Jogos estão virando livros, isso é bom?

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2VuZ2lub3NzYXVyby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDUvMlEyVnktMTAwMHg1MDAuanBn

Com certeza já passou pela cabeça de inúmeras pessoas ter um filme do jogo X. Mas se simplesmente tiver apenas um livro?

Será que a adaptação de jogos para livros é uma coisa boa? Nós sabemos que livros viram filmes, filmes viram livros, mas raramente vemos jogos entrando para a literatura. Se você for realmente fã do jogo, você vai ficar maluco por ter a chance de ler. Saber mais sobre aquela história e se sentir mais apaixonado pela obra. E tem o fator sucesso: se o jogo teve tanto reconhecimento mostra que é bom. Aí é só passar um tempo a mais e ver se a sua segunda fase (livro) também deu certo. Um grande exemplo disso nada mais é que a série Assassin's Creed que recentemente foi adaptada para o universo literário. Com o sucesso do jogo e milhões de cópias vendidas ao redor do globo, o livro se manteve na lista dos tops mais vendidos no período do ano passado. O BOOM foi tão grande que a editora Galera Record aproveitou o embalo e já trouxe o segundo livro, AC: Irmandade.

Segundo livro da série

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzV4WWZILmpwZw==

Um livro fiel ao jogo de cima à baixo, conta de maneira extremamente próxima a história do segundo jogo em diante (Porém com uma ou outra divergência que não altera praticamente nada). Só que algumas pessoas que não simpatizam com o jogo podem achar que a narrativa é um pouco lenta. Que Bowden não consegue prender o leitor ao livro depois de um certo tempo de leitura. Mas por outro lado, para quem é apaixonado pelo jogo, consegue perceber a igualdade do jogo com o livro e não liga muito para o problema da narrativa. Talvez o real problema desse livro seja, pra quem já jogou, ver a história toda de novo. Não que não seja interessante você poder entender melhor, a questão é que você JÁ sabe aquilo tudo. Se o autor tomasse posse dos personagens, do universo e fizesse em cima disso uma história nova as coisas ficariam mais interessantes. Você já estaria familiarizado com a personalidade dos personagens e conseguiria vê-los em uma aventura jamais vista antes. O que seria muito mais legal e não seria "dinheiro jogado fora". Tendo em vista esse pensamento, Christopher Golden fez um livro com nada mais nada menos que nosso querido amigo Nate Drake. Uncharted: O Quarto Labirinto é o tipo de livro que você já conhece a maneira que as coisas podem acontecer e como será resolvida. Isso se você já jogou algum jogo da série (Se você não jogou, JOGUE!). Com a narrativa bastante simples, o livro vai apresentar ação em quase todas as páginas. Raríssimos momentos serão de "cenas" sem ação. Mas essas partes são boas porque são detalhadas e de certo modo essenciais para a história.

Playstation nos livros

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3RscHJlLmpwZw==

Todos os livros são essenciais para todos os apaixonados por jogos e para quem gosta de uma boa literatura também!

Anônimo
Anônimo