Há uma semana manifestantes protestaram contra as mudanças no Google Reader em enfrente ao escritório da empresa em Washington, segundo o blog DCist. Quando o Google anunciou que iria tirar algumas das funções sociais do serviço, como a possibilidade de seguir as recomendações de posts de amigos.
A insatisfação dos usuários, aumentou bastante nessa semana, quando a interface foi finalmente modificada. O Google não apenas reformulou o design adotando o padrão de outros produtos, como o buscador, o Gmail e o Docs como removeu todas as ferramentas sociais do Reader. No lugar delas, colocou botões do Google+.
Ao integrar os dois produtos, o Google simplesmente matou uma rede social de nicho, mas bastante ativa, formada pelos internautas viciados em consumir e compartilhar itens entre seus amigos. Era a turma do fundão, como bem definiu Rafael Spoladore, do Webholic.
Para compartilhar um item, bastava clicar em um botão. Agora, são necessários de dois a quatro cliques no mínimo. Além disso, todos os itens compartilhados formavam uma lista de notícias, que poderia ser lida facilmente. Agora, é preciso garimpar as informações no Google+, que não mostra posts condensados. Pessoas que eram seguidas foram parar no limbo e é preciso reencontrá-las e colocá-las em círculos.
No Irã, onde o Reader servia como um foco de resistência para driblar a censura, os usuários ficaram a ver navios e não têm mais como trocar notícias clandestinamente. Lá, Um blog também protestou contra as mudanças na ferramenta. "
O Google Reader, graças às funções sociais (que foram removidas), é muito mais do que um simples leitor de RSS para os iranianos", diz o blog Amirhm. Segundo o site, pelo Google Reader é mais difícil de ser filtrado pelo governo, por não ter um domínio separado do Google e graças ao protocolo HTTPS.
A repercussão negativa das alterações feitas pelo Google foi disseminada na web e pode ser vista também na página do fórum do serviço. Até um grupo no Google Groups foi criado por quem descordou das alterações.
De uma tacada só, o pessoal de Mountain View descontentou um grupo de pessoas que adorava um de seus produtos. Podem não ser muitos milhões, mas será que valerá a pena? Ainda dá tempo de reverterem o desastre, mas pode ser que as baixas tenham sido cuidadosamente calculadas. Só o Google+ parece preocupar o Google.
Você também se sente órfão do Google Reader? Então proteste contra as alterações feitas pelo Google em um
abaixo-assinado online.
Fontes:
info.abril
g1.globo