Descoberta substância química que restaura temporariamente a visão de ratos cegos

#Notícia Publicado por big.cs, em .

Cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Munique e da Universidade de Washington, criaram uma substância química chamada AAQ que restaura temporariamente a visão de ratos cegos, e estão trabalhando para melhorar os elementos químicos na esperança de um dia permitir que as pessoas que sofrem de cegueira degenerativa enxerguem novamente.

O produto químico descoberto é um "Photoswitch" (tipo de sensor que detecta a presença de luz) que se vincula aos canais iônicos de proteínas na superfície das células de retina. Uma vez ativado, ele altera o fluxo de íons pelos canais e ativa os neurônicos; é uma maneira similar como os fotorreceptores na retina são tratados pela luz – captam a luz que chega à retina e transmitem através de um impulso nervoso até o cérebro, permitindo o reconhecimento das imagens.

IMAGEaHR0cDovL2xpbWJvdGVjaC5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDcvdmlzJUMzJUEzby5qcGc=

O olho do rato não tratado à esquerda não mostra nenhuma resposta à luz, enquanto que o olho do rato à direita, onde foi injetado o produto químico, reage à luz.

Ao contrário dos genes ou terapia com células-tronco, que altera permanentemente a retina, o efeito é temporário, porque a substância química eventualmente desaparece. Apesar de que isso possa parecer um resultado negativo, os pesquisadores afirmam que o produto químico pode oferecer uma alternativa mais segura para outras abordagens experimentais que restaura a visão. A técnica também é menos invasiva do que o implante de retina usando chips.

A abordagem científica pode ajudar milhões de pessoas vítimas da retinite pigmentosa, uma doença genética sendo a forma hereditária mais comum de cegueira, bem como a degeneração macular relacionada à idade, a causa mais comum de cegueira adquirida no mundo desenvolvido. Em ambos os casos de doenças relacionadas à visão, as células sensíveis à luz na retina morrem, deixando o olho sem fotorreceptores funcionais.

http://newscenter.berkeley.edu/2012/07/25/drug-makes-blind-mice-see/

big.cs
big.cs
, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,