O Skype está espiando suas conversas?

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5naXptb2RvLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L2Jsb2dzLmRpci84L2ZpbGVzLzIwMTIvMDcvc2t5cGUtNjQweDM2MC5qcGc=

O texto a seguir foi postado no Gizmodo.

Nos últimos dias, o Skype chamou a atenção porque "não confirma nem nega" que a empresa facilita o grampo de ligações. As suspeitas aumentaram depois da aquisição pela Microsoft. O Skype está espiando suas conversas? A empresa responde.

Como as ligações Skype-Skype são criptografadas, as autoridades não podiam grampear criminosos (ou dissidentes) que usam o serviço para maior privacidade.

Mas agora, o Skype "expandiu sua cooperação com autoridades policiais", segundo fontes do Washington Post. Aparentemente, a mudança começou com as mensagens de texto, mas pode se expandir para voz e vídeo.

A empresa já coopera com autoridades há anos, mas isto se intensificou após a aquisição pela Microsoft, diz o jornal. As suspeitas aumentaram depois que a Microsoft recebeu uma patente de "interceptação judicial", para desviar uma chamada VoIP até um ponto da rede que consegue gravar a ligação. Quando questionada, a Microsoft não confirma nem nega se intercepta as ligações, dizendo apenas que coopera com as autoridades.

Skype responde

O Skype respondeu às acusações. Mas, como nota Ed Bott, a resposta vem em "um post cuidadosamente formulado, que parece ter sido examinado por advogados".

Alguns especulam que o Skype mudou o funcionamento do serviço para facilitar grampos. Eles agora usam "supernodes" para controlar a rede P2P do Skype. O Skype explica o que são esses tais supernodes:

"Supernodes" ajudam clientes do Skype a se localizarem, para que ligações no Skype sejam feitas. Basicamente, supernodes funcionam como um diretório distribuído de usuários do Skype. Ligações de Skype para Skype não fluem por nossos data centers e os "supernodes" não se envolvem com mídia (áudio ou vídeo) entre clientes Skype. Estas ligações continuam sendo estabelecidas entre clientes do Skype.

O Skype diz que começou a implementar os supernodes em 2010, antes da aquisição pela Microsoft. Mas agora, todos os supernodes estão em data centers da Microsoft.

Centralizar esses supernodes pode, teoricamente, facilitar grampos nas ligações por parte das autoridades. O Skype, no entanto, diz que os supernodes não foram feitos para espionar ninguém:

A mudança para supernodes não foi pensada para faciliar maior acesso de autoridades às comunicações dos nossos usuários. O Skype tem uma equipe interna de funcionários para responder a demandas e pedidos judiciais de autoridades desde 2005. (…) Nossa posição sempre foi de que, quando uma entidade oficial segue os procedimentos adequados, nós respondemos quando legalmente necessário e tecnicamente possível.

Se não foi para grampos, foi para quê, então? O Skype diz que os supernodes aumentam o desempenho do serviço:

A mudança foi feita para melhorar a experiência do Skype, em primeiro lugar para melhorar a confiabilidade da plataforma e para aumentar a velocidade na qual reagimos a problemas.

Basicamente, um serviço de voz completamente P2P sofre com problemas de qualidade. Então o Skype resolveu centralizar mais o serviço, só que isso não deve torná-lo mais suscetível a escutas. Além disso, o Skype diz que continua criptografando as ligações do serviço.

Mas se privacidade é algo importante para você, talvez seja melhor arranjar um celular antigrampo...

[Skype Blog e Washington Post via ZDNet]

Foto por sean dreilinger/Flickr

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque