Nintendo 64, um adolescente de sucesso

#Artigo Publicado por shitango, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lbGliLmNvbS5ici9zdGF0aWMvX3ZlcnNpb25zL3VwbG9hZHMvYXNzZXRzL2p1bmhvLTIwMTIvbmludGVuZG8tNjQtY29udHJvbGxlci01MDB4MzEyX2NvbnRlbnQuanBn

O Nintendo 64 foi um console com uma importância imensa para a jornada da sua criadora, com ele que a empresa obteve uma grande evolução.

Faz 16 anos (console fez aniversário em 23/06) que a plataforma marcou presença na década onde os gráficos 3D reinavam!

Foi está maquina que introduziu diversas crianças e adolescentes no universo dos videogames. Parece que foi ontem, mas ele está ficando velho; é a vez do console se tornar um adolescente (se fosse uma pessoa real!).

Como o console surgiu?

A empresa estava "sofrendo"... o sistema de 16bits, conhecido como SNES, havia sido lançado. Pouco tempo depois surgiram diversos concorrentes, mas já com um sistema de 32bits, devido a isso, a empresa se sentiu obrigada a criar um console melhor.

Foi daí que surgiu o plano para um console de 64bits, chamado na época de Project Reality. Anos se passaram e a empresa terminou sua obra-prima, com o nome conhecido por todos, Nintendo 64.

Sem dúvida alguma, o console é um dos mais adorados pelos amantes de games. Ele vendeu cerca de 32 milhões de cópias ao redor do mundo e se tornou o que é hoje. Ele também transformou diversos jogos da época em clássicos.

O periférico foi o último a utilizar cartuchos, após isso a era do CDs entrou em ascensão. Mas foi com estes "trambolhos" que jogos épicos surgiram; Starfox 64, The Legend of Zelda: Ocarine of Time e 007 GoldenEye são apenas alguns deles.

Um criador de clássicos

Até hoje, diversos jogos do console são convertidos para outros aparelho. Por exemplo, The Legend of Zelda: Ocarine of Time foi um dos primeiros lançamentos para o Nintendo 3DS.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lbGliLmNvbS5ici9zdGF0aWMvX3ZlcnNpb25zL3VwbG9hZHMvYXNzZXRzL2p1bmhvLTIwMTIvdGhlLWxlZ2VuZC1vZi16ZWxkYS1vY2FyaW5hLW9mLXRpbWUtc2NyZWVuX2NvbnRlbnQucG5n

Infelizmente o cartucho também foi um pesadelo para a empresa. Diversos jogos mais avançados começaram a ser lançados, mas o formato do console não aguentava. Os CDs suportavam mais, por isso Final Fantasy VII saiu da Nintendo e foi para Sony. Mesmo assim o jogo foi colocado em três discos.

Os games estavam se tornando cada vez mais tecnológicos, com efeitos gráficos poderosos e cenas cinematográficas. As desenvolvedoras deixaram de lançar grandes títulos para o console, pois pensavam que ele era incapaz de realizar o que o futuro necessitava. Mas eles estavam errados; Resident Evil 2 provou isso, com gráficos bonitos e detalhados.

Mesmo assim, o console continuou em desvantagem. Era 64 MB de capacidade da Nintendo, contra 640 MB da Sony.

A revolução do futuro

Foi o Nintendo 64 quem trouxe uma das maiores inovações da época, hoje milhares de jogadores agradecem. O console tornou possível a "jogatina" no multiplayer com até 4 pessoas, algo que era impossível naquela época sem algum acessório.

O console levou aos jogadores da época, talvez a primeira experiência de um FPS multiplayer; hoje consagrado por milhares de pessoas. Não poderíamos esquecer de Mario Kart, que também aceitava até 4 jogadores e foi o "inicio" do multiplayer de corrida.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lbGliLmNvbS5ici9zdGF0aWMvX3ZlcnNpb25zL3VwbG9hZHMvYXNzZXRzL2p1bmhvLTIwMTIvMDA3Z29sZGVuX2NvbnRlbnQuanBn

Logo que lançado, milhares de jogadores praguejaram contra o console, dizendo: "Isso será um fracasso, ninguém jogará com esse controle bizarro".

Mas foi o controle em forma de tridente que fez tudo o que os joysticks atuais são hoje. A introdução do analógico foi ousada, a empresa não tinha ideia de quanto esse pequeno botão direcional faria diferença. Hoje, praticamente nenhum controle é lançado sem o analógico.

Todos subestimarem a empresa quando o lançamento do Nintendo 64 ocorreu, no final das contas, ele foi um sucesso, com mais de 32 milhões de cópias vendidas. Os últimos consoles de mesa da Nintendo não tem agradado seus antigos jogadores, mas lembrem-se que sempre pode acontecer uma reviravolta.

Não subestime-a tanto, ela pode acabar surpreendendo!

Jose lucas
Jose lucas #shitango
, Espirito Santo
Publicações em Destaque