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Review de James Bond 007: Legends para PS3 de GameTV

por JoaoManoel15, fonte GameTV, data  editar remover



Sabe quando rola aquela sensação gratificante de encontrar um jogo à frente da sua época? 007 Legends é a situação contrária, game entregue pela super galerinha da Eurocom, que também desenvolveu o remake de GoldenEye para o PS3e Xbox 360. Então, vamos fingir embarcar nessa viagem no tempo para uma época longínqua, em que os jogos de tiro em primeira pessoa eram bem mais simples.

Passo para trás

Utilizando as mesmas ferramentas de desenvolvimento do remake de GoldenEye, 007 Legends se propõe a entregar, em uma mecânica de jogo similar, a compilação de seis filmes do agente 007 de uma única vez. A ideia era comemorar o aniversário de 50 anos com os melhores momentos das seis gerações de agentes secretos no cinema. Goldfinger, On Her Majesty's Secret Service, Moonraker, Licence do Kill e Die Another Day. Skyfall será lançado posteriormente, como um DLC gratuito.

O primeiro grande problema de 007 Legends é que nem essas gerações de atores eles conseguiram homenagear. Todo o jogo é protagonizado pelo modelo digital de Daniel Craig, o último Bond. Na trama, o espião é atingido por um tiro durante uma luta em cima de um trem (cena de Skyfall) e enquanto perdura entre a vida e a morte, começa a lembrar de suas aventuras passadas, como se Craig tivesse sido o único Bond que já existiu.

"Assim como na moda, que dizem voltar a cada cinco anos, 007 Legends veio com tudo, mas atrasado"

Outra particularidade que precisa ser notada, é que é muito interessante quando Legends te apresenta as Bond Girls e elas precisam ser sensuais. É a função primordial de uma Bond Girl ser desejada, não é mesmo? Acontece que elas são tão feias e quadradas no jogo que fica difícil se sentir atraído ali. A situação fica um pouco mais cômica quando elas aparecem com decotes insinuantes.


A qualidade visual de Legends é bastante precária. Texturas mal acabadas, cenários pouco desenvolvidos e repetitivos, personagens criados sem a menor gota de imaginação, repetindo-se à exaustão. Com exceção dos chefes de fase e personalidades caricatas do mundo do espião, todos os modelos de inimigos são iguais.

A adição de um modo 'stealth' para o jogo o deixa mais desafiador. A inteligência artificial trabalha bem com suspeitas, e até que você esteja bastante acostumado com as mecânicas do jogo - se é que jogaria o suficiente para isso - será muito surpreendido pelos soldados inimigos.

Para manter-se imperceptível, Bond conta com seus utensílios clássicos de espião. Canetas atiradoras, relógios mágicos e celulares 'MacGuyver'. A caneta nem tanto, mas o relógio e o celular serão comumente utilizados em diversas situações, e sempre na forma de mini-games interativos.

O relógio serve como um radar para prever a aparição dos inimigos (não é muito útil), queimar aparatos de vigilância (maneiro) e abrir cofres de segurança. No caso dos cofres, é preciso alinhas todas as peças que aparecem no visor do relógio e o cofre será destravado - e agradeça aos céus por não existir nenhum fator de velocidade implicante.


Para o celular, assim como em Blood Stone, ele é multi-uso. Com ele você procura e escaneia digitais, descobre passagens secretas e tira fotos. O mini-game de hacking é bem ok, mas imutável. Complicado é quando você precisa hackear algo no meio do tiroteio. É rezar para ter aquela alma de protagonista que nunca leva tiro nos filmes de ação. Ah, é, você é um desses.

Algo que pode ser considerado um ponto positivo em 007 Legends, é a opção pela utilização do sistema clássico de vida em jogos de tiro. Nada de geléia na tela e ficar escondido para recuperar energia. O tiroteio de raiz com vida limitada deixa o game um pouco mais interessante. E também a possibilidade de ganhar experiência durante o jogo para a compra de novas habilidades e utensílios.

O multiplayer não traz novidades, apesar de tentar simular a experiência do consagrado GoldenEye. Não sei se é puro escárnio da minha parte, ou se minha infância não foi feliz e isso fez de mim uma pessoa mais ranzinza, mas dividir a tela em quatro para o multiplayer local não é do meu agrado. Já o online suporta até 12 jogadores ao mesmo tempo.

Assim como na moda, que dizem voltar a cada cinco anos, 007 Legends veio com tudo, mas atrasado. E no mundo dos videogames isso não é legal - a menos que seja proposital como alguns jogos aí (Mega Man, Cave Story, FEZ). Sem surpresas, com uma mecânica funcional, mas castigada pela idade e com a certeza de não ter acrescido em nada às comemorações do cinquentenário do herói, o lance é passar despercebido perto dele, melhor para a sua carteira.




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