Videogame pode ajudar a identificar uso de drogas

#Notícia Publicado por SelenrodRS, em .

O jogo deriva da mesma tecnologia usada pelos agentes do FBI em seus interrogatórios.

IMAGEaHR0cDovL2NkbjIudWJlcmdpem1vLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wNS9MSUUtcG9wdXAuanBn

Um dos principais problemas de saúde pública atualmente é o uso de drogas. Pensando nisso, um grupo de médicos do Northwestern Memorial Hospital, nos Estados Unidos, desenvolveu um videogame que irá ajudar os estudantes de medicina a treinarem técnicas de reconhecimento de pacientes viciados em drogas.

O videogame, desenvolvido com base em outra pesquisa do Dr. Michael M. Fleming, da Northwestern University Feinberg School of Medicine, é derivado da mesma tecnologia utilizada pelo FBI durante seus interrogatórios com pessoas suspeitas.

De acordo com o Ubergizmo, o jogo usa a voz de um ator para simular uma conversa hipotética com um paciente. O game, por sua vez, gera respostas com base nas perguntas elaboradas pelos médicos e, o médico deve ser capaz de identificar os indícios de dependência química de acordo com o paciente simulado na tela do computador.

Isso não é algo para o qual os estudantes de medicina têm sido tradicionalmente treinados. São conversas difíceis de ter, afirmou ao The New York Times Dr. Fleming.

O software do jogo foi desenvolvido pelo Dr. Dale Olsen, ex-professor de engenharia da Johns Hopkins University e segundo ele, o jogo pode custar aproximadamente US$ 50 uma hora. O sistema foi projetado para ser utilizado em 10 sessões de 15 a 20 minutos apenas.

O game educativo inclui mais de 2 mil frases do paciente e o jogador poderá escolher entre 1.500 perguntas e respostas, selecionando uma de cinco a sete opções que aparecem na tela quando o paciente está falando.

O jogo, que deverá estar disponível online para escolas de medicina por uma pequena taxa nas próximas semanas, visa ajudar os médicos a adotarem uma postura mais colaborativa e menos acusatória com os pacientes que são dependentes químicos.

Selenrod
Selenrod #SelenrodRS
, Republica Riograndense
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,