O caso Mass Effect 3 e a fúria contra a bioware

#Artigo Publicado por scheldon, em .

Muito tem se falado de MAss effect 3 e sua repercussão, mas pouco tem se explicado do porque dessa recepção negativa que motivou abaixos assinados e até ações judiciais contra a sua produtora, então para esclarecer os incautos (e para acabar com os comentários infelizes vindos de pessoas pouco informadas ou de coisa pior) estou escrevendo esse pequeno texto.

Derrapada inicial

Logo no anuncio do game foi dito para os jogadores guardarem os saves dos jogos anteriores, porém quem carregou seus saves antigos percebeu que tirando seu status e level muito pouco mudou, o que mudou foi "adequado" a "nova" historia do jogo.

Vamos aos exemplos:

- No primeiro game você tinha a opção de escolher quem seria o representante dos humanos no conselho, mas isso é perda de tempo pois o jogo é rescrito para colocar quem os produtores querem (é, ainda da pra encarar).

- algum personagem do game morreu no seu save? Sem problemas, para a trama não sair do roteiro (o que é curioso já que mass effect É UM JOGO DE ESCOLHAS, e é vendido com a propaganda de " faça a sua própria historia", enfim) vai aparecer um novo personagem idêntico ao defunto para tomar o seu lugar, alguns personagens até vão fazer piadas sobre o "não-mordin" e a "não-tali", dependendo do seu senso de humor e apego para com o jogo e sua proposta isso pode não incomodar, mas não se preocupe meu amigo, isso é só o save game, ainda nem começamos o jogo.

Recheio sem gosto

As mudanças anteriores são fruto da bioware tentar deixar o jogo mais condizente com as novelas e HQs de ME (que são mau escritas e chatas na melhor das hipóteses) e isso vai deixar o jogo bem linear (suas escolhas não vão mudar absolutamente nada no jogo) e vão criar umas situações que nem com muita suspensão de descrença* da pra engolir, e se prepara que vão vir uns """"""spoilers"""" não se preocupe, o jogo não revela nada, absolutamente nada de relevante.

Se você viu os trailers ou jogou a demo já sabe que o game começa com você na corte marcial sendo acusado de....... Nada! Você por defalt nos jogos anteriores desrespeitou ordens de superiores, se aliou a terroristas e até explodiu um sistema solar, mas não é acusado de nada formalmente. Isso pode passar batido mas o que vem depois é hilário caso você tenha um senso de humor peculiar, no começo da invasão dos reapers um garotinho morre e você fica tão perturbado com isso que tem até pesadelos, MESMO QUE VOCÊ ESTEJA NO MAIS ALTO NÍVEL DE RENEGADE. E olhe só que cômico, quando você escolhe a historia passada do seu shepard, você sempre da um backgroud muito sinistro pra ele, mesmo que você escolha ser paragon, quem se deu ao trabalho de ler os passados disponíveis viu que tem material pra muita noite em claro ali, e como já dito, no decorrer da historia você faz muitas coisas de forma compulsória (a galáxia que você explodiu #¥%€#), mas nada disso importa, como agora as escolhas são irrelevantes os produtores escolheram que a morte de uma pessoa pela qual você não tem culpa alguma é crucial("mas você não entendeu isso deu um rosto a tragédia blá blá blá", filho, como eu já disse você fez coisa pior e foi traçar um ÉT depois).

Se você só esta jogando por jogar, tenho uma boa noticia, as batalhas inda estão divertidas para o padrão do jogo (embora a dificuldade não esteja assim tão difícil), e temos o multiplayer.

O final????? Ou spoiler sem spoiler

Agora que o bicho pega, como já falei em tópicos, o """""final"""""" já é ruim, mas o contexto da obra que deixa tudo brilhante.

Bem, depois de fazer todas as missões do jogo, e do multiplayer, afinal se não fazer o multiplayer você só destrava 60% dos recursos, você esta na ultima missão e tem 3 escolhas que vão definir o final do jogo (como já disse antes, tudo pelo que você passou e escolheu é inútil), você vê a sua animação final, que além de inconclusiva mostra algo que você sabe que vai acontecer desde o final do primeiro (serio, mass effect 2 foi completamente descartado), mas esse não é um final do jogo, SÃO TODOS OS 3, isso mesmo, todos os finais são idênticos, com tirando uma cor que muda é tudo a mesma coisa.

Porém caso você tenha jogado o multiplayer a contra gosto para garantir 100% você terá um extra, UMA TELINHA DIZENDO QUE O FINAL SERÁ MOSTRADO EM UMA DLC, isso não é brincadeira, jogue e veja com seus próprios olhos o apogeu da máfia das DLCs.

Resumindo, não é só uma questão do jogo ter problemas quanto a sua própria proposta (vamos convir, as batalhas ainda são divertidas) ou ao """"""""final"""""""" ruim e inconclusivo (mesmo os produtores falando em todas as entrevistas que o jogo ia fechar todas as pontas soltas entre outras promessas). O grande erro do jogo é chamar o consumidor de idiota e vender um produto incompleto, não é nem um personagem ou missão extra, é o próprio final do jogo, e isso na maior cara de pau.

*= suspensão da descrença, é o recurso narrativo de impor regras para um mundo fantástico/fictício afim de justificar seus acontecimentos.

scheldon
scheldon
, Tewksbury, Massachusetts, United States
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,