GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Formula One 06 para PC de GameVicio

por simiscuka, data  editar remover


Introdução

Os games de Formulá 1 tem um histórico de baixa qualidade, mas não podemos incluir o F1 2006 nessa história. O game retrata a temporada de 2006 da categoria de automobilismo mais renomada e rica do mundo. Inicialmente o que nós mais procuramos num game como esse é a simulação, que ele se parece e nos traga a mesma emoção do real. Pois é ai que nos decepcionamos e vemos que o game esta longe disso. Mas em Formule One 2006 embora traga um gráfico desatualizado mesmo para é época, traz pelo menos um pouco de emoção, muito mais do que os seus inúmeros antecessores.

Jogabilidade

Vamos direto ao ponto, a jogabilidade não é tão realista mas traz uma sensibilidade "parecida com a real", a condução deve ser feita com atenção e cuidado, brecar perfeitamente nas curvas e saber onde acelerar. No passado muitos ao tentar jogar um jogo como esse logo de cara desistia, pois conduzir carros de Formulá 1 parecia impossível, em Formula One 2006 podemos desfrutar dezenas de auxiliares de condução, iniciando por sistema de freio automático, super estabilidade do carro, caso ele gire retorna sozinho a pista, ante derrapagem, e até mesmo um circuito virtual que fica sobre a pista mostrando onde devemos brecar, mirar e acelerar o carro, ou seja é um quase "dirige sozinho". O que também ajuda ao jogar se acostumar com a direção do carro são os inúmeros testes do modo carreira, mas falarei disso mais a frente.
As câmeras do carro são as mesmas de sempre, mas podemos dar um credito extra a câmera coloca a frente capacete do piloto, dando uma ótima visão do volante. O Painel do jogo nos mostra o básico, começando com as duas opções de GPS uma dinâmica que da enfeze ao ponto em que estamos no circuito, e uma outra que mostra todo o traçado com a separação de cada setor. Também existem dois tipos de velocimentro, um analógico com ponteiro, e outro digital com as marchas e rotações do motor. O Painel também nos mostra a posição em que estamos (obvio, todo jogo de corrida tem isso), o tempo em cada setor, se foi melhor ou pior, o combustível, e o estado do carro.
O sistema de danos do carro é simples, porem até que é realista, entrar na traseira de um carro pode significar a perda de um bico, asa dianteira ou até mesmo uma roda, tornado o carro inguiável. Basta dar uma passada nos boxes para dar um acerto no carro, para cada coisa que for feita no pit stop e necessário que um botão seja pressionado, algo parecido com aqueles sequencias de golpes automáticas do God of War. Lembre-se que quanto mais rápido apertar menos será o seu tempo de box. Durante uma corrida grandes danos podem significar abandono da corrida. Podemos também antes da corrida escolher se queremos que haja uma possível falha nos componentes do carro ou não, dando mais realismo ao jogo.
Antes das corridas podemos mudar inúmeras opções, sejam elas para o carro ou para a corrida. Podemos podemos escolher a dificuldade primeiramente, pode ser Fácil, Médio ou Fifícil, quanto maior a dificuldade menores serão os tempos dos adversários, e não pense que eles darão passagem facilmente, pois a inteligência artificial dos pilotos também aumenta, também pode-se alterar a duração da corrida, onde escolhemos uma porcentagem com base numa corrida normal, se queremos danificação, desgaste do pneu, combustível, ou até mesmo uma possivel falha de componentes do carro, podemos até mesmo colocar volta de aquecimento/apresentação e podium.
Na primeira vez que entramos no jogo criamos o nosso perfil, colocando o nosso nome, escolhemos a aparência do nosso piloto, podemos mudar a cor, face, cor do capacete e pais na natal.
Agora os modos de jogo, começando pelo modo Carreira, usaremos o perfil criado no começo. No inicio podemos escolher a dificuldade da nossa carreira, isso inclui corridas, testes, admissão e promoção para piloto numero um. Depois que escolhermos a dificuldade, vamos ao recrutamento podendo optar por três escuderias de classe baixa para começarmos a carreira, sendo que se deve passar por um teste de tempo em cada uma delas para entrar. Com base na dificuldade escolhida no começo os testes para se tornar um piloto pela esconderia que optou são mais difíceis, e em maior numero, se falhar em muitos será mais demorado para se tornar um piloto numero um e disputar campeonatos, mo inicio da carreira somos pilotos de testes, avaliando carro em diversas situações, sempre devemos fazer um menor tempo do que o tempo estipulado pelo jogo. A medida que disputar os campeonatos, novas e melhores escorias vão te chamar dando continuidade a carreira. Também é claro podemos jogar de com 2 ou mais jogadores.
Também podemos jogar no modo campeonato onde apenas escolhemos um piloto sem compromisso com carreira. E um modo para uma corrida amistosa.
Durante os campeonatos antes de cada corrida podemos participar de três treinamentos para se acostumar com a pista ,e melhorar os tempos. Depois vamos a qualificação para se classificar no grid de largada.
Seja nos testes ou na qualificação podemos mudar as configurações do carro, adequando-o as pistas, podemos também avançar o tempo durante eles para ver os tempos dos outro pilotos e compara-los com os nossos.

