 5ms resposta)

Windows 7 64 (Service Pack 1)

Conexão - DVI

Resoluções - 1920x1080 e 1680x1050

Desempenho nos games

Para ver do que a GTX 660 Ti é capaz nós escolhemos alguns jogos que exigem força bruta (e outros nem tanto) e medimos o desempenho em FPS e as temperaturas alcançadas nas resoluções mais comuns entre os gamers, 1920x1080 e 1680x1050. É importante ressaltar que demos preferência à medição durante os jogos para que você possa ter uma base do real desempenho da placa já que os Benchmarks dos games simulam uma série de eventos que nem sempre correspondem a uma situação in-game como mostraremos a seguir.

Crysis Warhead

Mesmo tendo sido lançado em 2008, Crysis Warhead que compartilha a mesma engine de Crysis ainda faz muita placa "parruda" suar para rodar o jogo com todos os filtros ativados. Além dos testes in-game utilizamos o programa de benchmark da Techpowerup.

[youtube

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]

Rodamos Crysis Warhead com todas as configurações no máximo, 16xQ de anti-aliasing e DirectX 10 nas resoluções de 1680X1050 e 1920X1080.

Teste in-game:

1920X1080 - O jogo fluiu em uma frequência bem agradável com pequenas quedas de FPS comuns à velha engine instável, a temperatura ficou longe do limite da placa.

Média de 30 FPS

1680X1050 - Diminuindo a resolução a GTX 660 Ti empurrou de uma forma ainda mais agradável o jogo sem grandes oscilações ou quedas mesmo apresentando um ganho de apenas 4 FPS em relação à resolução maior.

Média de 34 FPS

Temperaturas: 70-75 C

Benchmark

1920X1080 - Utilizando o programa da Techpowerup obtivemos uma média superior aos testes in-game mas que serve apenas de referência.

Média de 37 FPS

1680X1050 - Aqui a diferença de FPS nas entre as duas resoluções também se manteve bem parecida, entre 4 e 5 FPS.

Média de 42 FPS

Temperaturas: 70-75 C

Crysis 2

Escolhemos Crysis 2 por sua CryEngine 3, responsável por gráficos de última geração que exigem todo o potencial do PC. Realizamos os testes com as configurações gráficas no "Ultra" e com o patch que adiciona suporte a DircectX 11 e texturas em alta resolução.

[youtube

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]

Teste in-game:

1920X1080 - Crysis 2 foi um adversário bem menos assustador do que Crysis Warhead, a GTX 660 Ti tirou de letra, o jogo fluiu muito bem mas elevou um pouco a temperatura, nada alarmante.

Média de 47 FPS

1680X1050 - Com essa resolução o jogo fluiu melhor e de forma mais constante sempre em torno de 60 FPS mas devido a algumas quedas a média acabou ficando igual à resolução anterior.

Média de 47 FPS

Temperaturas: 70-75 C

GTA IV

Este é um jogo que poucas placas de vídeo são capazes de roda-lo no máximo sem irritar o jogador com suas irritantes quedas de FPS, infelizmente aqui também não ficamos livres deste incômodo, porém o problema foi facilmente resolvido com uma configuração otimizada.

[youtube

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]

Teste in-game:

1920X1080 - As inconsistências do desempenho de GTA IV são comuns a várias placas de vídeo e a GTX 660 Ti também foi vítima, com as configurações no "very high", todos os filtros no máximo e com memória de vídeo ainda sobrando sofremos com as fortes quedas de FPS gerando lentidões durante o jogo, gerando uma média de FPS abaixo do esperado.

Média de 33 FPS

1680X1050 - A diferenças de desempenho foi pequena mais uma vez prejudicada pelas quedas constantes de FPS, a surpresa foram as baixas temperaturas nos testes de GTA IV.

Média de 37 FPS

Benchmark

1920X1080 - GTA IV possui sua própria ferramenta de benchmark, porém ela simula uma série de eventos pré-determinados que gera resultados fora da realidade de desempenho durante o jogo, mesmo assim realizamos os testes.

Média de 48 FPS

1680X1050 – Novamente o resultado idêntico do benchmark nas duas resoluções mostra que a ferramenta serve apenas para um parâmetro geral e não reflete o desempenho in-game

Média de 42 FPS

Temperaturas: 55-60 C

Batman Arkham City

Um dos maiores diferenciais citados pela Nvidia em relação as da concorrente são suas tecnologias como o Physx, por exemplo. Batman Arkham City utiliza todas as tecnologias promovidas pela empresa por isso resolvemos testar o desempenho da no GTX neste jogo complexo utilizando também o próprio benchmark incluso no game.

[youtube

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]

Teste in-game:

1920X1080 - Para estes testes utilizamos a configuração máxima do jogo incluindo o exclusivo NVIDIA 32x CSAA para as placas da fabricante e o Physx na configuração média, a recomendada para a placa.

Média de 40 FPS

1680X1050 - Com uma pequena diferença de apenas 7 FPS na média pudemos notar um desempenho surpreendente, um jogo correndo de forma bonita e agradável fazendo uso de todas as tecnologias da placa.

Média de 47 FPS

Benchmark

1920X1080 - Experimentamos também o desempenho da GTX 660 Ti no benchmark do próprio jogo que obriga a placa a processar uma série de cenas com pesados recursos visuais, levando o desempenho ao limite.

Média de 32 FPS

1680X1050 - Aqui tivemos uma diferença quase insignificante de apenas 1 FPS em uma resolução inferior.

