Telefônica-Vivo investe R$ 400 milhões em data center em SP

#Notícia Publicado por FabioSO, em .

IMAGEaHR0cDovL3AyLnRycnNmLmNvbS5ici9pbWFnZS9mZ2V0L2NmLzYxOS80NjQvaW1nLnRlcnJhLmNvbS5ici9pLzIwMTIvMDkvMDQvMjUzNjMxMC04NDA0LXJlYy5KUEc=

A Telefônica|Vivo inaugurou formalmente, nesta terça-feira, em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, seu terceiro data center, o maior do Brasil, que passa a reunir as infraestruturas de tecnologia da informação das operações fixa e móvel da Telefônica e da Vivo. Ao todo, foram investidos mais de R$ 400 milhões para a construção do espaço, que possui 33,6 mil m², dentro de um terreno de 70 mil m², e tem capacidade para suprir as necessidades operacionais da empresa até pelo menos 2019.

Os data centers são considerados os "cérebros" das empresas de telecomunicações e internet, pois reúnem todas as informações sobre a companhia e os dados dos mais de 90 milhões de clientes, como cadastros e contratos, além de origem, destino e duração de chamadas telefônicas, entre outras.

De acordo com Antonio Carlos Valente, presidente da empresa, o objetivo do empreendimento foi aprimorar a qualidade dos serviços prestados em telefonia fixa e móvel, sendo que, para suportar o tráfego de chamadas diárias dos cerca de 90 milhões de clientes, o local apostou em tecnologia capaz de garantir até 72 horas de operações de forma autônoma.

"No caso de uma catástrofe, em que falte energia, nós temos capacidade para funcionar por até 72 horas de forma autônoma", explicou Valente. "É um projeto que nos enche de orgulho pelo pioneirismo e inovação", completou, ao discursar durante evento de apresentação do espaço, que reuniu ainda o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; o presidente da Telefônica na América Latina, Santiago Valbuena; o secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Julio Semeghini; e o vice-prefeito Pedro Mori, do município onde foi construído o centro de operações.

"(Esse) Investimento demonstra que vocês estão apostando em confiabilidade aos clientes. (...) Isso é muito importante para o setor. É muito importante investir em aprimorar os serviços prestados", elogiou o ministro, em rápido discurso.

Um dos diferenciais do local é a preocupação com o meio ambiente, sendo que a empresa trabalha para obter, ainda neste ano, o Selo Verde (certificação internacional) por ter adotado medidas para minimizar os impactos do projeto, como o uso de materiais e tecnologias sustentáveis, o uso racional da água, e a eficiência energética - 25% superior à média internacional.

A inauguração do Data Center da Telefônica|Vivo é um importante passo para concretizar a integração das marcas. De acordo com a empresa, o espaço começou a funcionar em maio deste ano, quando foram transferidos os dados de quatro sites - dois de telefonia móvel e dois de fixa -, mas a migração total dos sistemas só será concluída no primeiro semestre de 2014, já que está sendo feita de forma gradual.

FabioSO
FabioSO
, São Paulo
Publicações em Destaque