Análise: Headset Gamer 7.1 Cavimanus Hs-g700v

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Há alguns meses a Genius apresentou ao mundo sua nova linha de produtos voltados para games, trata-se da GX Gaming. Com esta nova família de equipamentos e acessórios, a premissa da fabricante multinacional é agradar os gamers mais exigentes. Entre os modelos apresentados estão o Headset Virtual 7.1 Cavimanus, aka HS-G700V. Este aparelho está chegando ao mercado brasileiro dentro algumas semanas por um preço sugerido de R$200,00. Ele traz além do mencionado sistema 7.1, um cabo de conexão USB banhado a ouro, microfone unidirecional, alto-falantes de neodímio e apresenta função "Vibration". Tudo dentro de um Design caprichado, e que parece ter tudo para agradar o público gamer. Nós testamos o equipamento e trazemos agora para vocês uma análise completa.

IMAGEaHR0cDovL3MxNC5wb3N0aW1hZ2Uub3JnL3NkZWJ5eXFmNS9HZW5pdXNfSFNfRzcwMF9WX2NhaXhhLmpwZw==

DESIGN

O Cavimanus; como foi batizado, é originado do Pandinus Cavimanus, um tipo conhecido de escorpião muitas vezes chamado de "Garra Vermelha". Este não é um dos escorpiões mais amigáveis, mas acabou servindo bem dentro do design, dando-lhe um tom imponente e agressivo.

IMAGEaHR0cDovL3MxMy5wb3N0aW1hZ2Uub3JnL2V0azY3ZjRuci9HZW5pdXNfSFNfRzcwMF9WX3JpZ2h0LmpwZw==

Ao olharmos mais de perto o HS-G700V podemos ver um sistema de volume junto à cúpula esquerda do alto-falante, que é sensível ao toque e de fácil acesso para o manuseio. Bem ao lado temos um LED Azul, que além de servir como um indicador que o aparelho está ligado, também pisca enquanto está recebendo sinais de áudio.

IMAGEaHR0cDovL3MxMS5wb3N0aW1hZ2Uub3JnL2Z3azducTJjMy9HZW5pdXNfSFNfRzcwMF9WTGVmdC5qcGc=

Um pouco mais acima encontramos um discreto botão de desligamento da função "Vibration". O Microfone também é acoplado na mesma base e possui um movimento ajustável similar a uma alavanca. Quando está levantado ele é desativado automaticamente.

A maior parte do Cavimanus foi construído a base de um plástico escuro e brilhante. Nas hastes na altura da cabeça temos um material macio à base de estuma. As curvas por sua vez, são delineadas por um tipo de borracha, proporcionando um aspecto agradável e moderno ao visual do aparelho.

IMAGEaHR0cDovL3MxOC5wb3N0aW1hZ2Uub3JnL2dqZWU2dWtncC9HZW5pdXNfSFNfRzcwMF9WX2Zyb250LmpwZw==

Os altos-falantes são grandes e mácios, e foram capazes de cobrir completamente meus ouvidos; isolando satisfatoriamente ruídos exteriores. Nas laterais das hastes, conferimos um sistema de ajustes, permitindo uma compatibilidade maior de encaixe.

Em nossa maratona de testes, mesmo após longas sessões o equipamento permaneceu bastante confortável. Além disso, mostrou-se mais leve comparado a outros modelos semelhantes.

Configuração e instalação

O Headset nativamente conecta-se ao PC apenas pela porta USB, que por sua vez habilita a placa de som interna do dispositivo. Para que ele entrasse em pleno funcionamento, foi necessária a instalação do driver proprietário e algumas configurações adicionais ao painel de controle do SO.

Após a instalação, uma vez conectado, o Headset é reconhecido automaticamente, e um ícone do aplicativo passa a ficar disponível na barra de tarefas.

IMAGEaHR0cDovL3MxNS5wb3N0aW1hZ2Uub3JnLzRvNnQ5dmsyei9jb25mMS5wbmc=

Achamos o software do HS-G700V bastante útil e flexível; a interface é amigável e possui uma grande variedade de configurações, incluindo efeitos de ambiência, equalizadores e até alguns modificadores de voz. Apesar de todos os recursos disponíveis, as definições padrões já se mostraram bem atraentes para uso em geral.

IMAGEaHR0cDovL3MxMC5wb3N0aW1hZ2Uub3JnLzcwMjRsOHBxaC9jb25mMi5wbmc=

Qualidade de som

Para processar os efeitos de virtualização dos oito canais de áudio, a Genius resolveu incluir uma placa de som dedicada junto ao Headset Cavimanus. Talvez para assegurar que os efeitos sejam processados de forma satisfatória independente do hardware que você possui. O lado ruim é que com isso, o Headset não pode ser utilizado em conjunto com outras soundboards. Então para você que investiu em uma placa de som high-end, talvez possa decepcionar-se um pouco.

Em nossos testes procuramos dar ênfase em fontes de aúdio sem compressão, como Wave, por exemplo. Tudo para não haver perdas de frequência, sendo avaliado em modo estéreo e surround.

