Wikipedia sairá do ar por 24 hrs para barrar lei anti-pirataria

#Notícia Publicado por Ewerton Ferreira, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ldXZpYWxpLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wMS9zb3BhLmpwZw==

NOVA YORK, 16 Jan (Reuters) - A Wikipédia, conhecida enciclopédia online editada por meio de um sistema comunitário, retirará do ar seu site de língua inglesa por 24 horas a fim de buscar apoio contra a proposta de legislação anti-pirataria que seu fundador Jimmy Wales diz ameaçar o futuro da Internet.

O serviço norte-americano será a marca de maior renome a fazer parte de uma crescente campanha que terá início às 3 horas de quarta-feira (horário de Brasília). Seus membros retirarão seu conteúdo do ar de modo a permitir aos visitantes apenas visualizar conteúdo sobre os polêmicos Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect Intellectual Property Act (PIPA).

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zdXBlcmRvd25sb2Fkcy5jb20uYnIvaW1hZ2Vucy9tYXRlcmlhczIwMTIvMDA4L1NPUEEtbG9nby1HLUUtNjIweDMwMC5qcGc=

A informação disponível encorajará os leitores da Wikipédia a entrar em contato com um membro do Congresso do local em que residem para pedir que ele vote contra as propostas de lei. Outros sites menores que lideram a campanha são o Reddit.com e o Cheezburger.

"Essa é uma legislação escrita atrapalhadamente e que representa um perigo à Internet aberta", disse Wales em entrevista.

A decisão de retirar o site do ar foi tomada em uma votação entre os membros da comunidade de contribuintes e de editores da Wikipédia, disse Wales. A versão de língua inglesa da enciclopédia recebe mais de 25 milhões de visitantes diários de todo o mundo, de acordo com dados fornecidos pela empresa de pesquisa de mercado comScore.

As propostas de lei colocam empresas de tecnologia como Google e Facebook contra aqueles que apoiam as medidas, grupo que inclui estúdios de Hollywood e selos de música, que dizem que a legislação é necessária para proteger a propriedade intelectual e empregos.

Ewerton Ferreira
Ewerton Ferreira
, Belém
Publicações em Destaque