Simuladores ficam 80% mais rápidos

#Notícia Publicado por adriankey, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5pbm92YWNhb3RlY25vbG9naWNhLmNvbS5ici9ub3RpY2lhcy9pbWFnZW5zLzAxMDE1MDEyMDgwOS1zaW11bGFkb3Itc2VtLW1hbGhhLmpwZw==

A nova técnica permite a integração direta da geometria produzida em um programa CAD para a análise de elementos finitos, sem precisar passar pela etapa de geração de malha.[Imagem: Schillinger et al.]

Geração de malha

As simulações feitas em computador tornaram-se uma parte indispensável não apenas dos estudos científicos, mas também do processo de design de novos produtos.

Os simuladores são programas que descrevem matematicamente um sistema qualquer, de um parafuso a um avião inteiro, no caso das engenharias.

No entanto, a técnica matemática padrão usada para compor esses programas, conhecida como método de elementos finitos, exige uma etapa chamada geração de malha, durante a qual são traçados os contornos e superfícies do objeto em questão.

E a geração de malha é demorada, pesada em recursos computacionais, e sujeita a erros.

Do CAD para os elementos finitos

Agora, Dominik Schillinger e seus colegas da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, criaram uma alternativa.

A nova técnica permite a integração direta da geometria produzida em um programa CAD para a análise de elementos finitos sem precisar passar pela etapa de geração de malha.

Eles demonstraram as vantagens de seu sistema na prática, realizando com sucesso a simulação de uma hélice de navio e de uma roda de automóvel, diretamente a partir dos respectivos modelos CAD.

A eliminação da etapa de geração de malha reduz o tempo de análise global, em relação ao padrão de elementos finitos, em mais de 80%.

Prêmio

A nova tecnologia de simulação tem potencial para influenciar fortemente o processo de projeto nas áreas mecânica, aeroespacial, automotiva e de engenharia civil.

O trabalho de Schillinger foi apresentado e premiado durante o Congresso Mundial de Mecânica Computacional, realizado em São Paulo em Julho.

adriankey
adriankey

Musica Eletrônica rock e games

, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil