Pesquisadores criam telas que regeneram riscos sozinhas

#Notícia Publicado por Dierock55, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jbGluaWNhZWNpcnVyZ2lhZG9wZS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTAvMTAvYWNpZHVyaWNvcGVxLnBuZw==

Pesquisadores da Universidade de Eindhoven desenvolveram uma película plástica capaz de regenerar riscos sozinha, voltando ao estado original em poucas horas. Desde que os riscos não sejam profundos o suficientes para perfurar a película completamente, ela volta sempre ao estado original sem precisar de polimentos ou reparos, uma característica muito interessante para uso em telas de smartphones e tablets.

Este "milagre" é possibilitado pela estrutura da película, compostas de três camadas básicas. A camada superficial é uma camada sólida, de um polímero que repele a água, que se comporta de forma bastante similar a outras coberturas usadas em telas atuais. Por debaixo desta camada superficial existe uma espécie de manta de filhas de um polímero especial, que serve como uma base e condutor para a terceira camada, que é onde reside o grande segredo.

Esta camada mais profunda é composta de um polímero em estado líquido. Quando a camada superficial é riscada, este polímero líquido "vaza" através da camada intermediária, preenchendo o sulco criado pelo risco. Em contato com o ar, o polímero seca, o que faz com que a regeneração da tela seja quase perfeita. O paper com a pesquisa pode ser lido no Advanced Materials.

Caso realmente chegue ao mercado, essa tecnologia poderá tornar as velhas películas protetoras de tela obsoletas, já que os riscos deixarão de ser algo tão temível quanto são hoje.

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxMjA3MjAvaXBob25lLXNjcmVlbi1wcm90ZWN0b3IuanBnLjUwMHg1MDAuYXV0by5qcGc=

Dierock55
Dierock55
, Pará De Minas, Minas Gerais, Brasil
Publicações em Destaque