Patch de correção para REORC: e não é que melhorou mesmo

#Artigo Publicado por cycl0ps, em .

Como a maioria aqui sabe, Resident Evil: Operation Raccoon City chegou as lojas e a casa dos fãs de RE cheio de bugs, problemas nos modos online e uma inteligência artificial que fica até difícil dizer que é de fato uma inteligência. Esses pontos foram, inclusive, determinantes para que o jogo recebesse nota baixa na maioria dos reviews publicados por sites especializados, e até mesmo no review que eu fiz pro REVIL. Pois bem, depois de muitas reclamações, a Capcom tomou providências, e inclusive abriu um tópico oficial na Capcom Unity para que os usuários relatassem os principais problemas do jogo.

O resultado visto, foram na verdade DOIS patches de correção, sendo que um deles chegou aos consoles de forma meio mascarada. Aqueles que baixaram a primeira missão da Spec Ops, que foi disponibilizada de forma gratuita na PSN e XB Live, além da missão DLC, receberam junto um pequeno pacote de correção. E justamente por ter sido lançado de forma meio escondida, esse primeiro patch não trouxe melhorias muito significantes, mas mesmo assim, essas pequenas melhoras fizeram com que REORC se tornasse um jogo um pouco melhor, e excluindo-se a história e os próprios personagens, esse foi um dos motivos pelo qual a enorme maioria dos gamers, achou as expansões que trouxeram as missões da Spec Ops, superiores a campanha original da USS. Basicamente, vimos pequenos incrementos na jogabilidade (mira, movimentação), e algumas coisas bizarras como zumbis voando, paredes invisíveis e inimigos "imortais" entre outros.

Mas, o grande patch de correção ainda estava por vir, e a cerca de 10 dias esse patch foi disponibilizado de forma oficial, e dessa vez as melhorias foram de fato bastante sensíveis. Vou listar elas aqui a baixo, e comentar uma a uma.

*Maior facilidade para encontrar e formar partidas e a adição de tipo de NAT de cada usuário no menu principal.

Sinceramente, eu joguei pouco online (conexão lixo aqui em casa), mas o pouco que pude jogar não tive problemas. Mas algumas pessoas que conheço e que joga constantemente online, relataram que de fato a coisa ficou mais fácil.

*Partidas a partir de convites facilitadas.

Mesma situação do primeiro item.

*Inteligência Artificial tanto para aliados quanto para inimigos aprimorada.

Melhorou um pouco. Fiz a campanha inteira da USS e da Spec Ops depois de baixar o patch, e não vi meus companheiros ou adversários atirando nas paredes, ou ficando parados em frente a inimigos enquanto são arrebentados por uma saraivada de balas. Mas algumas coisas bizarras ainda continuam: seus companheiros ainda correm para as minas a laser implantadas pelos cenários.

*Ajuste de vários tipos de elementos das armas, tais como número de balas, efeito, intervalo de disponibilidade etc.

Sinceramente não entendi muito bem esse item, mas, se vale citar isso, tanto os adversários quanto os companheiros agora sentem o impacto do tiro recebido, e as armas também tem diferenças de manuseio, tais como o recuo causado pelo disparo e o tempo que o personagem leva para levantar a arma e começar a disparar.

*Melhora da mira e da precisão dos disparos.

Isso melhorou demais! A mira está mais precisa, mais rápida, e ao usar uma sniper o disparo dela vai realmente no local onde a mira indica, algo que causava vários problemas antes desse patch. Era bizarro ver que os tiros não estavam indo no alvo, e você tinha que ficar "calculando" o quanto a mira estava errada. Era quase como se você tivesse disparando uma arma de verdade e tivesse que pensar na velocidade e direção do vendo, pressão atmosférica e várias outras pataquadas antes de atirar. Isso é um jogo, não um simulador de tiro!

*Itens agora podem ser pegos pelos jogadores enquanto correm.

Isso é algo lindo também. Tá certo que demora um pouco pra acostumar com esse sistema, mas depois que você pega o jeito, isso se torna fundamental em batalhas complicadas em dificuldades mais altas.

*Imposto um intervalo na aplicação de golpes físicos seguidamente.

Apelões do multiplayer, vocês devem estar putos. Acabou a história de matar todos os adversários com golpes físicos, ou com o melee especial de cada personagem. A impressão é que criaram uma barra de stamina invisível, não dá mais pra sair dando melee infinito em todos os zumbis ou inimigos presentes no cenário.

*Jogadores podem buscar proteção imediatamente depois de rolarem.

Era frustrante estar em meio a um tiroteio frenético com os soldados adversários, sair correndo, usar o roll e quando seu personagem levantava ficava lá de pé e pronto para receber disparos. Agora se você usa o roll próximo a algum lugar onde é possível usar o cover, seu personagem já se levanta em cover.

*Vasto número de bugs corrigidos.

Como citei mais acima, parece que o lance de zumbis voando no cenário, paredes invisíveis, e inimigos que ficavam presos em certas partes do cenário diminuiram MUITO. Não vou dizer que acabou, porque era muito constante isso, mas a coisa diminuiu bem. Outra coisa é que Hunters e Tyrants não lhe aplicam mais combos infinitos quando estão em dupla e te encurralam em um canto. Se eles te derrubaram, você tem tempo de se recuperar e sair correndo do local, antes que seja atingido por outro golpe que te derrube novamente. Era frustrante isso, lembro da primeira vez que joguei, que cheguei na missão 5 e sofri horrores com isso, tanto nos Hunters quanto nos Tyrants. Quase abandonei o jogo naquele momento, a vontade era de quebrar o disco no meio e jogar a caixinha na privada.

Em resumo, o jogo melhorou bastante, continua um tanto quanto fraco, mas agora está mais jogável. Os momentos em que você passa raiva, diminuiram bastante, e mesmo aqueles que se deram bem com o jogo, não precisam mais se preocupar em montar estratégias no multiplayer ou na dificuldade Professional, já pensando em driblar este ou aquele bug. Ele ficou mais fácil de jogar, e se tornou finalmente um jogo aceitável. Infelizmente há vários problemas irreversíveis, como a história principal fraca, personagens principais sem carisma, e outras coisinhas mais, e esse tipo de problema patch nenhum irá solucionar.

Acho que falo em nome de todos quando digo que torcemos para que as lições tenham sido aprendidas e que erros e problemas que ocorreram com REORC não se repitam no futuro da franquia Resident Evil.

Mas me digam, vocês notaram de fato as diferenças no jogo após o lançamento do último patch de correção?

Por ceraldi.

Everson
Everson #cycl0ps
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.