Análise: Nintendo 3ds Xl

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2xoNC5nZ3BodC5jb20vLXQ2OFhmUUZaR3E0L1VFYWNWeUZDbElJL0FBQUFBQUFBQV9JL2dyTXpseTh2VnBJL3MxNjAwL05pbnRlbmRvJTI1MjUyMEJsYXN0JTI1MjUyMDNkc3hsJTI1MjUyMCUyNTI1Mjg2JTI1MjUyOSUyNTI1NUI0JTI1MjU1RC5qcGc=

A Nintendo tem um histórico em revisão de seus consoles portáteis. Desde o primeiro Game Boy, a empresa sempre lançou versões aprimoradas, com melhores baterias ou funções que melhorassem o uso. Durante a "geração DS", uma das atualizações que mais chamou a atenção foi o modelo XL, que trazia uma tela com quase o dobro do tamanho do original do DSi. Agora, com o 3DS, a Nintendo preparou mais um modelo de dimensões aumentadas. Vamos conhecer agora o Nintendo 3DS XL.

Nintendo 3DS, um console com falhas

IMAGEaHR0cDovL2xoNi5nZ3BodC5jb20vLXNLbnM2Z1NDWWVjL1VFYWNXeWVvYkRJL0FBQUFBQUFBQV9ZLzc3NWw3RVdqVG44L3MxNjAwLzI2MHB4LU5pbnRlbmRvLTNEUy1BcXVhT3BlbiUyNTI1NUI0JTI1MjU1RC5wbmc=

Foi questão de dias para que as primeiras reclamações sobre o então recém-lançado Nintendo 3DS viessem à tona. O efeito 3D não era tão bom, o console parecia mal projetado e apresentava diversas ausências (como um segundo direcional analógico). Pouco mais de um ano depois, a Nintendo lançou a versão XL, em outras palavras, maior. As diferenças são muitas, olhando apenas o formato do aparelho.

Para começar, ele está cerca de 100 gramas mais pesado que o modelo original do Nintendo 3DS. Suas dimensões também aumentaram em alguns centímetros. O XL apresenta um design mais arredondado, e foi produzido em um material diferente do 3DS normal. A caneta Stylus, antes retrátil, volta a ser fixa como nos modelos antigos do DS.

IMAGEaHR0cDovL2xoMy5nZ3BodC5jb20vLUhsNC1ZdkpHa2xnL1VFYWNZWTFMVFBJL0FBQUFBQUFBQV93L2stSE13eTNOVk5VL05pbnRlbmRvLTNEUy1YTC0yX3RodW1iJTI1MjU1QjclMjUyNTVELmpwZz9pbWdtYXg9ODAw

O Nintendo 3DS XL vem com um cartão SD de 4 GBs, ao contrário dos 2 GBs do modelo anterior. O motivo parece ser óbvio, pois a Nintendo vem tentando implementar a venda de jogos digitais através do eShop, então o portátil já precisa de mais espaço. Lembrando que, no material promocional de New Super Mario Bros. 2, a empresa sugere que se compre o XL para melhor aproveitar o novo game, o primeiro a ler lançado virtualmente. De resto, tudo continua igual, inclusive a trava de região. Não vai ser dessa vez que você poderá jogar games lançados na Europa ou no Japão no seu console americano.

Como todos os dados podem parecer um pouco abstratos, preparei uma lista de coisas boas (e ruins) do XL. Assim podemos comparar os dois modelos e ver qual é o melhor.

As coisas que você vai adorar no Nintendo 3DS XL:

- Tela maior: A primeira coisa que se nota ao pegar um 3DS XL é o tamanho da tela. Você é acostumado a ver um jogo na tela do 3DS original, mas quando vai jogá-lo no modelo XL é uma sensação única. A tela é tão absurdamente maior que você quase se sente violado pela imagem ampliada. É como você trocar uma televisão de 14' polegadas por uma de 42', uma diferença gritante.