Com as configurações para 7.1 canais, colocamos o volume ao máximo e iniciamos Battlefield 3 no PC em modo campanha. Na introdução da primeira fase "Semper Fidelis". Logo meu ouvido foi invadido pelo som de sintetizadores altamente graves, com efeitos ping-pong de sirenes e multidões reproduzidos em uma enorme potência e fidelidade. Os graves eram tão intensos e profundos que lembraram a subwoofer do meu bom e velho HT Logitech. Detalhes menores de ambiência em tonalidades mais altas também ficavam destacadas entre os graves.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlczMud2lraWEubm9jb29raWUubmV0L19fY2IyMDEyMDQxMzA4MzUwNS9iYXR0bGVmaWVsZC9pbWFnZXMvMC8wZC9TZW1wZXJfRmlkZWxpc19GTVZfLV9UcmFpbi5qcGc=

Na missão Operation Swordbraker, quando os Soldados Americanos Marines descem do veículo militar, foi possível captar a diferença entre um local fechado: abafado, leve efeito de reverb, para outro totalmente aberto; som expansivo, com diversas camadas de áudio e efeitos especiais. Conforme minha orientação visual mudava, o áudio dinamicamente se adaptava em tempo real, sendo possível ter uma percepção aproximada em 360 graus.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlczMud2lraWEubm9jb29raWUubmV0L19fY2IyMDExMTAyNjE0MzMxMS9iYXR0bGVmaWVsZC9pbWFnZXMvMi8yMS9CRjNfT3BlcmF0aW9uX1N3b3JkYnJlYWtlci5wbmc=

Nos testes com músicas, o som soava forte e bonito, contudo as frequências graves estavam a receber um tratamento mais especial quando comparado as demais. Com isso sentimos uma leve perda em qualidade dos médios e agudos. Mas nada muito alarmante.

Para maioria das aplicações que foram testadas, os altos falantes fizeram um ótimo trabalho em entregar um som sólido e encorpado com doses cavalares de graves graças ao recurso "Vibration". Esta belezinha nada mais é, que uma espécie de simulação do som gerado por uma subwoofer high-end. Uma vez ativada a função, é estabelecida uma camada extra nas frequências graves proporcionando um efeito de vibração muito agradável aos ouvidos. Este efeito fez nos sentir estar diante de um equipamento extremamente poderoso. Mesmo elevando o volume ao máximo, foram raras às vezes em que presenciamos algum desgaste nos alto-falantes.

Em suma, a qualidade geral do som foi além de nossas expectativas. A escolha dos conectores banhado a ouro possibilitaram uma condução mais precisa e fiel do áudio, resultando em um excelente desempenho global do aparelho.

Surround Virtual x Real

Talvez um dos grandes trunfos do Headset Cavimanus seja seu sistema virtual 7.1 de canais sensoriais, recurso que está presente em muitos produtos Top de linha, como no caso do Headset oficial da Sony lançado no ano passado para o Playstation 3, entre muitos outros.

Durante nossos testes, o som surround virtual do HS-G700V fez um bom trabalho em enganar meus ouvidos, me fazendo pensar que o som estava realmente atrás de mim. Mas você pode estar se perguntando, mas será que o Virtual pode substituir uma verdadeira configuração surround multi-falantes?

IMAGEaHR0cDovL3MxMy5wb3N0aW1hZ2Uub3JnL3JiOTdkanRjbi9Eb2xieTEwODBfRmluYWxfUHJldmlld3MwMDAxLmpwZw==

Bem, não. Essa é a amarga verdade: você absolutamente não estará obtendo um som claramente convincente como de um sistema de colunas de auto-falantes físicos. Mas estão próximos disso. Em modo "virtual" o que ele faz é limitar as mixagens e saídas de som de uma maneira a enganar a sua cabeça para pensar que você está ouvindo um sistema de 8 alto-falantes individuais. Toda essa mágica se deve muito mais ao software do que os alto-falantes propriamente ditos.

Compatibilidade limitada

Para os gamers de plantão que jogam em console e já estão de olho nesse Headset, uma péssima notícia: ele não possui compatibilidade para uma experiência 7.1 nos videogames. Conectado a um PS3, por exemplo, você poderá ouvir apenas o Chat dos jogos. Já os sons in-game ficarão apenas na saída convencional do aparelho. Contudo, não podemos responsabilizar diretamente a Genius, pois tal suporte dependeria também da Sony ou MS.

Prós

  1. Som de qualidade
  2. 7.1 Canais virtuais
  3. Função vibration
  4. Confortável Microfone unilateral Graves intensos
  5. Excelente alcance de volume

Contras

  1. Incompatibilidade com consoles e dispositivos P2

Conclusão

Por uma bagatela de R$200,00, e com recursos que merecem destaque como Vibration, o Headset Cavimanus pode ser uma excelente opção para os PC Gamers que buscam uma experiência 7.1 com áudio de boa qualidade e que não querem desembolsar uma fortuna para isso.

Nós sentimos falta apenas de um adaptador para usá-lo com entradas P2, que poderiam aumentar bastante as situações de uso. A ausência de uma maior compatibilidade com os consoles também limita o aproveitamento do aparelho. Fora isto, o Cavimanus HS-G700V se mostrou um Headset de excelente custo-benefício e desempenho para games e aplicações em geral, sendo recomendado essencialmente para jogadores que gostam de jogar no PC.

Da Redação

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque