Games trazem benefícios físicos e intelectuais aos praticantes

#Artigo Publicado por Rodyspy, em .

A relação entre jovens e videogame pode impulsionar uma série de benefícios psicológicos e motores. As benfeitorias dos jogos eletrônicos, comprovadas em estudos científicos, resultam em rapidez de raciocínio, melhor condição motora e até cura de doenças mentais.

Antes vilões na luta contra o sedentarismo, videogames modernos como Wii, Xbox e Playstation agora contam muitas vezes com acessórios de sensores de movimentos, que tiraram as crianças do sofá.

Jogos eletrônicos podem desenvolver percepção, condição motora e até curar depressão dos mais jovens.

Pesquisa da Universidade de Deakin, na Austrália, reuniu 53 crianças de três a seis anos de idade para realizar atividades físicas com uma bola. As crianças que usavam jogos de videogame mais "interativos" tiveram os melhores resultados na hora de chutar, conduzir ou quicar o objeto esportivo.

A universidade americana Rochester também conduziu estudos sobre as melhorias dos simuladores. Jovens que jogam videogames de ação tomam decisões 25% mais rápido que os outros sem prejuízo da precisão. De fato, os jogadores mais adeptos podem fazer escolhas e lidar com elas até seis vezes num segundo - quatro vezes mais rápido que a maioria das pessoas.

SAÚDE MENTAL

Pesquisadores da Universidade de Auckland, na Austrália, testaram um jogo interativo em 3D chamado SPARX em 94 jovens diagnosticados com depressão. O uso do jogo por três meses foi tão eficiente quanto a terapia convencional. Além disso, 44% do grupo que completou quatro das sete fases do jogo se recuperaram completamente.

Rodyspy
Rodyspy
, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque