Cartão nano-SIM, 30% menor que micro-SIM, vai permitir celulares ainda menores

#Notícia Publicado por thecalebe, em .

Ah, o maravilhoso mundo dos celulares. Quem já entrou nele, e pesquisou antes de comprar um aparelho, sabe que existe uma variedade de preços, tamanhos, cores e sistemas operacionais. Mas uma coisa que é consistente em todos eles é o cartão SIM, que guarda as informações dos clientes junto às operadoras. Ou ao menos era algo consistente, até a Apple apresentar o iPhone 4 com o padrão micro-SIM, que tem quase 2/3 do tamanho do SIM original. E agora há mais um: o nano-SIM.

Em maio a Apple já havia proposto um cartão SIM ainda menor do que o micro-SIM, proposta essa que foi prontamente aceita pelas operadoras britânicas. Mas a ideia tomou forma nas mãos da G&D, uma das fabricantes originais do cartão SIM, que anunciou hoje que conseguiu criar o nano-SIM e distribuiu para certas operadoras. A empresa pretende padronizar o formato até o final do ano.

IMAGEaHR0cDovL3N0Mi50ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDExLzExL25va2lhLW45LW1pY3Jvc2ltLWhlcm8uanBn

Nokia N9 usa o micro-SIM

A G&D conseguiu criar um nano-SIM que é 30% menor do que o micro-SIM e também 15% mais fino, permitindo assim economizar espaço nos celulares para outros itens como bateria e memória interna. Mas se você já viu um micro-SIM de perto provavelmente está perguntando o mesmo que eu: como que vão conseguir deixar esse troço ainda menor? Estou curioso para saber, mas a empresa nçao liberou nenhuma foto – eles pretendem demonstrar o novo cartão numa feira no próximo dia 15.

Além disso, a G&D também planeja padronizar um adaptador que vai permitir que o nano-SIM seja retrocompatível com os slots SIM de celulares antigos, tanto os normais quanto os micro. E vale lembrar que o iPhone 4 e o 4S não são os únicos aparelhos que usam o micro-SIM, a Nokia e a HTC já fabricaram aparelhos com esse padrão. Então uma retrocompatibilidade padronizada é certamente bem-vinda.

Calebe
Calebe #thecalebe
, Soledade de Minas
Publicações em Destaque