7 Motivos para não trabalhar na industria de Games

#Notícia Publicado por warwad, em .

IMAGEaHR0cDovLzgubWVkaWEuZG9ya2x5LmN2Y2RuLmNvbS82NS83MC9iNWNhYjg3NmEwMDJlNDhmMzYzNjk3ZDQxMzk5NTc4MC5qcGc=

Antes de tudo assistam a este vídeo com algumas coisas que as pessoas pensam sobre trabalhar com jogos, mas que na realidade são um pouco diferentes.

dV9mcjh0RVFTR0U=

Todo mundo acha que trabalhar na indústria dos games é muito legal, trabalhar com aquilo que ama deve ser divertido e passar da posição de jogador para criador deve ser fantástico.

Mas o site Dorkly publicou sete motivos que aborda pontos de vista diferente. Será que é tão ruim assim?

Entre os motivos estão "Você não vai trabalhar em um game que você gosta" até "As pessoas não entenderão o que você faz", e o motivo clássico "Os fãs atacarão você por qualquer motivo".

7. Você não vai trabalhar em um game que você gosta.

IMAGEaHR0cDovLzYubWVkaWEuZG9ya2x5LmN2Y2RuLmNvbS80NC85Mi84NjkwNDlhYTkyYjgwOWViNjA0OTU2NTg4MTBkMTM3OC5qcGc=

- Entrar pra uma Square Enix, Blizzard ou Ubisoft da vida é MUITO foda. Pensa que vai trabalhar apenas nos jogos que você gosta? Não. Bem provável que boa parte dos seus primeiros anos, você fará parte de um "Hello Kitty" da vida e coisas do gênero. Infelizmente, nesse ramo você dificilmente poderá ter a chance de escolher no que quer trabalhar.

6. Será esperado que você viaje pra longe, muito longe.

IMAGEaHR0cDovLzMubWVkaWEuZG9ya2x5LmN2Y2RuLmNvbS8xMi81NS80MzVmZTJlNmJjMTljNDNlZmU2MzA4MzUzNThiZTcxZS5qcGc=

- Hoje em dia, a maioria das developers de games irão requisitar que você viaje, muito, mas muitoooo, e quase sempre para bem longe de onde você mora.

Principalmente em games mais grandiosos por terem fotografia de algum lugar, ou simplesmente por que a empresa terá como sedes países como Polônia, Bulgária ou qualquer onde as pequenas/médias empresas tem sedes. Acredite, mesmo as grandes empresas tem como base suas filiais de desenvolvimento em lugares bizarros.

5. Os fãs atacarão você por qualquer motivo.

IMAGEaHR0cDovLzgubWVkaWEuZG9ya2x5LmN2Y2RuLmNvbS8zNS8zNy9hMmQzZmFmMWY2NzIwNTk3YTNjNTg0OTZlYjNmNzU5Zi5qcGc=

- Você será atacado Xingado, ameaçado, sentenciado à morte, enfim, isso IRÁ acontecer. Todos simplesmente TODOS os jogos terão seus Haters, e acredite, eles farão da sua vida um inferno.

E por favor, nunca faça nada, mas nem um pingo de algo errado, porque ai não serão apenas os haters, acredite a comunidade de gamers ao redor do mundo é critíca demais. E o minimo detalhe errado que você fizer, você irá ver posts e mais post em fóruns e sites criticando.

4. As pessoas não entenderão o que você faz.

IMAGEaHR0cDovLzcubWVkaWEuZG9ya2x5LmN2Y2RuLmNvbS8xMi8yNC80MGExMWQ5ZmZkMmVlNzU3NmMwZTIxMTc2Y2MwYzNhNS5qcGc=

- Dificilmente você conseguirá chegar em uma mesa de conversa entre amigos, e poderá explicar seu trabalho.

Todos irão ver como "cara, que maneiro você trabalha com joguinhos!" e quando você começar explicar "eu faço as funções de batalha" ou "eu sou um tester, conheço cada canto do mapa, cada segredo, cada buraco do jogo." Quem diabos vai entender o que você faz em um jogo? Pessoas "comuns" são muito mente fechada quanto à isso.

