Sonda Cassini registra formação de lagoas na Lua de Saturno

#Notícia Publicado por Vlivio, em .

A sonda espacial Cassini captou a formação de um lago rico em metano e de várias lagoas próximas ao equador de Titan, a maior lua de Saturno. A descoberta foi publicada na revista "Nature" nesta quarta-feira (13).

Pesquisas anteriores já haviam indicado a presença de lagos nas regiões polares de Titan. Mas, por muito tempo, se pensou que corpos líquidos não poderiam existir na parte central da Lua porque a energia do Sol naquelas latitudes faria os lagos de metano evaporarem.

"Essa descoberta foi completamente inesperada porque os lagos não são estáveis em latitudes tropicais", disse a cientista Caitlin Griffith, professora de Ciência Planetária da Universidade do Arizona, que liderou a pesquisa.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vdE11NUlxVkQxYkxvN3RpZVgyaFdYTmxEWEZiTGhyeml3MEFPeXNZdWJwbElvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEyLzA2LzEzL2x1YV9zYXR1cm5vLmpwZw==

Ao medir a luz solar refletida na superfície e na atmosfera de Titan, a sonda Cassini detectou uma região escura que, ao ser analisada com mais profundidade, sugeriu ser a presença de um lago de hidrocarbonetos de 927 quilômetros quadrados – o dobro do Champlain, um lago de água doce que faz fronteira entre os estados de Nova York e Vermont, nos Estados Unidos. Perto desse lago, os cientistas indicaram a possível presença de mais quatro lagoas rasas semelhantes em tamanho e profundidade a pântanos existentes na Terra.

Titan é um dos poucos corpos no sistema solar com uma atmosfera densa, formada por uma camada de nitrogênio e metano. O gás metano na atmosfera é constantemente quebrado pela luz do sol e cai na superfície onde é transportado de volta para os polos, local onde se condensa para formar lagos.

Os cientistas, no entanto, não acham que é por esse processo que as lagoas aparecem. Em vez disso, sugerem que pode haver uma fonte subterrânea de metano em Titan que periodicamente se abre para a superfície para formar as lagoas.

"Titan pode ter um oásis", disse Griffith.

Vlivio
Vlivio
Publicações em Destaque