- Tamanho: Curioso notar que mesmo a tela sendo quase o dobro do modelo original, o portátil ainda se mantém "portátil". Sim, ele é visivelmente maior que o Nintendo 3DS, mas ainda é um console que cabe no seu bolso. É um pouco incômodo andar com ele no bolso, mas ainda pode ser considerado um console portátil. Comparando com um console de outra empresa, o 3DS XL fechado se assemelha ao tamanho do PlayStation Vita. Bem melhor que o colossal Game Boy Classic, aquele que era tão portátil quanto um paquiderme.

IMAGEaHR0cDovL2xoNS5nZ3BodC5jb20vLXRyZXBHVVZtVnpNL1VFYWNadWUwVVBJL0FBQUFBQUFBQkFBL01fX2hmd1BRMDdnL05pbnRlbmRvJTI1MjUyMEJsYXN0JTI1MjUyMDNkc3hsJTI1MjUyMCUyNTI1Mjg3JTI1MjUyOV90aHVtYiUyNTI1NUI0JTI1MjU1RC5qcGc/aW1nbWF4PTgwMA==

- Qualidade da imagem: Quando você escolhe uma imagem pequena no computador e a amplia duas vezes mais, você vê todos os defeitos dela. O 3DS foi feito para rodar imagens naquele tamanho, então era de se supor que o Nintendo 3DS XL deixaria as imagens feias, não é mesmo? Felizmente, isso não acontece no 3DS XL. Os jogos estão tão bonitos quanto na tela menor, você não nota nada de estourado, ou de esticado. Mas devemos nos lembrar de que isso se deve ao DPI do 3DS, que é superior ao do DS. Mesmo o efeito 3D, que em alguns jogos já te faziam ter dores de cabeça nos níveis mais altos de tridimensionalidade (como o The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D), parece ter menos problema que no DSi XL. O Ocarina of Time ainda vai te deixar com um pouco de incômodo, mas muito menos que o portátil original deixava. E se a retrocompatibilidade é um medo seu, fique tranquilo. Os jogos de Nintendo DS parecem igualmente bonitos, muito mais que no Nintendo DSi XL. Deve-se lembrar de que a Nintendo fez melhorias na tela. Satoru Iwata revelou em um "Iwata Asks" que a tela recebeu um tratamento antirreflexo, e que houve mudanças no contraste e na saturação de cores na imagem.

IMAGEaHR0cDovL2xoMy5nZ3BodC5jb20vLVp4Zm54OTVmaXpvL1VFYWNhOTc1Z09JL0FBQUFBQUFBQkFRL1BhUGFlQ3VPV2dVL0lNR18yMDEyMDgzMV8xMTAwMThfdGh1bWIlMjUyNTVCMyUyNTI1NUQuanBnP2ltZ21heD04MDA=

- Modo como ele encaixa na sua mão: Ele é grande e dá a impressão de só ser ergonômico para as mãos do Reggie Fils-Aime, o literalmente gigante presidente da Nintendo of America. Mas não, o 3DS XL vai se encaixar muito bem na sua mão, seja qual for o tamanho dela. Como os controles se encontram, basicamente, nas laterais, qualquer um é capaz de segurar o console confortavelmente e alcançar todos os botões. E mesmo sendo mais pesado que o 3DS, ele ainda é um aparelho leve. Ou seja, você provavelmente não terá problemas de tendinite quando for jogar o Kid Icarus: Uprising sem a ajuda do suporte.

- Botões: No novo modelo, os botões ficaram muito melhores. Em uma primeira olhada, já se percebe que o analógico do XL é mais preciso que o do 3DS. Logo você também repara que os botões "Start", "Select" e "Home" agora são botões de verdade, e não uma parte única e apertável. De resto, tudo continua como deveria ser: os botões "A", "B", "X" e "Y" funcionam bem, os "R" e "L" estão fáceis de pressionar e o "Power" continua no mesmo local, confundindo quem está acostumado com o "Start" do DS Lite naquele canto.

