GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Raiden III para PS2 de GameVicio

por Ahrun, data  editar remover


Após 11 anos, sem antes ganhar quatro spin off's, Raiden ("Trovão e Relâmpago" em japonês) finalmente chega a sua terceira versão totalmente remodelado em 2005. Convertido dos Arcades para o PS2 e PC, Raiden III voltou usando gráficos em 3D ao invés de sprites e ao contrário das outras versões da série, o jogo foi desenvolvido pela Moss Ltd com o licenciamento e colaboração da criadora da série, Seibu Kaihatsu Inc.



Jogabilidade e Sistema de Pontuação

A jogabilidade de Raiden III é da velha guarda. Embora não seja um Danmaku, o jogo demonstra elementos de tal sub-gênero como uma hit-box menor que a figura da nave e padrões de tiro insanos das fases e chefões (mais especificamente as 4 fases finas das 7 que o jogo oferece).

Ainda assim, Raiden III é difícil mesmo no modo fácil (isto para aqueles jogadores que querem zerar o jogo com um crédito e com o estoque de naves e bombas padrões). Entretanto o jogo oferece dois modos mais fáceis de dificuldade para aqueles que nunca jogaram um jogo do gênero: um modo treino em que os inimigos aéreos simplesmente não atiram e o modo "muito fácil" em que 95% dos tiros inimigos podem ser abatidos com seus próprios tiros.

A sua nave começa com um estoque de 3 vidas e 3 bombas que são usadas para eliminar todos os inimigos fracos e tiros da tela (em Raiden III o efeito da bomba é automático não tendo a animação da mesma caindo no solo antes de sua detonação como era nas outras versões). Durante sua partida, você poderá usar um entre os três tipos de tiros primarios (Vulcan que é uma arma de tiro disperso e o mais fraco das 3 armas, Laser que tem a pior área de efeito mas é o tiro mais poderoso e Proton em que o tiro se inclina na direção onde você movimenta sua nave) e três secundários (misseis simples, guiados por radar e teleguiados) além de encontrar globos dourados que darão uma bonificação no final da fase caso você complete a fase sem perder uma vida e, escondida em algumas fases do jogo, uma fada dourada (mascote da série) que, se coletada, irá oferecer 3 items de Power Up caso você morra.



Raiden III oferece um modo de jogo para dois jogadores, como manda a regra dos jogos do gênero, e no fim de cada fase o jogo dá uma bonificação extra para o jogador que destruiu mais inimigos durante a fase. Outro detalhe interessante é a inclusão do Double Mode em que, inspirado pela façanha de um jogador de Ikaruga, os jogadores mais hardcores poderão controlar as duas naves ao mesmo tempo usando um controle apenas (o lado esquerdo do controle controla o primeiro jogador e o outro lado o segundo jogador). Há ainda um sistema de replay que permite que você recorde suas partidas para assistir depois ou mostrar para seus amigos e opções destraváveis no jogo.

O sistema de pontuação de Raiden III é simples: Ela se baseia em simplesmente aniquilar o inimigo mais rápido possível. Inimigos que são destruidos assim que eles aparecem na tela valem o dobro dos pontos.

Gráficos

Jogos de nave raramente tem gráficos maravilhosos e este jogo não é excessão mas também não faz feio. Os modelos dos inimigos do jogo e o design das fases são bem feitos. O efeito de explosão quando você usa a bomba é belo e mais bela ainda é o efeito de explosão usado quando um chefão é destruído. Ainda assim, faltou colocar uns toques para deixar o jogo mais "vivo": Um exemplo que eu posso dar é o início da primeira fase em que vários tiros destroem um prédio e deixando nada a não ser uma grande cratera no chão. Este tipo de "evento roteirizado" poderia ser melhor aproveitado nas outras fases. Um detalhe interessante é que o jogo oferece a opção de jogar Raiden III em Modo TATE (em que o jogo usa o comprimento de sua televisão forçando você a colocá-la na posição vertical como um autêntico fliperama).



Música e Sons

Os sons do jogo são básicos. Nada de espetacular. Quase todos os inimigos usam o mesmo tipo de som de explosão ao serem destruídos. Já a música é basicamente um digital rock, não chega a desapontar mas também não é a melhor música que você já ouviu em um Arcade Shooter.

Pontos Negativos

Ainda que o jogo seja bom para um Shooter Vertical, Raiden III falha em certos aspectos. Uma delas é o sistema de Replay que só permite salvar as fases individualmente e não a partida inteira. Outro problema é a falta de um Arrange Mode com outro tipo de formação de inimigos e padrões de tiros. Os tiros dos inimigos, de cor alaranjada, em certas fases podem se misturar ao cenário dificultando que o jogador perceba eles. E para os fãs de destravamento de conteúdo, Raiden III carece muito disso: O jogo oferece uma galeria de imagens, ver os detalhes dos modelos usados no jogo, ter continues infinitos e um replay de um jogador profissional jogando por pontos. Só que todos estes destraváveis são obtidos ao completar o jogo uma única vez.

Conclusão

Tirando o desafio de atingir a maior pontuação possível, Raiden III oferece pouco. O jogo poderia ter sido melhor desenvolvido com a inclusão de mais modos e destraváveis. Jogadores casuais certamente não irão se interessar jogando Raiden III por muito tempo. Jogadores fãs do gênero encontrarão um jogo que cumpre seu papel satisfatoriamente e nada além disso.


3 comentários

||
GameVicio
6/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Ahrun
Ajuda | Sobre nós | Feeds | Anuncie conosco | Fale conosco

©2013 GameVicio