O Futuro dos e-Sports

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zdGFyY3JhZnQyYnJhc2lsLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wMy9NSVQtU2xvYW4tZVNwb3J0cy1wYW5lbC5qcGc=

Pela primeira vez, a Conferência Analítica de Esportes do MIT (Massachusetts Institute of Technology) sediou um debate sobre e-Sports para descobrir o que são, por que estão curtindo um momento de crescimento enorme, e o que o futuro lhes reserva. Um desenvolvedor, um dono de time, um narrador e um gerente de liga foram representados por Mike Morhaime da Blizzard, Alex Garfield dos Evil Geniuses, Sean "Day[9]' Plott e Sundance DiGiovanni da MLG, respectivamente. Como Day[9] colocou, "Os números estão se tornando assustadoramente grandes!", e a proliferação das tecnologias de streaming junto com o crescimento do StarCraft 2 prometem mudar os e-Sports definitivamente.

A MLG já tem 10 anos, diz DiGiovanni. As pessoas que conhecem nossa organização tem um grande apego pelos títulos que transmitimos no passado. Mas nunca estivemos numa posição onde tivéssemos o título certo, a tecnologia certa, e uma grande audiência, tudo ao mesmo tempo. Agora temos.

Os números estão se tornando assustadoramente grandes!

Morhaime vê o atrativo do StarCraft como sendo muito semelhante ao do Poker (uma analogia que os palestrantes usaram muitas vezes durante o debate). "Você, como espectador, pode ver toda a informação, " Morhaime diz. "Você vê o que ambos os jogadores estão vendo, e toda a assimetria da informação que você tem no Poker, quando você sabe que um deles está em 80% e o outro em 20%, e os jogadores não sabem disso, e precisam e precisam meio que tentar a sorte ou adivinhar o que o outro tem e que estratégia eles vão usar, tudo isso cria muita tensão durante o jogo."

Mas nem tudo são flores. Os modelos de negócio e métricas são instáveis e obscuros, e alguns aspectos dos negócios de e-Sports são simplesmente estranhos.

Day[9] comentou sobre a incrível possessividade da comunidade com seu hobby e as pessoas que o tornam possível. Diferentemente de uma relação de mídia normal de consumidor-fornecedor, os fãs de e-Sports costumam agir com um forte senso de sociedade. Por exemplo, quando ele pede uma doação de US$ 5,00 para o Day[9] Daily, ele constantemente se surpreende com as respostas da comunidade do quanto ele deve pedir. Ele diz coisas como "Gente, isso vai ajudar para que o show continue de graça. Mas ninguém obrigado a contribuir. E vou tentar não rodar tantos comerciais." Então sou inundado com uma torrente de emails, dizendo que eu deveria rodar mais comerciais. "Rode 15 comerciais por hora! Assim vai ter mais dinheiro!" É uma loucura esse tipo de feedback da comunidade!"

As coisas pioram um pouco para os donos de time e organizadores de torneios, que estão negociando num ramo que ninguém entende direito nem sabe quantificá-lo. Garfield explica: "Como dono de time, eu não posso simplesmente aplicar matemática básica no meu negócio. Eu não posso dizer que pra cada dólar que eu gastar em salário para esse jogador e no custo de enviá-lo para tal torneio, eu vou receber de volta 2 dólares em valor de revenda que eu posso dar em troca de patrocinadores. E é assim que um time deveria fazer dinheiro."

Rode 15 comerciais por hora! Assim vai ter mais dinheiro!" É uma loucura esse tipo de feedback da comunidade!

Mesmo assim, isso são problemas que provavelmente serão resolvidos com mais tempo e comunicação entre as partes interessadas. No momento, os e-Sports estão evoluindo enquanto se tornam mais prósperos, e os modelos de negócio mudarão para refletir isso. O CEO da MLG Sundance DiGiovanni diz que a MLG Winter Arena teve tanto sucesso, que ele pretende rodar mais 6 Arenas com pay-per-view nos próximos 12 meses. E o mais importante: ele imagina que a MLG está construindo algo sustentável.

"Sim, é tudo para os fãs e jogadores de hoje, mas principalmente, é para os garotos de 12 anos de hoje," ele diz. "Por que eles vão crescer, e quando tiverem 16 anos, eles vão dizer: "Mãe, pai, quero ir neste torneio!" Eles vão entender as regras. Eles vão identificar os bastidores. Eles vão saber o que está em jogo e o que não está, e quais são as boas jogadas. Por que eles vão crescer com isso."

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,