Aonuma: "Impressionar Miyamoto é o que me mantém motivado"

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aWktYnJhc2lsLmNvbS9hcnF1aXZvLzAwNTUzMjMwMDEzMjYwMjIzMTYuanBn

Em uma entrevista à Develop, o produtor da série The Legend of Zelda Eiji Aonuma fez comentários sobre sua relação com o designer Shigeru Miyamoto, o sucesso das aventuras de Link, e mais.

Para ele, fãs ainda tem tanta paixão pela franquia 25 anos após sua concepção original porque os jogos não podem ser "catalogados" com facilidade. "Eu acho que é porque Zelda não se encaixa em nenhum gênero de jogo perfeitamente," afirmou Aonuma. "Nossa meta nunca foi encaixar os jogos em um gênero específico, mas sim apenas continuar fornecendo experiências únicas que todos podem aproveitar."

"É claro, há certas técnicas e certos aspectos básicos que são similares através da série, mas o que nós realmente tentamos fazer com cada Zelda é oferecer um novo mundo que as pessoas podem aproveitar e viver," continuou. "Ao longo desses 25 anos, apesar de termos continuamente trabalhado na série, nós sempre tivemos muitas ideias, e sempre pudemos utilizá-las, que é algo que acredito que nos manteve nos trilhos por todo esse tempo."

Para Aonuma, o mérito da criatividade de cada Zelda recai sobre os membros de seu time de desenvolvimento. "Eu tenho um time de artistas, engenheiros, criadores e vários outros excelentes profissionais, e o sr. Kondo e seu time sonoro são muito talentosos e fortes," revelou. "Trabalhando juntos, todas essas pessoas sempre tentam criar um Zelda melhor que os anteriores, focando-se em fazer experiências cada vez mais polidas. Meu papel nesse processo agora é só criar a estrutura básica para que essas pessoas criativas possam realmente florescer e mostrar seus potenciais."

Apesar de terem objetivos comuns, Aonuma afirma que ele e seu time possuem motivações diferentes em seu trabalho. "Meu time realmente são motivados pela ideia de ver os jogadores aproveitando suas criações. Isso é o que eu tento fazer com que eles busquem e é o porquê deles investirem parte de suas vidas ao longo de vários anos na produção destes jogos," afirmou o produtor. "No meu caso, para mim o que conta é impressionar o sr. Miyamoto. Esse é o grande fator que me mantém motivado."

O produtor prosseguiu, revelando que sua experiência com jogos Zelda anteriores foram importantes na criação do mais recente capítulo da saga de Link. "O desenvolvimento de Skyward Sword, eu diria, começou com uma reflexão sobre Twilight Princess a respeito de como poderíamos melhorar algumas coisas que não achamos ideais neste," revelou. "Twilight Princess tinha um mundo muito grande, e o que tentamos fazer com ele era dar uma noção de realidade; nós queríamos criar uma experiência que passasse a impressão de um mundo real. Olhando para trás agora, acho que talvez ele fosse grande demais e não tivesse coisas suficientes nele para que os jogadores pudessem aproveitá-lo e serem desafiados por ele."

"Com Twilight Princess em mente, minha determinação para com o novo Zelda era não apenas fazer dele um jogo grande e dos ambientes vastos, mas oferecer ao longo do caminho experiências encontradas através do mundo. É por isso que existem três grandes áreas na superfície e a grande cidade de Skyloft. Mesmo quando você revisita áreas por todos os lados estão novas experiências que podem ajudar o jogador a conectar suas memórias com cada lugar e fazer com que ele conheça o mundo mais profundamente," continuou Aonuma. "Enquanto em Twilight Princess buscamos um sentimento de realidade, aqui nossa meta foi dar vida às áreas do jogo, fazendo com que os jogadores entendessem e sentissem a história por trás do jogo, com o objetivo de aprofundar sua experiência."

Seguindo em frente, Aonuma disse não se preocupar em trabalhar na sombra de Ocarina of Time. "É claro, eu não nego que sei do jogo e do que dizem sobre ele, e de quanto as pessoas gostam dele. Mas eu acho também que todos os jogos Zelda desde então sempre ofereceram novos aspectos para a jogabilidade e a história," disse. "Nós recentemente fizemos a versão de 3DS de Ocarina of Time na qual mudamos alguams coisas, e até aí existiram dificuldades. Mesmo com este jogo pudemos melhorar algumas coisas." Para ele, a ideia de fazer algo melhor que Ocarina of Time o motiva - "Mas isso não é apenas com Ocarina of Time. Nós olhamos para todos os títulos Zelda do passado, sempre tentando mostrar para as pessoas que o jogo cresceu e melhorou com o tempo. É isso que sempre buscamos com novos lançamentos."

Por fim, Aonuma falou sobre o que ele acredita estar no núcle de um Zelda - algo que nunca pode ser mudado nos novos jogos. "Bom, Zelda precisa estar no título. Isso é algo que nunca poderá mudar," brincou. "Mas isso não é tudo. Há algo que faz até mesmo os mais distintos Zeldas parecerem similares em essência. Muitas pessoas perguntam sobre o 'fator Zelda', e eu acho que Miyamoto diria o mesmo que eu sobre isso. O que faz de um jogo um Zelda é o fato de que sempre buscamos fazer dele uma experiência única. Um Zelda nunca pode ser similar a nada ou parecer-se com outros jogos. Isso é algo que sempre buscamos, e essa meta é um denominador comum para toda a série."

Anônimo
Anônimo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,