Firefox versão Metro já está sendo desenvolvido pela Mozilla

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Lembra dos planos da Mozilla de desenvolver uma versão do Firefox para a interface Metro? Então, o projeto está indo pra frente. Um dos integrantes do time de desenvolvedores, Brian R. Bondy, em seu blog, explicou como anda o projeto e as dificuldades até então encontradas. Ele diz que no Windows 8, há três categorias de aplicativos, a saber:

  1. Aplicativos desktop clássicos (os que já estamos acostumados);
  2. Aplicativos Metro (que se integrarão à nova interface);
  3. Navegadores desktop com estilo Metro

Como devesse imaginar, a querida raposa de fogo se enquadra na última categoria. Isso por que se o browser fosse escrito como um app Metro padrão, ele não poderia gozar de certos privilégios no sistema que, por exemplo, o IE 10 tem. Isso, por si só, já lhe daria uma grande desvantagem em relação ao navegador padrão da Microsoft.

A Gigante de Redmond, de acordo com as afirmações do desenvolvedor, alterou algumas diretrizes no sistema e abriu algumas partes para que terceiros pudessem escrever seus aplicativos. O problema, é que há muito pouca documentação a repeito, e sem a tal documentação, fica muito complicado programar um software.

Os desenvolvedores contam apenas com este documento (*.docx) da Microsoft e algumas anotações feitas pelos desenvolvedores relatando suas experiências e descobertas. Assim, eles praticamente estão tendo que descobrir todas as especificações para criarem o Firefox estilo Metro. Um verdadeiro jogo de erros e acertos.

Outra diretriz da Gigante de Redmond, é que o navegador funcione perfeitamente tanto na versão Metro, quanto na interface padrão, assim como acontece com o IE 10. Além do mais, o browser em sua roupagem Metro só seria executado se ele fosse definido como padrão pelo usuário.

Segundo a Microsoft, isso é para facilitar ainda mais a vida dos usuários. Eu, da minha parte, gostaria de poder executar qualquer navegador em estilo Metro sem ter de defini-lo como padrão. Mas faz sentido essa decisão da empresa.

A Mozilla Foundation está trabalhando em cima de acertos e erros para desenvolver corretamente o Firefox Metro. Se a Microsoft mudar alguma especificação ou alterar alguma coisa no sistema que afete o comportamento dos navegadores, é provável que a fundação tenha de trabalhar ainda mais.

Mas acredito que a Microsoft não vá dificultar as coisas, ela não é idiota. Ela sabe muito bem que se dificultar, ou ainda, impedir o desenvolvimento de outros navegadores Metro, ela sofrerá uma grande pressão dos usuários e, quem sabe, um processo antitruste. O IE 10 está realmente muito rápido e eu gostei do conceito. Porém, não consegui usá-lo para trabalho.

O meu maior incômodo, são as abas escondidas. É preciso clicar com o botão direito na parte superior da tela para ter acesso a elas. Estou ansioso para ver como os outros navegadores tratarão estas e outras temáticas e qual será mais acessível. À propósito, veja uma prévia do visual do Firefox:

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ndWlhZG9wYy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDMvU2NyZWVuc2hvdC0yMS02MDB4MzM3LnBuZw==

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,