Média de 33 FPS

Temperaturas: 75-80 C

Battlefield 3

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Ele mudou o conceito com gráficos realistas e destruição nos cenários Battlefield 3 se tornou referência no mundo dos games, um dos principais responsáveis por milhares de upgrades em PCs. Testamos o jogo nos modos singleplayer e multiplayer em "situação de combate".

Teste in-game:

1920X1080 - Para ver do que a placa é capaz ligamos todos os filtros e colocamos os gráficos no "ultra", o desempenho no modo singleplayer foi testado no modo história e no multiplayer online testamos em mapas como Caspian Border com 64 payers.

(Singleplayer) Média de 54 FPS

(Multiplayer) Média de 46 FPS

1680X1050 - Em BF3 tivemos uma boa diferença de desempenho entre as resoluções testadas chegando a 10 FPS no modo singleplayer.

(Singleplayer) Média de 64 FPS

(Multiplayer) Média de 54 FPS

Temperaturas: 75 - 80 C

Dirt Shwodown

Nós já testamos este divertido jogo (link) que gerou descontentamento de alguns fãs que o rotularam como um patinho feio da série, mas seus belos gráficos aliados à destruição, efeitos especiais e poeira fazem dele um candidato irrecusável para os testes. Apesar de se diferenciar pouco de Dirt 3, Showdown possui recursos gráficos de iluminação que exigem muito das placas de vídeo e já deixou muita gigante com a "língua para fora". Neste teste optamos pela ferramenta de benchmark inclusa no jogo já que os resultados foram idênticos aos in-game.

[youtube

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]

Benchmark:

1920X1080 - Queríamos ver se a nova GTX era capaz de aguentar o tranco dos efeitos de iluminação do jogo, por isso ativamos todos os filtros e gráficos no máximo, o desempenho foi surpreendente alcançando uma boa média.

Média de 26 FPS

1680X1050 - Em Showdown tivemos outra situação onde a diferença de FPS entre as resoluções foi quase inexistente.

Média de 27 FPS

Temperaturas: 75-80 C

(Obs.: Utilizando as mesmas configurações e desligando apenas o recurso "enabeld" conseguimos uma média de 60-65 FPS)

METRO 2033

O jogo pós-apocalíptico possui um elevado nível de iluminação e detalhes gráficos, ainda é um dos maiores desafios para as placas de vídeo, optamos por não utilizar seu sistema de benchmark já que ele não simula o real stress ao qual a placa é submetida durante o jogo.

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]

Teste in-game:

1920X1080 - Em METRO também pudemos fazer uso do Physx sem se preocupar com a queda de desempenho, a GTX 660 TI correu o jogo sem fazer muito esforço como todos os filtros e opções no máximo.

Média de 53 FPS

1680X1050 - Quando diminuímos a resolução o resultado foi ainda mais assustador, a média de FPS disparou ainda mais alcançando uma diferença superior a 20 FPS.

Média de 78 FPS

Temperaturas: 75-80 C

FIFA 12

Não é problema para praticamente nenhum PC rodar FIFA 12, apesar de apresentar bons gráficos ele não exige muito nem da placa de vídeo nem do processador, mas gostamos de incluí-lo nos testes para mostrar a eficiência do produto. O teste foi feito utilizando a configuração máxima que o jogo oferece.

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]

Teste in-game:

1920X1080 - Não é preciso dizer que o jogo flui muitíssimo bem tanto nesta quanto em qualquer resolução, a GTX 660 Ti tem poder de sobra para rodar este jogo.

Média de 206 FPS

1680X1050 - Por algum motivo que nos foge a compreensão, em uma resolução inferior a Full HD o jogo correu com 4 FPS a menos na média mesmo em um teste em situações completamente idênticas, mas o FPS alcançado serve apenas como referência já que com quase 10 vezes menos desempenho poderíamos curtir o jogo de forma agradável.

Média de 202 FPS

Temperaturas: 65-70 C

O que achamos, vale a pena comprar?

A GTX 660 Ti nos convenceu de seu potencial, baixo nível de ruído mesmo em alta rotação, baixo consumo de energia, suporte a todas as novas tecnologias da Nvidia, um ótimo desempenho em todos os jogos que a coloca em pé de igualdade com a rival HD 7870 e incomoda até a HD 7950, (o que seria um papel da GTX 670) mesmo não sendo um modelo top de linha. Com todos os recursos e tecnologias a maior arma desta placa é o seu preço, aqui no Brasil ela custa em media quase R$ 300,00 a menos que a GTX 670 e R$ 100,00 a menos que a HD 7950 entregando um desempenho quase idêntico, sem dúvida um ótimo custo x benefício, ideal para quem quer montar um PC capaz de rodar todos os games atuais com todos os detalhes no máximo e não pode investir muito.

Qualificação GOLD:

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Produto recomendado:

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Pontos positivos:

- Aumento dinâmico de desempenho;

- Custo x benefício;

- Potência suficiente para executar games com Physx;

- Baixo nível de ruído;

Pontos negativos:

- Posicionamento dos conectores PCI;

- Temperatura um pouco elevada em games mais exigentes;

Deixe a sua opinião

Queremos realizar testes que sejam uteis a maioria dos gamers, sejam eles hardcore ou apenas jogadores casuais, por isso precisamos da sua participação para fazer um review que contenha exatamente o que você quer saber sobre seu hardware para facilitar na hora da compra ou nas comparações. Deixe sua sugestão, o que você gostaria que aparecesse em nossos testes?

Próximo review: ASUS GTX 670.

Por: Lock Gamer

Karen
Karen #Ka_Rdrgz