GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de ICO & Shadow of the Colossus Collection para PS3 de E-Zine/MyGames

por Anônimo, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover




Existem jogos obrigatórios, jogos que oferecem grandes experiências dignas de um Blockbuster de cinema, jogos que apresentam uma longevidade invejável, jogos que reúnem vários elementos de jogabilidade de forma perfeita e ainda outros, que oferecem experiências únicas e incrivelmente diferentes.

Tanto ICO, como Shadow of The Colossus fazem parte da última categoria, são dois jogos únicos e incríveis, mas que acabaram em certa parte, por ser eclipsados na era 128 bits.
Enquanto Shadow of The Colossus ainda teve bastante sucesso, ICO passou totalmente despercebido, mas finalmente, e volvida uma geração, chegou a altura de todos poderem experimentar estes dois clássicos em HD, agora na PS3 com ICO and Shadow of The Colossus HD Collection.

Começando por ICO, este conta a história de um rapaz com cornos aprisionado num castelo como forma de sacrifício. Salvo por um terramoto, ICO consegue fugir da sua prisão, encontrando pelo caminho Yorda, uma fantasma.
Juntos percebem que existe forma de fugir do castelo, desde que haja cooperação, e assim começa a aventura pelo castelo na neblina.

Shadow of The Colossus é bem diferente, aqui tomam controlo de Wander, um rapaz que tem como missão ressuscitar uma rapariga. Para tal, precisa de a transportar até uma terra proibida, e derrotar 16 colossos gigantescos, de forma a trazer a sua amada de volta à vida.

A jogabilidade entre ambos é bastante parecida, mas diferente o suficiente para criar dois jogos distintos e altamente únicos. Em ICO, precisam de explorar o castelo, resolvendo puzzles e enigmas com as duas personagens. A vida das duas é essencial, por isso Yorda não pode ficar para trás de forma alguma, e precisa de ser ajudada nas sequências de plataformas mais complicadas.

Em Shadow of The Colossus o mundo é mais amplo e existe todo um mapa para cavalgar com o auxílio de Agro, o cavalo da personagem principal. Tal como o primeiro jogo, também este é essencialmente um jogo de plataformas, onde precisam de encontrar a localização dos vários colossos, e após chegar juntos dos mesmos, há que descobrir a melhor forma de os deitar por terra, o que nos leva aos elementos de combate.

Em ICO, o combate é feito contra umas criaturas conhecidas como sombras, espíritos de outros prisioneiros do castelo dominados pela rainha que vão fazer de tudo para que Yorda não fuja do castelo. Para lutar, Ico vai dar de início uso a um pau, mas mais tarde vão poder usar uma espada de ferro e até à espada sagrada da aldeia.
Tudo isto terá de ser feito de forma a que Yorda não seja sugada pelos buracos criados pelas sombras.
Cliquem aqui para ver mais imagens de ICO and Shadow of the Colossus Collection
Em Shadow of The Colossus, Wander vai ter de usar a sua espada para descobrir os pontos fracos dos Colossus, e assim poder trepar por eles acima e atacar todos os pontos fracos, o elemento fundamental é a capacidade que a personagem tem para se manter agarrada ao colosso, e este nível precisa de ser bem medido para evitar que caiam ao solo e tenham de começar a escalar novamente.

Tanto ICO como Shadow of The Colossus não são jogos grandes, mas existe um modo Game Plus para ambos, o que incentiva a jogar os dois por mais que uma vez, mesmo assim, cada aventura ainda dura pelo menos 6 horas na primeira passagem, ou mais, caso queiram explorar com calma e observar bem os cenários. Um bom extra para os coleccionadores passa pela inclusão de troféus, o que é um grande incentivo para repetir as duas aventuras, especialmente tendo em conta que os troféus estão são independentes para cada jogo e cada um oferece ainda uma Platina.

Embora sejam versões HD de dois jogos da era das 128 Bits, é espantoso como tanto ICO como Shadow of The Colossus apresentam um visual incrível na PS3, ou seja, são dois jogos que a nível artístico e visual, já estavam algo à frente do seu tempo.
Como é lógico, não estou a dizer que esta compilação tenha melhor visual que um jogo da nova geração, mas não existe qualquer dúvida também que temos aqui dois dos jogos com melhor aspecto, ambiência, e direcção artística da era passada e que ficaram ainda melhores na PS3.

Sendo essencialmente a mesma versão de ICO e Shadow of The Colossus a nível sonoro, não é de estranhar que diga que estes são dois jogos com músicas intemporais. Embora ICO seja composto muito mais por sons ambiente, tanto um como outro são recheados de boas músicas e sons que ficaram para sempre nos anais da história dos videojogos, e ainda nos tempos que correm, conseguem arrepiar ou maravilhar cada um.

Entre tantas colecções HD que foram lançadas nos últimos tempos ICO and Shadow of The Colossus HD Collection é sem dúvida uma colecção a não perder, e tendo em conta que nem todos tiveram a possibilidade de jogar estes dois clássicos, é a colecção HD mais facilmente recomendável até hoje. Afinal, são dois clássicos intemporais, em baixo preço e em HD, precisam de mais?


4 comentários

comments powered by Disqus
E-Zine/MyGames
90/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo

Reviews da crítica

©2016 GameVicio