Estação Espacial Internacional receberá aeronave particular

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3JldmlzdGFnYWxpbGV1Lmdsb2JvLmNvbS9SZXZpc3RhL0dhbGlsZXUyL2ZvdG8vMCwsNjkzODcwMzUsMDAuanBnFeito inédito acontece nesse sábado; na bagagem, experimentos científicos de crianças e carga de suprimento de roupas e alimentos para os astronautas da Estação

A História da exploração espacial ganha um novo capítulo neste sábado, dia 19 de maio. Pela primeira vez, uma aeronave privada vai ser acoplada à Estação Espacial Internacional, maior satélite habitável já construído pelo homem.

A Space X, empresa pioneira no ramo da navegação espacial, irá lançar o foguete Dragon 9 neste sábado, direto do Cabo Canaveral, nos EUA. O lançamento é, na realidade, um teste. Ao chegar à órbita, a aeronave irá realizar uma série de manobras, tendo que passar por debaixo da Estação Internacional para demonstrar a capacidade de seus sistemas de navegação e comunicação. Se tudo correr como o esperado, o astronauta da Nasa, Donald R. Pettit, irá usar o braço robótico da Estação para acoplar o Dragon 9 à ela.

Dentro da aeronave, estão comidas e roupas para suprir os astronautas da Estação. Esses itens não foram escolhidos por acaso: se a missão falhar, a Nasa considera que a perda da carga não será um grande prejuízo. Agora, se a demonstração der certo, a Space X vai dar início à um contrato de 1,6 bilhão de dólares com a Nasa, em que estão previstas mais 12 missões do tipo.

Apesar de ser um acontecimento único, os experimentos científicos, sempre presentes nessas oportunidades, serão bastante tímidos. Apenas pesquisas de estudantes do ginásio embarcarão no Dragon 9. Em uma iniciativa promovida pelo Centro Nacional para Terra e Educação Científica Espacial dos EUA, 11 projetos diferentes serão postos à prova. Em um deles, dois estudantes da Califórnia querem saber se o suco de uva se transforma em vinho mais rápido no espaço. Eles acham que a fermentação será mais veloz lá em cima. Os efeitos da baixa gravidade também devem ser pesquisados em bactérias devoradoras de plástico e em remédios que combatem a perda óssea.

Não é de hoje que empresas privadas atuam com força no setor, se aproveitando da crise de investimentos públicos que a exploração espacial sofre. O lançamento de sábado, aliado à criação da Planetary Resources escancara essa tendência.

Anônimo
Anônimo