3. Você não pode reclamar, literalmente.

IMAGEaHR0cDovLzgubWVkaWEuZG9ya2x5LmN2Y2RuLmNvbS83MS84My81ZjVkNzg4MzEwYzZlODIxZGQxM2FlMzcxZjFlMTJjZi5qcGc=

- Você pensa que pode por exemplo ir no Facebook reclamar do seu trabalho, ou do projeto envolvido? Que pode falar no seu blog, ou até mesmo espalhar para amigos sobre o projeto que trabalha? Errado.

A indústria dos games está entre a mais restrita e severa quanto à isso. Basta apenas um comentário maldoso seu sobre a sua empresa, ou um segredo qualquer revelado via twitter por exemplo, e você estará demitido. E acredite, não achará emprego em nenhuma outra empresa com este histórico.

2. Você vai trabalhar muitas horas, você vai deixar de existir.

IMAGEaHR0cDovLzIubWVkaWEuZG9ya2x5LmN2Y2RuLmNvbS83OC80MS80ZGI2YWJhYTdkMjc5MmI0YWE1MmEzOWI5Nzk0YmI0OC5qcGc=

- Muitos pensam: "cara, trabalhar em casa é maneirão!" ou "pqp, trabalhar em um escritório cheio de coisas relacionadas à jogos deve ser um sonho!". Sabe aqueles chineses escravizados que trabalham 24/7? Você será um.

Nesse ramo, eles vão te sugar o máximo que podem, quanto menos funcionários melhor, e quanto mais ele poder fornecer, melhor. Sim, espere por dias que você irá trabalhar 12, 16, 18 horas por dia. Chegando perto do lançamento de um jogo? Dias sem dormir facilmente. Você dificilmente irá conseguir sair com sua namorada, ver amigos, e coisas do gênero. Seu dia-a-dia será tão voltado ao projeto, que você dificilmente terá vida social.

1. Você vai ser demitido.

IMAGEaHR0cDovLzUubWVkaWEuZG9ya2x5LmN2Y2RuLmNvbS80MC81OC9mYzQwZGRkMmQ1NzdmM2I0MzcwNTU3MDE1NDUzMzE1NC5qcGc=

- Um exemplo: Team Bondi. Team Bondi desenvolveu um dos grandes sucessos do ano, L.A. Noire. E sabe o que aconteceu depois que fizeram o jogo? A empresa demitiu todos e fechou.

Obviamente eles mesmo foram responsáveis pela demissão. Mas vejam: os Executivos não pagaram o prometido "overtime" (hora extra) e os funcionários que reclamaram foram as primeiras à serem demitidas, e tiveram seus nomes cortados dos créditos do jogo. Ou seja os bons funcionários que queriam ser reconhecidos e pagos corretamentem foram demitidos antes, e depois todo o restante também foi, mesmo quem não reclamou. Mas Team Bondi não foram os únicos, obviamente.

A Disney mesmo demitiu 300 funcionários esse ano. Isso são empresas grandes, e quantas empresas pequenas feitas por pessoas com boa vontade mas sem ótimas idéias/capacidade de desenvolvimento você acha que abrem e fecham todos os anos?

Conclusão

Infelizmente, trabalhar nessa área é foda. MUITO foda. Você tem que realmente ponderar se vale a pena isso para você ou não. Mas quem ama jogos, dificilmente vai conseguir ficar longe. No demais, boa sorte a todos!

Se quiserem conferir no site Dorkly mostra a matéria mais em inglês com outras referências.

http://www.dorkly.com/article/27379/the-dorklyst-7-reasons-you-dont-want-to-work-in-the-video-game-industry

E aí vale a pena ou não?

warwad
warwad

"A esperança é o que nos torna fortes. É a razão de estarmos aqui. É aquilo com que lutamos quando todo o resto está perdido."

, Suzano, São Paulo
Publicações em Destaque