GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Virtua Fighter 4: Evolution para PS2 de GameVicio

por Anônimo, data  editar remover


Criado por Yu Suzuki, o jogo que foi pioneiro dos jogos de luta em 3 dimensões em 1992, Virtua Fighter 4 Evolution é o que eu posso chamar de "o jogo de luta 3D mais completo que o PS2 já teve". O jogo, que é uma versão refeita de Virtua Fighter 4, trouxe várias melhorias e ajustes em tudo o o que VF4 falhava. Isso além de trazer dois novos personagens ao elenco, o lutador de muay thai Brad Burns e o judoca assassino Goh Hinogami.

Gráficos

Os gráficos de VF4EVO inegavelmente estão bem melhores do que a antiga versão. A SEGA/AM2 aplicou um filtro de anti-aliasing eliminando todos os serrilhados sem comprometer a taxa de frames por segundo em nenhum momento. Vários cenários foram remodelados (como o cenário de Lei-Fei em que agora se dá em uma manhã) mas para quem gostava mais dos cenários de VF4 (como o aquário por exemplo) poderá jogar neles em um modo especial presente no jogo.


Música

A música de VF4EVO está na média. Nada de grandioso demais, nada de irritante. A trilha sonora puxa mais para um rock que definitivamente acompanha bem com o ritmo do jogo. Os sons das pancadas são exagerados e alguns podem até achar eles totalmente sem sentido (quando um soco forte tem um som tão alto quanto um tabefe) sem contar que certos golpes produzem um efeito de "whooosh" quando são executados. Isso é uma das várias marcas registradas de Yu Suzuki pois para quem não sabe, Yu é um fã de filmes Wushia (como são chamados os filmes de Kung Fu "mentirosos" que muitos de nós, gamers da velha guarda, gostavam de assistir nas noites de terça-feira em uma certa emissora de TV) que se caracterizam justamente por estes sons durante a luta.


Jogabilidade

VF4EVO oferece 15 personagens para escolher e cada um deles tem sua própria curva de aprendizado. Alguns são fáceis de jogar como Lau Chan e Kage-Maru, outros são medianos como Aoi Umenokouji e Lion Rafale e existem personagens que são realmente difíceis de dominar completamente como a lutadora de vale-tudo Vanessa Lewis, Goh Hinogami e claro, o personagem principal da série, Akira Yuki.

O jogo tem 3 modos principais: Arcade, Quest e Training.

No modo Arcade você duela com 8 lutadores e por fim enfrenta Dural em uma luta sem direito a continues. As regras do jogo continuam as mesmas: as condições de vitória são por nocaute ou jogando o oponente para fora do ringue. E se você estiver jogando com um personagem que está usando o Quest, de vez em quando aparece uns desafios extras em que, caso satisfeitos, garantem uma pequena bonificação em dinheiro.

Já no modo Quest, você é um jogador de fliperama e deverá desafiar cada jogador em cada fliperama em uma cidade. O esquema de jogo baseia em satisfazer um pré-requesito em cada fliperama (derrotar 50% dos frequentadores de um fliperama ou completar todas as Quest Orders por exemplo) para que assim você possa participar do torneio local. Conseguindo ficar entre os 3 primeiros, um novo fliperama é aberto com novos jogadores. A cada torneio vencido ou Quest Order satisfeita (que são algo parecido com missões do tipo "Execute 3 arremessos em uma luta" ou "Acerte 5 contra-golpes") além de ganhar uma quantia em dinheiro (que pode ser gasto em novos acessórios, cores e vídeos), você poderá ganhar um novo item para personalizar seu personagem.

O interessante é que a SEGA/AM2 fez questão de pedir ajuda aos maiores jogadores de VF4 do Japão para que eles servissem como base do ajuste da IA dos jogadores virtuais. Em outras palavras, você poderá enfrentar vários jogadores usando o mesmo personagem mas cada um irá se comportar de maneira totalmente diferente.

Ainda no modo Quest existe a pssibilidade de visitar o Event Square em que são realizados torneios com regras especiais. Há torneios em que as paredes causam mais dano, torneios em que qualquer golpe pode ser cancelado (o que leva a combos absurdos), torneios em que você recupera um pouco de vitalidade quando acerta o oponente entre outros. ?? por lá também em que você poderá lutar nos cenários usados em VF4 e assistir vídeos curtos que são comprados na loja.

O modo Training é o modo em que você escolhe um personagem e fica treinando vários golpes. Cada personagem tem uma lista completa do repertório de golpes e movimentos para treinar sem contar com a típica configuração do comportamento do "sparring". Até agora nada demais.

Sempre considerei Virtua Fighter uma série em que jogadores de luta casuais dificilmente irão se dedicar dada a natureza altamente tática de sua jogabilidade. Me pareceu que a SEGA/AM2 se deu conta deste problema e resolveu fazer algo até então inédito nos jogos de luta, pelo o que eu sei.

Pra começar, existe o sub-modo chamado Tutorial em que o jogo explica a você TODAS, EU DISSE "TODAS" as táticas possíveis no jogo. Desde o mais básico movimento de defesa, passando por métodos de contra-golpe, fuga de agarrões, esquivas (chegando ao "cúmulo" do jogo orientar você para que preste atenção no posicionamento dos pés do adversário para conseguir escapar da linha de ação dele sem tomar um golpe) entre outras coisas. Além disso, existem ainda sub-modos em que você aprende os principais combos de todos os personagens assim como táticas de seus principais golpes.

O jogo também conta com um sistema de Replay em que você pode salvar suas lutas para assistir ou mostrar para seus amigos mais tarde. Entretanto o mais divertido mesmo é ver os replays já incluidos no jogo mostrando várias lutas de 5 rounds de jogadores profissionais.

Isto é o que VF4EVO tem para oferecer. Entretanto, em sua versão americana o jogo vem com um brinde extra que é o modo 10th Aniversary Edition em que você joga VF4EVO nos moldes do primeiro VF.


Tem história?

Apesar de todos os pontos posivitos que este jogo tem, existe apenas um ponto que eu considero negativo: Desde o primeiro Virtua Fighter, não existe um modo história no jogo. Nem ao menos o jogo tem um final no modo arcade (apenas a típica rolagem dos créditos) restando apenas ler nos manuais ou em sites de fãs de VF para saber da história mas basicamente a ambientação de VF é sobre um torneio criado por uma organização "illuminatista" chamada Judgement 6 (ou ainda J6) que tem por finalidade coletar dados dos melhores lutadores do torneio para criar a perfeita máquina assassina chamada Dural.

Um outro ponto que está longe de ser negativo mas ainda assim me desagradou é a estranha censura imposta na personagem Vanessa Lewis... Ao contrário de VF4, em que ela usa um seu traje de lutadora de vale-tudo, em VF4EVO ela usa o traje de segurança nos dois modelos. A única diferença e a ausência de padrão de camuflagem da calça dela. Esta censura não é imposta no modo 10th Aniversary Edition.

Conclusão

Se você é dono de PS2, VF4EVO é um jogo que deveria estar em seu acervo. Eu confesso que nunca me interessei em jogar um jogo da série até comprar este jogo como quem não esperava muita coisa só para acabar me surpreendendo com a profundidade tática do jogo. Não alugue. Compre. Digo de coração que este é o melhor jogo de luta 3D que seu PS2 pode ter.


1 comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
10/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo
©2016 GameVicio