Windows RT na mira da Comissão Europeia

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

No mês de maio a Mozilla havia divulgado que a Microsoft pretendia limitar outros navegadores no Windows RT, versão para equipamentos ARM do Windows 8.

Em postagem no blog oficial da entidade, a fundação falou sobre o "modo privilegiado" que somente o Internet Explorer tem direito de usar.

O relato é que desenvolvedores não tem acesso total às API Win32, somente a Microsoft, resultando então em uma desvantagem muito grande.

Nas palavras de Harvey Anderson, funcionário da Mozilla, "na prática, isso significa que somente o Internet Explorer será capaz de executar muitas das funções avançadas vital para navegadores modernos em termos de velocidade, estabilidade e segurança, como os usuários estão acostumados. Dado que o IE pode rodar no Windows para processadores ARM, não há razão técnica para concluir outros navegadores também não possam".

As mesmas restrições existiam na versão Windows 8 x86, mas em fevereiro, a Microsoft relaxou as medidas adotadas.

Interface do IE 10

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ndWlhZG9wYy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDIvSUUtMTAtNjAweDMzNy5qcGc=

Agora em julho, a Comissão Europeia anunciou que vai investigar a possível atitude anticompetitiva praticada pela Microsoft.

O processo de investigação integrará o aberto há 3 anos, quando a Comissão Europeia para Competição, chegou a um acordo com a Microsoft sobre a vinculação do Internet Explorer ao seu sistema operacional.

A Comissão para competição da União Europeia vai analisar alguns pontos. O primeiro deles é se a Microsoft integrou no Windows RT a tela de escolha de navegadores, como acordado em 2009.

Outro ponto relevante seria se realmente a Microsoft não dá acesso às APIs para concorrentes. Isso seria, na interpretação da Legislação da União Europeia, uma prática abusiva, por impôr limitações à concorrentes, cansando um "bloqueio técnico".

Além disso há denúncias de retaliações da Microsoft à fabricantes que escolhessem colocar outros navegadores no sistema instalado de fábrica, o que seria a mais séria das acusações.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro