Irã pode rever colaboração com agência nuclear internacional

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Relatório da AIEA diz que o país investe em armas atômicas.

Teerã diz que Israel está por trás das acusações.

O parlamento iraniano estuda reconsiderar a colaboração do país com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), após a divulgação de um relatório que acusa o país de ter trabalhado recentemente com meios para fabricar armas atômicas, o que Teerã nega taxativamente.

O presidente do parlamento, Ali Larijani, propôs à Assembleia Consultiva Islâmica a revisão da colaboração de Teerã com a AIEA, após a divulgação do relatório, considerado "viciado" por Teerã, informou neste domingo a televisão pública iraniana.

Larijani considerou inadmissível que o relatório, redigido pelo secretário-geral da AIEA, Yukiya Amano, tenha sido elaborado "sob ordens dos Estados Unidos e do regime sionista [Israel]".

"Nos últimos anos, o organismo foi autorizado a realizar inspeções em locais do Irã [relacionados com seu programa nuclear], além dos compromissos iranianos com o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TPN)", destacou o presidente do Parlamento.

Ele criticou a AIEA por aceitar informações de Israel, um país que não é signatário do TPN e inimigo declarado do Irã.

"É vergonhoso para o organismo que o porta-voz do regime [de Israel] confirme explicitamente que o relatório do secretário-geral [da AIEA] inclui todo o fornecido por esse regime ao organismo", assinalou Larijani.

Israel, segundo organizações internacionais de estudos militares, é a única potência nuclear do Oriente Médio e dispõe de um arsenal estimado de 300 armas atômicas não declaradas.

Por este motivo, o presidente do parlamento pediu ao Comitê de Segurança Nacional e Política Externa que revise as relações com a AIEA e apresente propostas para reformá-las.

O relatório apresentado na terça-feira passada (8) pela AIEA aponta que o Irã realizou em anos recentes trabalhos para desenvolver armas nucleares, mas admite que não há provas que tenha tomado a decisão de fabricá-las.

O Irã negou taxativamente que seu programa nuclear tenha fins bélicos e reiterou que seus objetivos são civis, especialmente para gerar energia elétrica e para usos médicos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9saDYuZ29vZ2xldXNlcmNvbnRlbnQuY29tLy0xNFpIcXZENlVCMC9Uc0JIOW5EbjJRSS9BQUFBQUFBQUFvZy9XSmNJcDhNNEp4by9zNTc2L2lyYS5qcGc=

fonte da imagem:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/11/fidel-diz-que-relatorio-da-aiea-coloca-o-mundo-beira-de-guerra-nuclear.html

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por ReginDeRivia,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,