Rifle XM25 tem munição explosiva controlada por computador

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Com o dobro da capacidade da AK-47, arma produz estilhaços capazes de matar ou ferir praticamente qualquer inimigo.

WWZtZGlFVjU1OTg=

Procurar objetos ou construções que forneçam cobertura é uma das táticas mais efetivas para sobreviver a um combate armado. Essa estratégia, empregada tanto em combates reais quanto por jogos com a série Call of Duty, está com os dias contados se depender do XM25, armamento fruto da parceria entre a empresa americana ATK e a alemã Heckler & Koch.

Pesando 6 quilos, a arma dispara cápsulas de 25 milímetros capazes de perfurar praticamente qualquer espécie de cobertura. Dentro de cada bala, há um pequeno computador que provoca explosões controladas, os estilhaços gerados pelo processo são os reais responsáveis por incapacitar ou matar os inimigos.

Diversas XM25 foram empregadas em mais de 200 ocasiões durante a ocupação norte-americana do Afeganistão, com resultados geralmente favoráveis aos soldados que carregavam o armamento. O bom desempenho fez com que as forças do exército encomendassem 36 novos rifles para empregá-los em combate.

Balas inteligentes

Cada uma das balas disparadas pelo XM25 pode ser programada pelo atirador através de um computador interno ao rifle. Usando a mira telescópica da arma, um soldado consegue determinar sua distância do objeto que deve ser atingido, que pode ser ajustada manualmente para obter resultados mais eficientes.

IMAGEaHR0cDovL2lieGsuY29tLmJyLzIwMTIvMS9tYXRlcmlhcy80MTE1Mzg5ODAxNjEyMTgxMS5qcGc=

Após o disparo ser realizado, o computador interno calcula a distância percorrida pela bala e aciona a explosão no momento exato em que foi programada. Todo o processo leva menos de cinco segundos, geralmente resultando em ferimentos graves ou na morte dos alvos pretendidos.

Custos elevados

O rifle já inspirou imitações de fabricantes na Coreia do Sul e na Alemanha, porém até o momento ninguém conseguiu replicar de maneira eficiente suas características. Toda essa tecnologia tem um custo bastante elevado: cada rifle custa US$ 35 mil para ser fabricado, e cada bala vale algumas centenas de dólares.

IMAGEaHR0cDovL2lieGsuY29tLmJyLzIwMTIvMS9tYXRlcmlhcy80MTE1Mzg5ODAxNjEyMTgzNS5qcGc=

Quem quiser testar o rifle, mas não tem nenhuma inclinação em participar de batalhas reais, pode recorrer ao mundo dos jogos eletrônicos. O XM25 é uma das armas disponíveis para ajudar a vencer a Terceira Guerra Mundial em Call of Duty: Modern Warfare 3.

Anônimo
Anônimo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque