'Metal Gear Rising' muda o foco da série com ação exagerada

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Objetivo do game é fatiar e picar os inimigos com espada ninja.

Gráficos do jogo estão abaixo do esperado.

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1hUzh0UFZ5SlVjdy9Uc1dlcHgxWHZHSS9BQUFBQUFBQUU4QS9fQ0k4VFNVSElkWS9zMTYwMC9NZXRhbF9HZWFyX1NvbGlkX1Jpc2luZ19XYWxsXzJfYnlfQ3Jvc3NEb21pbmF0cmlYNS5wbmc=

Originalmente, a série "Metal Gear Solid" traz objetivos que envolvem espionagem e uma história fantástica. Em "Metal Gear Rising" (veja o trailer ao lado), o foco da série é outro: combates contra diversos inimigos com golpes exagerados em que o jogador pode fatiar tudo o que vê pela frente. O G1 testou o game na feira Electronic Entertainment Expo (E3), a maior feira de videogames do mundo.

Em "Rising", em vez de Solid Snake, o jogador controla o ciborgue-ninja Raiden, que possui habilidades especiais para usar sua espada katana e enfrentar inimigos poderosos. Ele consegue atacar diversos adversários ao mesmo tempo, saltar grandes distâncias e, para cortar o inimigo em pedacinhos, faz o tempo ficar mais lento.

"O grande destaque é poder fatiar os inimigos quantas vezes quiser e conseguir em um curto espaço de tempo", disse ao G1 Atsushi Inaba, produtor do título que, em vez da Kojima Productions (empresa do criador da série Hideo Kojima) está sendo feito pela Platinum Games. "Estamos dando a possibilidade de, com Raiden, o jogador ter outra experiência de jogar a série 'Metal Gear'".

Inada disse que o convite de fazer "Rising" foi feito por Kojima em um bar no Japão. O game já estava em desenvolvimento pela empresa do criador da série e foi anunciado em 2009, mas o resultado não agradou. A Platinum Games de Inada trabalha no título desde 2011 e a escolha do estúdio foi feita por outro game de ação similar, "Bayonetta", que fez bastante sucesso. "Recriamos o jogo do zero. A Kojima Productions nos passou detalhes dos personagens do game, seu estilo, e criamos a fundação do jogo baseada nisso", disse Inada.

Mais pontos por fatiar os inimigos

A ideia do game é usar as habilidades robóticas de Raiden e fatiar e picar os inimigos. No combate, ao enfraquecê-los usando golpes tradicionais, o jogador pode pressionar R2 no PlayStation 3 (ou RT no Xbox 360) para que a ação fique em câmera lenta. Com a alavanca analógica da direita, ele pode selecionar a direção do corte e cortar o inimigo ou o objeto diversas vezes, o que garante mais pontos

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vTHR5WGR5YWJ3M21SWWlsSWZ4Yk9GSF91LWVkT0xHeF9DREI3emJaM2JuVklvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEyLzA2LzA4LzAxemdhbWVlZWVlZWVlLmpwZw==

'Metal Gear Rising' traz ação exagerada para os consoles

O movimento é limitado e exige que uma barra de energia, localizada abaixo da barra de vida, esteja cheia. Ele se enche aos poucos conforme o jogador elimina os soldados inimigos. E quanto mais vezes o adversário for fatiado, mais pontos o jogador receberá.

"Metal Gear Rising" é tão focado na ação que não há nem um botão para de defender ou se esquivar dos ataques adversários. Para não sofrer danos, é preciso dar um golpe ao mesmo tempo em que o inimigo tenta atacar o jogador.

No teste, a movimentação de Raiden estava um pouco "dura" e a câmera por vezes não focava na ação. Os produtores afirmam que, na versão final, com lançamento previsto para o início de 2013, estes problemas não estarão disponíveis.

Três promessas para ficar de olho em 'Metal Gear Rising':

1 – Os problemas com o visual do game como baixa qualidade de texturas e personagens com serrilhado serão corrigidos, bem como a câmera que por vezes não foca na ação.

2 – Os produtores estudam usar controles de movimento como o Kinect e o Move para que os jogadores se mexam em casa para fatiar os inimigos.

3 – O game acontece depois de "Metal Gear Solid 4" e foi prometido que personagens da franquia, como Solid Snake, talvez apareçam no jogo.

Mesmo assim, ao tentar eliminar um robô, a câmera deu vantagem para a máquina, que conseguia se aproveitar do problema. Mas, quando Raiden finalmente a atacou com eficácia, a cena – bastante exagerada – o mostra picando o robô, pegando sua fonte de energia para se "alimentar" e fugindo antes que a máquina exploda. O mesmo acontece quando ele enfrenta um helicóptero: ele sobe em mísseis lançados, um a um e, quando está acima da aeronave, pica suas hélices para que ela caia.

Quando perguntado se achava interessante ter uma versão para os sensores de movimento Kinect ou PlayStation Move, em que o jogador faria movimentos para fatiar tudo o que vê pela frente, Inada rui – talvez essa foi a pergunta que ele ouviu mais vezes na E3. "Se é isso que os fãs querem, pode ter certeza de que colocaremos, mas acho que eles estão satisfeitos com o nosso trabalho".

Talvez Inada esteja errado nesta afirmação. "Metal Gear Rising" tem dividido os fãs da franquia de espionagem que nada tem a ver com a ação exagerada deste game. Outro fator que preocuparia os fãs é que o visual do jogo – a série sempre foi conhecida pelos gráficos espetaculares – deixa a desejar. Para manter uma taxa de 60 quadros por segundo, o que passa uma sensação de movimentação mais veloz na tela, a qualidade dos personagens, com exceção de Raiden, foi comprometida.

O jogo apresenta muito serrilhado e as texturas parecem lavadas. A versão de PlayStation 3, onde a série "Metal Gear Solid" nasceu, é bastante inferior quando comparada com a do Xbox 360. A sensação de olhar para o game na plataforma é que ele está fora de foco e que faltam cores. Mas Inada, ao lado de Yuji Korekado, produtor do jogo pelo lado da Kojima Productions disse que este problema seria corrigido na versão final ao lado dos problemas de câmera.

A Konami corre um grande risco em levar a série "Metal Gear" para este caminho com "Rising", ainda mais com a qualidade abaixo do padrão da série. No entanto, se o título não agradar aos fãs, deve agradar quem gosta de games de ação exagerada como "Devil May Cry", "Bayonetta" e "Vanquish".

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi5nYW1lcmFudC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzL01ldGFsLUdlYXItUmlzaW5nLVJldmVuZ2VhbmNlLVNjcmVlbnNob3QtNi01NzB4MzIwLmpwZw==

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,