IMAGEaHR0cDovL2xoNi5nZ3BodC5jb20vLWlicHk3R2hSR2ZvL1VFYWNieVNNSHpJL0FBQUFBQUFBQkFnL2IxdHhMUXdPNUJzL05pbnRlbmRvJTI1MjUyMEJsYXN0JTI1MjUyMDNkc3hsJTI1MjUyMCUyNTI1Mjg4JTI1MjUyOV90aHVtYiUyNTI1NUIxMCUyNTI1NUQuanBnP2ltZ21heD04MDA=

- A "travinha do 2D": Um detalhe bem chato no Nintendo 3DS é aquela chavinha para alterar as intensidades do efeito tridimensional. Às vezes você desligava o 3D e, por algum acidente ou trombada, a chavinha subia e as coisas passavam a ganhar profundidade sem você ter pedido. No Nintendo 3DS XL, em contrapartida, ao desligar o efeito a chavinha trava, impedindo a ativação do 3D de maneira acidental. Nossos olhos agradecem.

- Bateria: Um dos maiores problemas do 3DS é a sua bateria de curta duração. O DSi, por exemplo, aguentava umas 14 horas, enquanto o 3DS aguenta no máximo cinco horas. O XL melhorou um pouco isso, porque agora a bateria dura seis horas e meia. Ainda está longe de ser o ideal, mas não deixa de ser impressionante, se contarmos que o XL é muito maior que o modelo antigo.

As coisas que você vai odiar no Nintendo 3DS XL (afinal, nem tudo é perfeito)

IMAGEaHR0cDovL2xoMy5nZ3BodC5jb20vLW1XOTltUk9LTjZZL1VFYWNjdUotNVhJL0FBQUFBQUFBQkF3L1BGLW9sa1lJNnJZL05pbnRlbmRvJTI1MjUyMEJsYXN0JTI1MjUyMDNkc3hsJTI1MjUyMCUyNTI1Mjg5JTI1MjUyOV90aHVtYiUyNTI1NUIzJTI1MjU1RC5qcGc/aW1nbWF4PTgwMA==

- Cadê o segundo analógico?: Depois de lançado o Nintendo 3DS, as produtoras começaram a cobrar uma segunda alavanca analógica. A resposta da Nintendo foi o Circle Pad Pro, um trambolho que se encaixa no seu portátil e que acrescenta mais um direcional. Como esta gambiarra pode ser lida como um "desculpa, esquecemos de colocar um analógico no nosso portátil", era de se esperar que o modelo seguinte do 3DS viesse com este detalhe, não é? Só que não. O Nintendo 3DS XL tem um baita espaço vazio embaixo dos botões "ABXY" e nada de colocarem o tal segundo analógico. Mas sem problemas, porque a Nintendo anunciou uma nova traquitana para adicionar o desejado direcional. Imagina o monstro que vai sair... ^.^

- Não coma frango antes de jogar o XL: O material do novo portátil não é o mesmo do 3DS, se assemelha ao do DSi (o mesmo da parte interna do DS Lite). O material é muito bom, porém tem um incômodo: ele atrai muita gordura. Dependendo da iluminação, você vê marcas enormes de dedo no seu Nintendo 3DS XL. Se tiver comido alguma coisa engordurada então... vixe... vai ter trabalho para limpar isso e deixá-lo novinho.

IMAGEaHR0cDovL2xoNi5nZ3BodC5jb20vLTdTeWtENVMtdE04L1VFYWNkZVptdlVJL0FBQUFBQUFBQkJBL1RkVWxQeFlETFZ3L05pbnRlbmRvJTI1MjUyMEJsYXN0JTI1MjUyMDNkc3hsX3RodW1iJTI1MjU1QjMlMjUyNTVELmpwZz9pbWdtYXg9ODAw

- Olha os riscos!: Por ter uma tela maior, é óbvio que o 3DS XL tem mais probabilidade de ter algum acidente na tela. A tela de cima, em particular, parece que risca muito facilmente, e durante nossos testes, as marcas que ficavam pareciam bem visíveis.

Foi um pouco inesperada esta atualização de portátil tão rápida como aconteceu no Nintendo 3DS XL, mas foi uma adição muito bem vinda. Depois de testarmos bastante o console, podemos seguramente dizer que ele é compra obrigatória caso você queira um 3DS. Se já tiver o modelo antigo, pense bem em todos os prós e contras mostrados na matéria e veja se compensa para você trocar pelo XL.

Anônimo
Anônimo