Nave com 1ª astronauta chinesa acopla em módulo espacial

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Aos 33 anos de idade, Liu Yang se tornou a 55ª mulher a viajar ao espaço.

IMAGEaHR0cDovL3ZlamExLmFicmlsbS5jb20uYnIvYXNzZXRzL2ltYWdlcy8yMDEyLzYvODI3NTUvbGl1LXlhbmctc2l6ZS01OTguanBn

A nave Shenzhou 9, que decolou no último sábado levando a bordo a primeira astronauta chinesa ao espaço, acoplou nesta segunda-feira no módulo espacial Tiangong 1, lançado em setembro do ano passado para hospedar tripulantes e servir de base para os experimentos científicos.

Aos 33 anos de idade, Liu Yang voa acompanhada do comandante Jing Haipeng, de 46, e do engenheiro Liu Wang, de 42 anos. Os três devem permanecer dez dias em órbita. A acoplagem ocorreu a cerca de 340 quilômetros de altura e a astronauta chinesa operou uma câmera manual que filmou o procedimento, segundo o governo do país comunista. A operação de acoplagem, porém, foi toda controlada por computadores.

Mulheres no espaço – Yang faz parte agora do seleto grupo de mulheres que já viajaram ao espaço desde que a russa Valentina Tereshkova se tornou a primeira cosmonauta em 1963, dois anos depois da histórica viagem do pioneiro Yuri Gagarin. A chinesa passa a ser a 55ª mulher a fazer a viagem – outras seis são russas e 48 americanas.

Esta é a quarta viagem tripulada da China depois das realizadas em 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008. Segundo dados oficiais chineses, a China se situa no segundo posto no número de lançamentos depois da Rússia, embora analistas considerem que o país asiático tem atualmente o nível tecnológico de Estados Unidos e União Soviética na década de 1960.

Anônimo
Anônimo