Gráficos

Aqui esta um quesito em que o game perde um pouco "potência", os gráficos. Os cenários a primeira vista parecem ter um boa aparência, principalmente no que esta em primeiro plana. Mas dando uma olhada melhor podemos notar que os prédios, casas e arquibancadas são simples na realidade. Porem o que nos salta os olhos foi mais bem preparado, um exemplo são as arvores trazem um belo efeito de luz do sol das folhas. Já os carros dão um show a parte, trazem texturas bem feitas sem muitos exageiros. O efeito de velocidade também foi muito bem trabalhado, embasando a tela nas pontas, deixando o cenário "um pouco mais realista". Em dias de chuva podemos notar as gotículas de agua na tela, e os reflexos dos pneus aumentarem.

Áudio

A parte de áudio também foi bem trabalhada, este game trouxe o ronco dos motores o mais proximo do real, sem contar o Formule One 2010 é claro. Algo que chama atenção e que ajuda muito nas corridas é o técnico ou engenheiro (não sei bem o que ele é XD) que sempre esta falando seus tempos, as posições dos outros pilotos, o estados dos pneus, e se ouve acidentes da pista, pedindo para que não ultrapasse, lembrando que podemos deixar o jogo todo em português inclusive as narrações (Apenas na versão Européia).

Inteligência Artificial

AI dos outro pilotos também foi muito bem trabalhada, melhora dependendo da dificuldade escolhida por você, no Fácil eles "vão tirar o pé", vão dar passagem com mais facilidade também. No Médio a coisa piora um pouco, e já no Difícil pode esperar um grande desafio, os pilotos agora não vão dar passagem com tanta facilidade. Outra coisa que é interessante é que como um piloto normal, eles também podem cometer erros, dando bandeira amarela no setor do acidente.
A emoção do automobilismo faz forte presença na Formula 1 e poucos games baseados na categoria conseguem retratar isso, Formule One 2006 consegue passar parte disto, todos que ao menos acompanham as corridas de domingo da F1 devem ter este jogo na sua prateleira.
Mesmo sendo desatualizado, mesmo não sendo o máximo de realismo, mesmo sendo de 2006 ainda da pra sentir um pouco o que ser um piloto de formula 1, conduzindo um carro que supera facilmente os 300 km/s.

Prós

- Jogabilidade bem aprimorada;
- Varias opções para corrida e carro;
- Carros clássicos podem ser destravados;
- Opção de jogar em Português (Portugal);
- Audio também dublado em Português (Portugal)
- Passa a mesma emoção das corridas reais;
- Efeitos sonoros.


Contras

- Os gráficos durante o jogo estão fracos mesmo pra época;
- Desatualizado, mas nem tanto.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus

Sobre o colaborador

avatar de simiscuka
©2016 GameVicio