Miyamoto recebe prêmio da realeza espanhola; conheça sua trajetória

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Shigeru Miyamoto ganhou mais um prêmio. Desta vez, vem da família real espanhola. O pai de Mario recebeu as honras do Prince of Asturias Prize, dado pela fundação do príncipe daquele país a profissionais de destaque principalmente nas áreas de educação, comunicação e cultura. Um dos argumentos dados pelos organizadores para que Miyamoto fosse homenageado é o fato que ele produz games sem promover a violência.

Por causa disso, receberá cerca de R$ 130 mil para investir na carreira. "Vou continuar meus esforços para que os games continuem a oferecer diversão e alegria para as pessoas de todas as gerações em todo o mundo", agradeceu o mestre. Prêmio merecido.

IMAGEaHR0cDovL25pbnRlbmRvd29ybGQuY29tLmJyLy9icy5tZWRpYS9mdWxsLy9taXlhc3R1cmlhczAxX2luLmpwZw==

Trajetória

Chame-o de Walt Disney dos games e ele não vai gostar. Chame-o de Jimi Hendrix e talvez goste, já que é guitarrista nas horas vagas. Ele é merecedor dos elogios, mas Shigeru Miyamoto não gosta de se gabar. Sim, o designer tem uma importância sem tamanho para a indústria de games.

Quando entrou em 1977 na Nintendo, imaginava que seguiria a carreira de projetista de brinquedos. Naquela época, a empresa mudava de foco, mirando o novo mercado de jogos eletrônicos.

O rapaz acompanhou a criação dos primeiros fliperamas e, solicitado pelo diretor e mentor Gunpei Yokoi, logo teve de mostrar seu talento em um projeto de emergência. Apesar de um relativo sucesso no Japão de seus produtos, o mesmo não ocorria nos Estados Unidos. A então recente divisão americana era o passo mais audacioso da Big N. Se não desse certo, acabaria prejudicando a companhia.

IMAGEaHR0cDovL25pbnRlbmRvd29ybGQuY29tLmJyLy9icy5tZWRpYS9mdWxsLy9taXlhc3R1cmlhczAyX2luLmpwZw==

Da crise financeira surgiu um jogo com um macaco que sequestrava uma garota. O namorado dela deveria salvá-la do alto de uma construção inacabada. Era um plano B para um game do Popeye, que não foi lançado por problemas de licenciamento. Donkey Kong invadiu as casas de fliperamas norte-americanas. O gorila conquistou os gamers e deu lucro. Miyamoto ganhou a confiança dos donos da Nintendo e o pedido de sequências para o título.

No início dos anos 1980, saíram os primeiros portáteis da empresa. Cada Game & Watch era vendido com um único jogo. Inclusive, versões de DK. Com uma relativa paz financeira, o designer se voltou para projetos mais complexos. Um deles era Mario Bros., em que o encanador e Luigi, o irmão dele, deveriam acabar com tartarugas que haviam invadido os encanamentos de Nova York.

Além dos fliperamas, o titulo foi adaptado para Atari. Divertir-se com um game por meio de um console de mesa parecia atraente para a Nintendo. Com isso, foi lançado em 1983 o Family Computer System, o Famicom.

IMAGEaHR0cDovL25pbnRlbmRvd29ybGQuY29tLmJyLy9icy5tZWRpYS9mdWxsLy9taXlhc3R1cmlhczAzX2luLmpwZw==

O aparelho, contando com a versão ocidental, foi o mais vendido da companhia até a criação do Wii, em 2006. Grande parte do bom desempenho é fruto da popularidade dos games Super Mario Bros. (1985) e Legend of Zelda (1986).

Pelo acerto consecutivo, Miyamoto foi escolhido para produzir Super Mario World, game de lançamento do Super Famicom (SNES). E assim por diante: Super Mario 64 para Nintendo 64; Luigi's Mansion para GameCube e Wii Sports para Wii.

Em trinta anos de serviços prestados e centenas de produções realizadas, o game designer se destacou pelos softwares de temáticas diversas, mas sempre com o mesmo objetivo: são feitos para pessoas de oito a oitenta anos.

por Ahhh Walace pop

Anônimo
Anônimo