Existência do Boson de Higgs é confirmada

#Notícia Publicado por ShiftGothic, em .

Uma coletiva de imprensa realizada no CERN (Organização Européia de Pesquisas Nucleares) em Genebra, Suíça, anunciou hoje (quarta), a descoberta de uma das partículas elementares para a formação da matéria: o Boson de Higgs.

Peter Higgs, que propôs a partícula teórica décadas atrás e deu nome a mesma, estava presente durante o evento e foi recebido com muitos aplausos pelo auditório cheio de jornalistas, cientistas e entusiastas da Física de Partículas.

São resultados preliminares que os cientistas entendem ser bem sólidos. São 4 mil pessoas no experimento LHC.

Por muitos anos as partículas do modelo tem sido testadas e confirmadas com menos de 1% de incerteza.

Segundo Joe… (que tanto parecia quanto afirmou estar muito nervoso no momento) o equipamento do LHC esteve funcionando com todos seus componentes próximos de 100% de eficiência e possui grande sensibilidade para detectar a nova partícula.

Em 2011 já haviam indicações da existência da partículas segundo dados do LHC, mas eram resultados muitos imprecisos. Neste ano a resolução do aparelho foi aumentada significativamente e apenas nas últimas duas semanas os sinais definitivos foram detectados.

Foram inúmeros dados coletados e analisados em 2011 e 2012. Na demonstração da coletiva muitos dados técnicos foram apresentados. O que pareciam flutuações passaram a ser observações significativas e consistentes. Os dados cruciais vieram no último mês de pesquisa.

As descobertas estão em conformidade com as previsões teóricas sobre as partículas subatômicas agora com a inclusão do Higgs.

"Tudo está muito consistente … mas ainda é muito cedo." Afirmou o cientista que anunciou a descoberta. São 95% de precisão. "Ainda estamos um pouco fora." Durante as próximas semanas e meses as descobertas serão mais afinadas, segundo ele.

A massa medida é de 125.3 +- 0.6 GeV. São medições precisas das propriedades do Boson de Higgs. Finalmente nós observamos o novo Boson com massa de 125.3 GeV com 4.9 sigma de significancia. Neste momento a platéia aplaudiu.

O boson de Higgs existe. Ele é responsável pelas partículas terem capacidades de se agruparem para formar matéria. Sejamos gratos aos cientistas que descobriram mais uma parte da natureza sem a qual nada do que conhecemos hoje existiria.

Shift
Shift #ShiftGothic
, São Luis, Maranhao, Brasil